Maerton – Capí­tulo 1 – A Criação

No princípio, Eru criou os Ainur, e ordenou a estes, que criassem uma música, com o tema que lhes deu. Porém, Melkor – o mais poderoso dos Ainur – fugiu do tema imposto por Eru, e criou sua própria música. É citada no Silmarillion que outros Ainur se uniram a Melkor, e também fugiram do tema.

 
Tolkien, porém, não cita os Menoir – alguns Ainur que perceberam que Melkor pretendia pegar para si todo o poder e estragar a criação da música de Eru. Destes, o líder era Liäniníndil, que, durante a sua música (os Menoir mudaram a música para combater Melkor), criou Seregorr, a melhor espada de todas. Outros deles foram Galiniel, que criou Manestríndil, a segunda melhor espada, e Calanosserniomë, que criou Ravena, a terceira espada.

Todos os Menoir, juntos, criaram os Maerton – povo mais poderoso que os elfos, de maior estatura, inteligência, agilidade e beleza – também para combater a música de Melkor. Dos Menoir, porém, nenhum virou Vala, e todos ficaram com Eru, fora de Eä. Seregorr era a única espada capaz de matar um Vala, com isso, é notável que foi feita com a intenção de matar Melkor. Manestríndil e Ravena eram as únicas espadas capazes de suportar o tranco de Seregorr (naquela época), e isso mostra a preocupação de Seregorr cair nas mãos do inimigo.

Comentários