Gosta de Filologia? Então irá gostar do novo livro do Mark T. Hooker

hobbitonian.jpgO autor Mark T. Hooker acabou de publicar, no dia 17 de junho de 2009, um novo trabalho sobre a obra de JRR Tolkien. O livro “The Hobbitonian Anthology: of Articles on J. R. R. Tolkien and his Legendarium” é composto por uma série de artigos sobre Tolkien e o seu Legendarium. Este novo livro dá continuidade a sua obra anterior “A Tolkienian Mathomium”. E é uma miscelânea, em grande parte composta por artigos que versam sobre lingüística.
 
 
O livro é dividido em duas partes. A primeira parte trata sobre nomes (aqui cito-os em seu original, sem me ater à traduções, é estou fugindo de assuntos controversos): Bilbo, Bag-End, Boffin, Farmer Maggot, Puddifoot, Stoor, Huggins, Tom Bombadil, The Ivy Bush, The Golden Perch e um pequeno grupo de nomes no bairro de Evesham, o lar ancestral da família da mãe do professor, o Suffields. Ele discute os seus significados e seus análogos em inglês, tanto a partir do ponto de vista lingüístico quanto do geográfico e biográfico. 
 
Na segunda parte Hooker explora os termos bootless, nine day’s wonder, confusticate e bebother, hundredweight e leechcraft. E continua seus estudos sobre as traduções das obras do professor. Nesta parte Hooker versa sobre as traduções búlgara, bielorussa, checa, eslovaca, holandesa, alemã, polonesa, russa, sérvia e ucraniana para a obra “The Hobbit” e apresenta uma série de comparações sobre a forma com que os tradutores trataram a nomenclatura tolkieniana. Alguns desses artigos foram originalmente publicados na Beyond Bree, mas outros tantos são apresentados pela primeira vez.

Os elogios a sua obra anterior “A Tolkienian Mathomium” são tantos que é de se esperar que Hooker não decepcione e tenha a oferecer muitas análises interessantes sobre a obra tolkieniana. Os que gostam de filologia e querem aprender mais sobre o professor a partir de uma abordagem diferente vão de certo encontrar aqui muitas informações novas sobre Tolkien e sua predileção por nomes. Ainda não tenho o meu exemplar, mas já está na minha wishlist. Quero deixar claro aqui que aceito doações!

 
Detalhes do livro:
hobbitonian_contracapa.jpgTítulo: The Hobbitonian Anthology: of Articles on J.R.R. Tolkien and his Legendarium
Tipo: Brochura
Tamanho: 286p
Formato: 22,86 X 15,24 X 1,52cm
Editora: CreateSpace
Idioma: Inglês
ISBN-10: 1448617014
ISBN-13: 978-1448617012
O livro pode ser adquirido através da Amazon por $14,95.
 
 
Sobre o autor:
Mark T. Hooker é especialista em Tradução Comparativa. Seus artigos sobre Tolkien têm sido publicados em inglês na Beyond Bree, Parma Nölé, Translating Tolkien e Tolkien Studies; em holandês no Lembas (o jornal da Dutch Tolkien Society); e em russo no Palantir (o jornal da St. Petersburg Tolkien Society).
São suas as obras: Tolkien Through Russian Eyes (Walking Tree, 2003); Implied, But Not Stated (distribuído pela Slavica, 1999); The History of Holland (Greenwood, 1999) e A Tolkienian Mathomium, esta última já chegou a sua segunda edição.
 
Fonte: 
 

Comentários