James McAvoy

James McAvoy
James Andrew McAvoy, nascido em 21 de abril de 1979 é um aclamado ator
escocês de teatro e cinema, e segundo várias fontes indicam, o principal cotado para o papel do hobbit Bilbo Bolseiro.  Ele é ganhado do BAFTA Escocês, do ALFS Award
(prêmio dos críticos de cinema de Londres), Rising Star Award (prêmio
de ator-revelação) e indicado duas vezes ao BAFTA, e também ao European
Film Award e ao Golden Globe. Mais conhecido por seus papéis em
"Atonement" ("Desejo e Reparação", 2007), o  "The Last King of
Scotland" ("O Último Rei da Escócia", 2006) e na premiada série de TV
britânica "Shameless".
 
 

Biografia

McAvoy nasceu em Glasgow, Escócia, filho de Elizabeth Johnstone, uma enfermeira psiquiátrica, e James McAvoy, um empreiteiro. Os pais de McAvoy se divorciaram quando ele tinha sete anos de idade e ele passou a viver com seus avós maternos, Mary e James Johnstone no bairro Drumchapel de Glasgow. Sua mãe viveu com eles intermitentemente mas McAvoy não mantém contato com o pai desde a infância. McAvoy estudou na escola St. Thomas Aquinas Secondary em Jordanhill, Glasgow, uma escola Católica, e chegou a considerar a entrada no sacerdócio. Ele esteve no Teatro Pace Youth por mais de seis anos, treinado por Mhari Gilbert, e se graduou na Academia Real Escocesa de Música e Drama em 2000. Sua irmã, Joy McAvoy, é uma cantora.


Carreira

James McAvoy como Sr. Tumnus
Os primeiros papéis de McAvoy foram no "The Near Room" de David Hayman em 1995, e depois como Anthony Balfour em "Regeneration", de Pat Barker, em 1997, ambos os filmes sem título em português. O primeiro papel de destaque internacional de McAvoy foi na minisérie produzida por Steven Spielberg "Band of Brothers" e seu primeiro papel principal foi como Leto Atreides II na adaptação em forma de mini-série de "Children of Dune" ("Filhos de Duna – O Império dos Harkonnen") feita pelo Sci Fi Channel em 2003. No mesmo ano ele também apareceu em vários episódios da série da BBC "Early Doors" e co-estrelou a aclamada minisérie de Paul Abbot "State of Play" (que está se tornando filme com Ben Affleck). Em 2004 ele atuou como Steve McBride em outra série dramática de Abbott, "Shameless", pela qual foi indicado para o British Comedy Award for Best TV Newcomer ("Prêmio Britânico de Comédia para o Melhor Estreante na TV"). Também apareceu em "Wimbledon" ("Wimbledon – O Jogo do Amor") como o irmão de Paul Bettany, Carl Colt. Em 2005 ele interpretou Ben peça "Breathing Corpses" do Royal Court Theatre e também interpretou Macbeth na adaptação em quatro partes da BBC, parte do projeto "Shakespeare Retold" ("Shakespeare Recontado"). Em 2005 ele atuou no papel de Sr. Tumnus, o Fauno em "The Chronicles of Narnia" ("As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", 2005).

James McAvoy em O Último Rei da Escócia
Em 2006, McAvoy estrelou junto com Forest Whitaker como Dr. Garrigan em "The Last King of Scotland" ("O Último Rei da Escócia"). O filme é uma adaptação do romance de mesmo nome escrito por Giles Foden que dá um registro ficcional do regime do brutal ditador de Uganda Idi Amin durante a década de 1970, como visto por seu (ficcional) conselheiro e médico pessoal. O personagem de Garrigan é uma composição de vários homens próximos a Amin, mais notavelmente o inglês Bob Astles, que foi um dos principais conselheiros de Amin durante seu regime e se tornou conhecido em Uganda como "O Rato Branco". Em um paralelo não muito sutil, Dr. Garrigan é chamado de "Macaco Branco" por Amin, no filme.

McAvoy também estrelou "Starter for Ten", em 2006. O filme segue as façanhas do nerd Brian Jackson durante seu primeiro ano na Universidade de Bristol nos meados da década de 1980. "Starter for Ten" foi adaptado de um romance de mesmo nome, escrito por David Nicholls. McAvoy ganhou o novo "Mary Selway/Orange Rising Star Award" ("Prêmio Mary Selway/Laranja de Ator Revelação") no BAFTA de 2006. Ele também completou a filmagem de Penelope em 2006, co-estrelando com Christina Ricci, mas devido a problemas de distribuição ele não foi lançado até 2008.

Em 2007 McAvoy apareceu em dois filmes aclamados pela crítica – "Becoming Jane" e "Atonement" ("Desejo e Reparação"), este último baseado no romance de 2001 de Ian McEwan. McAvoy foi indicado ao "Golden Globe" ("Globo de Ouro") por este papel. Ele também trabalhou algumas cenas do filme "Three Way Split" ("Seqüestro, Chantagem e Morte") dos diretores Neil Hunter e Tom Hunsinger, mas não participa de fato do filme.

McAvoy tem um filme com estréia agendada para 27 de junho de 2008, chamado "Wanted" ("O Procurado"), baseado nos quadrinhos de mesmo nome. McAvoy interpreta Wesley Gibson, um empregado de 25 anos de idade que trabalha em um cubículo, a quem é oferecida a oportunidade de vingar a morte de seu pai, que era um assassino. Ele então é treinado pelo parceiro de seu pai, Sloan (Morgan Freeman), e pela segunda-em-comando, Fox, interpretada por Angelina Jolie.

Ele também aparecerá no filme "The Last Station", agendado para lançamento no segundo trimestre de 2009. O filme é baseado no romance de 1990 de Jay Parini sobre o último ano da vida de Leo Tolstoy e ele co-atua com sua esposa Anne-Marie Duff.

 

Vida Pessoal


James McAvoy com Anne-Marie Duff
McAvoy tinha um relacionamento com a atriz escocesa Emma Neilson, desde que esta tinha 16 anos de idade, mas o relacionamento terminou em 2003. Então ele começou a sair com Anne-Marie Duff, sua colega da minisérie "Shameless", com quem se casou em 2006. Eles vivem em Stroud Green, Londres. McAvoy gosta de ficção científica e é um fã do Celtic Football Club. Ele se considera uma pessoa espiritual mas não é mais um católico praticante.

 

Filmografia

  • 1995 – "The Near Room" – como Kevin     
  • 1997 – "Regeneration" – como Anthony Balfour     
  • 2000 – "Lorna Doone" – como Sargento Bloxham (filme para TV da BBC e A&E)
  • 2001 – "Band of Brothers" – como Soldado James W. Miller (minisérie de TV)
  • 2001 – "Swimming Pool" ("À Beira da Piscina") – como Mike
  • 2002 – "White Teeth" – como Josh (filme para TV)
  • 2002 – "Bollywood Queen" ("Rainha de Bollywood") – como Jay
  • 2003 – "Frank Herbert’s Children of Dune" ("Filhos de Duna – O Império dos Harkonnen") – como Leto Atreides II (minisérie de TV)
  • 2003 – "Bright Young Things" – como Simon Balcairn
  • 2003 – "Early Doors" – como Liam (série de TV, aparece em 4 episódios do primeiro ano)
  • 2003 – "State of Play" – como Dan Foster (minisérie de TV)
  • 2004 – "Wimbledon" ("Wimbledon – O Jogo do Amor") – como Carl Colt
  • 2004 – "Inside I’m Dancing" ("Os Melhores Dias de Nossas Vidas") – como Rory
  • 2004 – "Shameless" – como Steve McBride (série de TV, aparece em 13 episódios do primeiro e segundo anos)
  • 2005 – "The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe" ("As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa") – como Sr. Tumus (O Fauno)
  • 2005 – "Macbeth" (Shakespeare Retold) – como Joe Macbeth (filme para TV)
  • 2005 – "Starter for Ten" – como Brian Jackson
  • 2006 – "The Last King of Scotland" ("O Último Rei da Escócia") – como Dr. Nicholas Garrigan (indicado ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante)
  • 2006 – "Penelope" – como Max/Johny (lançado no Festival Internacional de Cinema de Toronto mas não estreou nos EUA e Inglaterra antes de 2008)
  • 2007 – "Becoming Jane" – como Thomas Lefroy
  • 2007 – "Atonement" ("Desejo e Reparação") – como Robbie Turner (indicado como Melhor Ator no BAFTA e Globo de Ouro)
  • 2008 – "Wanted" ("O Procurado") – como Wesley Gibson (estréia em 27 de junho de 2008)
  • 2008 – "The Last Station" – como Valentin Bulgakov (fimando)

Teatro

  • 1998 – "The Tempest" ("A Tempestade") – como Ferdinand
  • 1999 – "Romeo and Juliet" ("Romeu e Julieta") – como Romeu
  • 1999 – "West Side Story" ("Amor, Sublime Amor") – como Riff
  • 1999/2000 – "Beauty and the Beast" ("A Bela e a Fera") – como Bobby
  • 2000 – "Romeo and Juliet" ("Romeu e Julieta") – como Romeu
  • 2000 – "The Reel of the Hanged Man" – como Gerald
  • 2000 – "Lovers" ("Amantes") – como Joe
  • 2001 – "Out In The Open" – como Iggy
  • 2001/2002 – "Privates On Parade" – como Soldado Steven Flowers
  • 2005 – "Breathing Corpses" – como Ben

Fonte: Wikipedia

Comentários