O Fracasso de Frodo

thiago_tizzot.jpgCaso você ainda não tenha lido todo o Senhor dos Anéis ou assistido aos filmes aconselho a não ler o resto deste texto. Ele discute o final, o desfecho de O Senhor dos Anéis. Em caso positivo, se você não leu os livros ou assistiu aos filmes, que diabos você está esperando para fazê-lo?

 

 
Já li algumas discussões aqui na Valinor sobre o desfecho do Senhor dos Anéis. Se Frodo alcançou seu objetivo ou não. A literatura é uma experiência muito pessoal, cada pessoa tem sua interpretação, sua leitura da história que lhe foi apresentada. Normalmente discussões sobre livros de ficção são infinitas e nunca existe o certo ou errado. Para mim Frodo fez o que era esperado, falhou. E falhou da maneira mais pessimista. Não fracassou apenas em levar o Anel até sua destruição, mas também foi corrompido. Sua vontade foi vencida pela ganância. Claro que não se pode tirar o mérito de Frodo ter conseguido chegar até o fim. Mas ainda assim não foi capaz de dar o último passo.

Quando Gandalf apoia Frodo como o portador do Anel, as vezes penso se o mago está fazendo isso porque acredita que Frodo pode resistir ao Anel ou porque previu que com Frodo o Anel seria destruído. São duas coisas diferentes, o objetivo de Gandalf era destruir o Anel, e poderia não importar se a alma de Frodo fosse perdida no processo. Não acredito que assim tenha acontecido.

Para mim o fracasso de Frodo torna O Senhor dos Anéis genial. O quadro tem tudo para ser um clichê, um herói que surge do Condado, um local que jamais iria se imaginar que surgisse o salvador da Terra-média, sem treinamento ou experiência enfrentando o maior dos inimigos. Não seria a primeira vez que veriamos que o herói apensar das dificuldades e com a ajuda dos amigos triunfa. Volta para sua vida cotidiana mudado para melhor. Uma das tramas clássicas. Mas não é isso que Tolkien nos conta. Sam tem o clichê, mas ele não é o protagonista. O herói falha, ele não consegue realizar a tarefa que lhe foi dada. De fato, ele faz o que deveria se esperar de um hobbit do Condado, ele cede as tentações do Anel. Um fim coerente com a personagem. E as mudanças que ocorrem com Frodo são divididas, algumas coisas são positivas e outras não. Frodo é infeliz no Condado, ele não consegue se ajustar ao seu cotidiano e sofre. Isso contribui muito para que tenhamos um heroi profundo e complexo, uma personagem construida quase a perfeição. E ao final, é difícil não ficar na mente com a ideia de que Frodo é um herói completo e o fato de no último instante ele ter falhado é insignificante.

Tolkien foi um grande construtor de mundos, mas também foi um genial criador de personagens.

Comentários

  1. Olá !
    Vim parar aqui digitando no google (Frodom fracassou na missão).
    Na minha concepção , somente não foi fracasso total porque Gollum pulou nele para também ficar com o anél (o que não deu certo) e, quem destruiu o anél na verdade foi o Gollum e não Frodom.
    Enfim… o tópico é antigo eu sei, mas não poderia deixar de dar minha opinião.
    Abraço!