Batalha de Valle

Batalha no norte, durante a Guerra do Anel. A Batalha de Valle começou em 15 de março de 3019*. Um exército de Orientais aliados a Sauron atravessou o Rubrágua, e o Rei Brand de Valle foi forçado a recuar para o sopé da Montanha Solitária. Os Anões da Montanha Solitária, liderados pelo Rei Dain, chegaram ao auxílio dos homens de Valle. A batalha durou três dias.
 

Em 17 de março o Rei Brand foi morto, e Dain permaneceu junto ao corpo de Brand brandindo seu machado até que ele também foi morto. Os Orientais foram vitoriosos, mas eles não conseguiram dominar a Montanha Solitária e muitos Anões e Homens se refugiaram lá. Eles foram cercados pelos orientais até 27 de março, quando a notícia da queda de Sauron atingiu o norte. Em seguida, o filho de Brand, Bard II e o filho de Dain, Thorin Elmo de Pedra, levaram as suas forças para fora da montanha e expulsaram os Orientais para o Oriente.

* Nota:
A única data indicada para a Batalha do Valle é 17 de março, o dia em que Brand e Dain foram mortos. Aparentemente suas mortes se deram no final da batalha. Além disso, é dito que a Batalha de Valle começou enquanto Minas Tirith estava sitiada. Dessa forma, a data do início da batalha de três dias parece ter sido no dia 15 de março.

Fontes:
Thain’s Book
Apêndice B de O Senhor dos Anéis: "O Conto dos Anos," pág.371-87

(Gostaria de agradecer ao Fëanor, pela revisão do artigo).