Lagarto argentino ganha nome de Vala: Tulkas!

liolaemus_tulkas_01.jpgNosso velho amigo Henrique "Pandatur" Costa nos manda uma divertida notícia tolkieniana do mundo da biodiversidade: um lagarto argentino cujo nome científico homenageia Tulkas, um dos Valar que são tão importantes para a trama de "O Silmarillion". 

Para ser mais preciso, o bicho leva o título oficial de Liolaemus tulkas, e foi descrito pelos argentinos Andrés S. Quintéros, Cristian S. Abdala, Juan Manuel D. Gómez e Gustavo J. Scrocchi na revista científica "South American Journal of Herpetology" (a herpetologia, para quem não sabe, é o estudo dos anfíbios e dos répteis).

O bicho certamente ficaria à vontade nas alturas dos Pelóri, as montanhas de Valinor, já que habita altitudes superiores a 2.000 m na Argentina.  Vejam a sensacional justificativa dos autores para assim designar o animal:

"Etimologia: Na mitologia de J. R. R. Tolkien, ‘Tulkas’ é um dos Ainur ou Poderes que auxiliaram a moldar Arda ou Terra-Média. Uma das características de Tulkas é a de correr mais rápido que qualquer criatura. Liolaemus tulkas é muito veloz em pequenas corridas."
liolaemus_tulkas_02.jpg

 Apenas para exercitar nossa nerdice, é bom lembrar que os Valar é que são os Poderes; a palavra Ainur quer dizer "Sagrados". Nem todos os Ainur são Valar – só os que resolveram "descer" a Arda. E lembrando também que Arda é diferente de Terra-média: esta última é só um continente de Arda. 

Quem quiser ver fotos do bichinho em boa resolução pode visitar o Fórum Valinor, no tópico sobre a descoberta, clicando aqui.

EDIT: Tempo real é apelido. Um dos autores do estudo – argentino e tolkiendili – já visitou a Valinor e até entrou no Fórum para nos agradecer.