Ian McKellen já leu o script de O Hobbit

A única coisa que sir Ian adiantou foi que Guillermo del Toro e os seus ilustres co-roteiristas Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyen (colaboradores de longa data no filmes de O Senhor dos Anéis) escreveram o roteiro exclusivamente para ele.

"Como Peter já disse, eles adoraram escrever Gandalf [para O Hobbit] porque eles já sabiam para quem estavam escrevendo." disse ele em uma entrevista enquanto promovia seu novo filme. "Ainda há várias personagens em O Hobbit, incluindo o principal, Bilbo, e eles ainda não sabem quem vai fazer Bilbo. Então é muito encantador eles terem escrevido essa parte especialmente para mim. O outro Gandalf foi escrito, bem, apenas como Gandalf. Há muitas coisas de todo o tipo para eu me divertir. E eu não poderia estar mais feliz, mas eu jurei segredo. Eu não deveria estar falando nada sobre esse roteiro."

Sobre as "intromissões" de del Toro no roteiro, McKellen releva: "Eles [del Toro e Jackson] são a mesma pessoa. Separados no nascimento. Gêmeos. Têm a mesma atitude. Nenhum dos dois gosta de trabalhar com Hollywood. Os dois são fascinados por fantasia e violência e coisas que vão te assustar. Eles gostam de entrar na psiquê. Os dois são contadores de histórias brilhantes e praticamente do mesmo jeito. E eu acho que o roteiro trabalha muito com os pontos fortes de Guillermo, pelo que eu já vi deles. Eu vi seus outros filmes e as pessoas atuam muito bem, então eu acho que está tudo certo. Além disso, Peter sempre estará junto,"

Sobre a importância do papel de Gandalf, ele diz: "Eu não acredito que já foram 10 anos [desde o início das filmagens de A Sociedade do Anel, em 1999, na Nova Zelândia]. Eu lembro que um amigo de Hollywood me disse: ‘Sua vida vai mudar’, e ela mudou! Gandalf é uma personagem extremamente famosa, e eu gosto muito de tê-lo por perto. Ele é muito popular."

Fonte: SCI FI Wire