Qual é a pronúncia correta do sobrenome do professor?

last_tolkien_photograph.jpgVocê já teve esta dúvida? Ou nunca passastes pela tua cabeça como é que se pronuncia ‘Tolkien’ e você simplesmente fala o que ‘der na telha’? Queira você acredite ou não, a dúvida sobre como é a pronúncia correta do sobrenome do professor gera disputas e discussões acirradas pela internet.
 

Faça o teste, digite “pronounce Tolkien” ou “pronunciation of the name Tolkien” no Google e verás. 

Existem duas posições principais. Uma insiste em “Tol-kenn”, que é a pronúncia americana mais comum. A outra argumenta que Tolkien é um nome alemão e, portanto, deve ser pronunciado “Tolk-een”. Esta última parece ser a pronúncia mais comum na Grã-Bretanha.

Se você já está treinando alguma das pronúncias apresentadas acima, pare agora, pois, segundo Erik Even, o autor da notícia a partir da qual esta foi feita, ambas estão erradas.

Segundo o autor, basta não ignorarmos a família de Tolkien assim como a New Line Pictures. “Confira as entrevistas com os descendentes de Tolkien e ouça como eles pronunciam o nome da família: ‘Toll-kee-en’”.

“Trata-se de três sílabas, mas as duas últimas são pronunciadas como uma só. Parecido com o que uma pessoa japonesa diria: ‘kyen’ – ‘Tol-kyen’”.

Neste site, vocês podem ouvir a pronúncia correta.

No vídeo abaixo, vocês podem ouvir Adam, neto de Tolkien, pronunciar o sobrenome (em 00:01:50). Soa muito parecido com “Tol-keen”, mas a terceira sílaba existe. Note que o apresentador no início diz “Tol-kenn’, mas depois diz a pronúncia correta (em 00:04:37). A narradora diz “Tol-keen”.

 

 


Infelizmente, como nem tudo são flores, neste vídeo (o qual discute sobre o lançamento do livro Children of Húrin) a pronúncia de Húrin é feita de maneira errônea.

 

Fonte:

Examiner  

 

 

Comentários