Parma Fantasy traz evento com o universo Tolkien em discussão

Parma FantasyA dica vem da Sociedade Tolkieniana Italiana: evento que ocorrerá em Parma, no norte da Itália, intitulado "Il Fantastico Incombe" (O Fantástico Imaginário), promovido pela Associação Cultural Dreamland sob o título de Parma Fantasy , traz uma programação variadíssima para o deleite dos fãs de fantasia: alguns programas com temática tolkieniana, inclusive. Para termos comparativos, o evento assemelha-se aos moldes da HobbitCon brasileira, só que o assunto é ampliado de Tolkien para fantasia e ficção em geral, trazendo também Star Wars e D&D (Dungeons e Dragons).

 

 

Il Fantastico Incombe – "O Fantástico Imaginário"
de 07/06 a 08/06/2008 – Parma

Parma Fantasy trará a Parma o melhor da ficção fantástica e científica, com encontros, conversações e conferências, torneios de jogos de tabuleiro, de miniaturas, de RPG, espetáculos, mostras e entretenimento; novidade absoluta como a IV edição da Dungeons e Dragons (Caverna do Dragão, no Brasil). O local se transformará em uma feira com bancas de exposição, estruturas armadas, um grande, mágico bazar de artesãos e mercadores para revelar mundos além da imaginação.

O parque adjacente Falcone e Borsellino será palco de torneios e de sessões de demonstração para os Jogos de RPG ao vivo, brincadeiras de forma teatral em que cada participante desempenha o papel de um personagem, vestindo a sua fantasia.

Ingresso gratuito.

A programação que envolve J.R.R. Tolkien e suas Obras, de maneira principal ou no contexto, segue relacionada abaixo. Nela, você poderá conferir quem são os organizadores, os palestrantes ou envolvidos no debate e apresentações, e até mesmo conhecer um pouco mais dos grupos baseados em Tolkien que existem na Itália, e o que eles fazem por lá.

 


 

Sábado, 7 de junho.

Conversações:

 "Paolo Paron apresenta o seu livro".
Organizadora: Società Tolkieniana Italiana.
Duração: 1 hora

A pesquisa, o aprofundamento e a documentação levaram Paolo Paron ao encontro com a mitologia européia e dessa também ao vínculo com um autor em particular como J.R.R. Tolkien. Daqui nasceram algumas colaborações como a participação na publicação para a editora Bompiani de o "Dizionario dell’Universo di J.R.R. Tolkien" (Dicionário do Universo de Tolkien), "Albero di Tolkien" (Árvore de Tolkien), e sobretudo a colaboração à definição da coerência entre o texto italiano e o conteúdo da tradução italiana da Trilogia de "O Senhor dos Anéis" nos filmes de Peter Jackson para a Medusa Film. (Descrição integral aqui)

 "Lugares prósperos e lugares desolados: a paisagem como ‘metaespaço’* em Tolkien".

Organizadora:
Società Tolkieniana Italiana.

Duração:
1 hora

Stefano Giuliani é formado em Filosofia e Letras Modernas. É Doutor em pesquisas na Università degli Studi di Napoli. É interessado em particular com o imaginário religioso medieval, do romance de cavalaria e da mitologia nórdica. Autor do volume "Le radice non gelano, Il conflitto fra tradizione e modernità in Tolkien" ("As raízes não congelam, Conflito entre tradição e modernidade em Tolkien" em tradução livre), é redator da revista da Sociedade Tolkien Italiana "Minas Tirith". (Descrição na íntegra)
*Metaspazio, Metaespaço: espaço conceitual, representativo.

"Seminário sobre as línguas da Terra-média".

Organizadora:
Eldalië.

Duração:
1 hora

Lições lingüísticas sobre as diferentes linguagens presentes no mundo de Tolkien (Na íntegra).

"Apresentação do novo livro dos Lingalad".

Organizadora:
Società Tolkieniana Italiana.

Duração:
1 hora

Apresentação do novo livro "La musica dei Lingalad da Tolkien ai Segreti della Natura" (A música dos Lingalad de Tolkien aos Segredos da Natureza) e a coleção em CD de 22 trechos do grupo Lingalad, dos quais 3 inéditos. (Mais)

"Análise da figura de Gandalf no contexto do mundo de Tolkien".

Organizadora:
Associação Cultural Dreamland

Duração:
1 hora e 30 minutos

Sebastiano Fusco, nascido em 1944, jornalista, publica periódicos dedicados à arqueologia, ao cinema, à ficção, e não só isso, como também coletâneas de livros sobre os mesmos assuntos, em sua sociedade editorial fundada em 2000. Assina livros de diversos argumentos, entre eles de divulgação científica, tradições mágicas, alquimia, esoterismo, narrativa fantástica. Preparou a edição crítica e a tradução das obras completas ou de seções narrativas de diversos autores, como H.P. Lovecraft, Robert E. Howard, Arthur Conan Doyle, Gilbert K. Chesterton, Ambrose Bierce, Edith Wharton, Edward F. Benson, M.R. James, Philip K. Dick e outros, por diferentes editores. (Descrição integral aqui)

 "Sagas ao cinema: O Fantástico e a Ficção científica".

Organizadora:
Associação Cultural Yavin4

Duração:
1 hora e 30 minutos

Mesa redonda com os clubes e grupos Yavin4, Eldalië (Tolkien), Swlive, Battlestar Galactica Italian Club; especialistas, críticos e jornalistas. Dedicado ao aprofundamento da Fantasia e da Ficção científica "visíveis", com o objetivo de tratar as temáticas e as obras ligadas à esse gênero seja conceitualmente, historicamente, seja no seu aspecto mais lúdico e de animação espetacular. Ocorrerá uma conversa sobre filmes com super-heróis, séries mágicas como Harry Potter, e da futura produção colossal de "O Hobbit". (Leia mais na íntegra)


Entretenimento:

 "Performances musicais do grupo Lingalad".

Organizador:
Grupo musical Lingalad.

Duração:
3 horários de 1 hora cada

Em honra do Parma Fantasy, os Lingalad (nome élfico que significa "Canto das Árvores" para um grupo musical italiano) se exibirão com algumas performances musicais em uma série de mini concertos que levarão os ouvintes a mundos mágicos povoados de elfos e criaturas misteriosas. (Mais)

Domingo, 8 de junho.


Conversações:

 "Sagas na TV: O Fantástico e a Ficção científica".

Organizadora:
Associação Cultural Yavin4

Duração:
1 hora e 30 minutos

Seguindo a mesma temática do dia anterior, continua o debate a respeito da adaptação de obras de fantasia de grande influência, seja na literatura como nas HQs, para os cinemas ou séries de televisão. Star Wars é que ganha destaque neste dia, obra do cineasta George Lucas, cuja principal inspiração é literária: O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. (Íntegra)

"Falsa Zoologia, Verdadeira Fantasia".

Organizador:
Università degli studi di Parma

Duração:
1 hora

Emilia Caronna, professora de Ciências Naturais da Università di Parma, irá tratar em geral do papel da zoologia no mundo de fantasia e mitológico, sem se fixar em particular sobre um único autor, mas fazendo uma visão em conjunto daquelas que são as criaturas mais clássicas do mundo de ficção fantástica. (Mais)

 "Tolkien, Lewis e as Crônicas de Nárnia".

Organizadora:
Società Tolkieniana Italiana.

Duração:
1 hora e 30 minutos

O palestrante Carlo M. Bajetta é professor de Literatura Inglesa e diretor da Faculdade de Língua e Comunicação junto a Università della Valle d’Aosta. Possui diversas publicações, como ensaios e críticas literárias, e entre elas estudos sobre C.S. Lewis (amigo de Tolkien), autor de "As Crônicas de Nárnia". (Mais)

Entretenimento:

Nenhum evento agendado.


Cosplay (Interpretação com vestimentas):

 "Concurso de Cosplay".

Organizadora:
Associação Cultural Dreamland

Duração:
3 horas e 30 minutos

Para os fãs que vestem (e também criam) fantasias e interpretam seus personagens. Aos Tolkienianos, cabe a concorrência na categoria de "personagens notáveis", que compreende todos aqueles personagens de obras literárias, filmes, HQs, filmes, animações e relacionados. Os melhores, de fantasia e interpretação, receberão prêmios na seqüência. (O Que se entende por "Cosplay"?)



O evento é apoiado pela Assessoria de Cultura da Comuna di Parma (Prefeitura de Parma), pelo Banco Monte Parma, entre outros. Organiza-se com quase 20 colaboradores, entre livrarias, associações culturais, e demais, além de trazer mais de 50 expositores. Um mapa ilustrativo, com indicações dos expositores, pode ser obtido em arquivo PDF através do link: Mappa Espositori (ao clicar, se abrirá uma janela para download. Clique em salvar, e receberás o arquivo em WinZip). Também podes conferir uma imagem de satélite dinâmica, pelo Google maps : o parque fica muito próximo ao centro histórico e é de fácil acesso para quem chega pela estação ferroviária, em linhas de ônibus, ou mesmo de carro.

Este que vos informa, Smaug, enviou uma pergunta sobre mais esclarecimentos do evento, no que Simone Tanzi, da equipe organizadora, respondeu: "Ti ringrazio per la pubblicità che ci stai facendo. (…) Ringrazio nuovamente per l’interessamento all’evento e al risalto che gli state dando, essendo la prima edizione è per noi molto importante" ou em português "Te agradeço pela divulgação que nos está fazendo. (…) Agradeço novamente pelo interesse ao evento e à ênfase que estão dando para ele, sendo a primeira edição é para nós muito importante".

Nós desejamos um bom evento, e agradecemos a atenção da Simone Tanzi.