Lord of the Rings: Journey to Rivendell

lotr_7.pngA história até parece lenda urbana: lá nos distantes anos 80 (mais precisamente em 1983), apareceu no catálogo de jogos da Parker Brothers um jogo chamado "Lord of the Rings: Journey to Rivendell". A propaganda dizia que o jogo era baseado nos romances de J.R.R. Tolkien e consistia em levar Frodo do Condado até Valfenda, fugindo dos Cavaleiros Negros. Como não poderia deixar de ser, os fãs de "O Senhor dos Anéis" ficaram empolgados sobre o lançamento, que no final das contas nunca aconteceu. A Parker Brothers chegou até a anunciar que na realidade o jogo tinha "esgotado", mas o fato é que ele nunca chegou às prateleiras.
 
 
A razão, segundo alguns sites comentam, é uma que o pessoal que esperou pelas versões cinematográficas conhecem muito bem: a questão dos direitos sobre a obra. Recapitulando, a Tolkien Estate (encabeçada por Christopher Tolkien) tem os direitos sobre as personagens e os livros de Tolkien. A Tolkien Enterprise (do Saul Zaentz) seria responsável pelos demais produtos baseados nas obras, como filmes e jogos. A Parker Brothers conseguiu os direitos de um dos grupos, mas não do outro e com isso o projeto ficou estacionado.

E a história virou lenda, e a lenda virou mito… até o ano de 2001, quando um protótipo foi vendido no eBay, o fato é que ninguém acreditava que de fato um jogo como esse tivesse um dia sido programado (ou pelo menos começado a ser programado). E depois dessa venda, não só o nome do responsável ficou conhecido (Mark Lesser), como também foram encontradas versões incompletas enviadas para as lojas Toy R Us como material promocional. Hoje em dia não é difícil encontrar na internet sites com várias imagens do jogo, além de dicas sobre como jogar.

AS PERSONAGENS:

Cada um tem um propósito dentro do jogo, auxiliando em seu caminho até Valfenda. Por ser um jogo com mais de 20 anos, é óbvio que elas não são retratadas com riquezas de detalhes como no caso dos jogos que saíram na época dos filmes. Na realidade, não há qualquer detalhe, cada personagem é representado por chapéus de cores diferentes (com exceção de Glorfindel, que é um sujeito carregando um arco e dos Cavaleiros Negros, que são de fato Cavaleiros Negros). Mas pelo menos o jogo agradaria os fãs mais xiítas da obra, já que não tem qualquer momento Arwen como nos filmes e personagens como Bombadil e Glorfindel foram mantidos.

Sam: o protegerá do primeiro ataque Nazgûl, para então sumir.

sam.png

Passolargo: estará em Bri, e o ajudará a encontrar Gandalf.
strider.png

Gandalf: quando entrar em seu grupo, os Nazgûl não o atacarão.
gandalf.png
Tom Bombadil: permite que seu grupo atravesse a floresta mais rapidamente.
tom.png
Glorfindel: permite que seu grupo atravesse áreas abertas mais rapidamente.
glorfindel.png
Nazgûl: Quando estiverem perto, o chão ficará mais verde e um som tocará e ficará mais alto a medida que eles forem se aproximando. Quando ataca e Sam não está no seu grupo, ele o lança para 10 telas abaixo da que você estava.
nazgul.gif

FATOS GERAIS SOBRE O JOGO:

* Há apenas uma versão do jogo. A variação de dificuldade determina com qual velocidade o Nazgûl começará.
* Você morrerá se for ferido três vezes. Não há forma de se curar.
* Ver o mapa não faz o tempo parar, mas se você consultá-lo na floresta o tempo será pausado.
* O número máximo de dias no jogo é 7. Se você não chegar em Valfenda dentro desse período, o jogo acaba.
* Quanto mais longo o jogo, mais rápidos os Nazgûl ficam (até um certo limite).
* Usar o anel tem um efeito negativo no jogo. A cada segundo que você usa, a velocidade do Nazgûl aumenta.
* A arte da caixa foi retirada da animação de Ralph Bakshi. As quatro personagens escondidas no fundo são Frodo, Sam, Merry e Pippin.

SOLUÇÃO PARA O NÍVEL FÁCIL:

* Primeiro localize Gimli
* Depois, vá para a ESQUERDA e você encontrará a cidade de Bri, onde você encontrará Passolargo.
* Depois, vá para CIMA até encontrar Legolas.
* Siga a seta para encontrar Gandalf, então siga até Valfenda. Você terá que encontrar Gandalf mais algumas vezes ao longo do caminho.

ALGUMAS IMAGENS:


Cidades
(O Condado, Bri e Valfenda são representados por essa tela)
 
Mapa
 (Mapa: H é o Condado, B é Bri e R é Valfenda)
Ataque
(A dica é ficar atento ao fundo da tela, porque os Nazgûl ficam mais fortes à noite)
floresta
(Floresta pela qual você deve passar em seu caminho até Valfenda)
 
 
FONTES: