Barad-dí»r

A maior torre-fortaleza da Terra-média durante a Segunda Era do Sol era Barad-dûr na terra de Mordor. Chamada de Torre Negra pelos Homens e Lugbúrz pelos Orcs, foi construída após o primeiro milênio da Segunda Era do Sol por Sauron com o poder do Um Anel.

 

 

Por mais de dois mil anos da Segunda Era, Barad-dûr foi o centro do maléfico império do Senhor do Anel, porém, no ano 3434 foi sitiada pelos exércitos combinados de Elfos e Dúnedain. Após sete anos de cerco, em 3441, a torre foi capturada e Sauron derrotado.

Nos quase vinte e nove séculos seguintes da Terceira Era, Barad-dûr foi deixada em ruínas, mas, por ter sido construída com poderes do Anel, suas fundações não poderiam ser destruídas enquanto ele não fosse destruído. Assim, quando Sauron finalmente retornou a Mordor em 2951 da Terceira Era, ele foi capaz de reconstruir e restaurar a Torre Negra à sua forma e poder originais. No entanto, Sauron contava com a descoberta do Um. No ano 3019, o Um Anel fora destruído nos fogos da Montanha da Perdição e as fundações de Barad-dûr se abalaram e ruíram e, com o Um Anel desfeito, os poderes de Sauron foram completamente destruídos.