Inglaterra quer preservar casa onde Tolkien escreveu O Hobbit

casa_tolkien_oxford.jpgInglaterra quer preservar casa onde Tolkien escreveu O Hobbit Não é nenhuma caverna escura habitada por Gollum, nem uma toca de um hobbit — é apenas uma casa comum no centro da Inglaterra. Mas as autoridades britânicas querem defendê-la como o histórico local de origem de blockbusters literários como "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". A casa de oito cômodos fica em Oxford, no sul da Inglaterra, e abrigava o autor J.R.R. Tolkien quando ele escreveu sua fábula "O Hobbit" e a trilogia de "O Senhor dos Anéis".

 

 

A trilogia do sul-africano Tolkien — um professor de Oxford que criou línguas e histórias inteiras para seus personagens — narra uma batalha épica pelo controle da Terra Média onde vivem os hobbits, elfos e mágicos. A história teve um revival enorme nos últimos anos, desde que foi filmada pelo diretor neozelandês Peter Jackson. O ministro da Herança Cultural britânico, Andrew McIntosh, disse que a importância da casa justificava a preservação.

"Os prédios geralmente são listados por causa de sua bela arquitetura ou design único", disse ele em um comunicado.

"Mas nós também podemos proteger prédios que têm associações históricas com eventos ou pessoas nacionalmente importantes. A casa do professor Tolkien em Oxford é um bom exemplo disso".

A casa — que fica em Northmoor Road, 20, Oxford — foi construída por um arquiteto local em 1924 para Basil Blackwell, então proprietário da hoje famosa livraria Blackwells. Tolkien morou ali de 1930 a 1947 e acredita-se que tenha escrito "O Hobbit" e grande parte da trilogia de "O Senhor dos Anéis" na sala de desenhos.

A estrutura interna da casa permanece quase que a mesma da planta original, exceto por uma parede que foi retirada pelo próprio Tolkien entre o antigo estúdio e a sala de desenhos. Especialistas dizem que Tolkien queria aumentar o tamanho de seu estúdio para acomodar o crescente número de livros de referência que ele precisava para escrever seus épicos. McIntosh disse que o principal objetivo da ordem de preservação é garantir que as decisões sobre o futuro da casa sejam estudadas e que qualquer alteração respeite o caráter original do prédio.

Fonte: Correio do Brasil

Comentários

  1. Pessoal de a cordo com o endereço divulgado no site, consegui localizar a frente da casa de Tolkien como ela é hoje….