Sistema de Backup da Valinor – Relatório de um mês

Completamos hoje exatamente um mês que estamos utilizando uma alternativa altamente redundante de backup, a descrição da qual pode ser encontrada neste tópico do Fórum Valinor, o qual tomo a liberdade de citar, em parte, abaixo:

a) Bancos de Dados: todo dia, de madrugada, é feito uma cópia de segurança de todos os bancos de dados do servidor da Valinor (incluindo a Valinor, Meia Palavra, Vorpal, Hellfire, MUD Valinor) e é armazenada junto a outras cópias. Guardamos 7 cópias diárias, 8 cópias semanais e 3 cópias mensais dos bancos de dados. Ou seja, podemos recuperar qualquer coisa entre hoje e 3 meses atrás.

b) Bancos de Dados – backup externo: logo após a realização do backup diário os arquivos são enviados, através de RSYNC, para nosso servidor externo de backup. Temos um plano de backup externo em um servidor externo muito poderoso, com Dual Parity RAID-6. Ou seja, além dos 18 backups guardados no próprio servidor da Valinor, temos uma cópia desses 18 arquivos num servidor externo.

c) Arquivos : mantemos uma cópia de todos os arquivos de todos os sites da Valinor, atualizada de hora em hora. Ou seja, todas as mudanças realizadas a cada hora são enviadas para o servidor externo de backup, usando RSYNC, de forma a sempre termos um espelho da Valinor.

d) Arquivos – mais backups : além de mantermos um espelho horário dos arquivos também mantemos cópias de segurança no servidor externo de backup usando RSNAPSHOT. São 6 cópias horárias, 7 cópias diárias, 4 cópias semanais e 3 cópias mensais.

Depois de um mês exatos completados hoje podemos dizer que tudo está funcionando muito bem e estamos com 48 GB de backups armazenados e contratamos um upgrade que nos permite ter até 100 GB de backups.

Agora que voltamos com a página da Valinor (eu sei, estou devendo um artigo sobre isso) finalmente me sinto seguro de que nunca mais teremos problemas de perda de dados.

Comentários