Fí­riel

Rainha de Arthedain no Reino do Norte de Arnor. Fíriel era a filha do Rei Ondoher de Gondor. Ela nasceu em 1896 e tinha dois irmãos mais velhos, chamados Artamir e Faramir.
 
 
friel-tree2.gifO Rei Ondoher formou uma aliança com o Rei Araphant, de Arthedain – o único remanescente do Reino de Arnor. Arnor e Gondor tinham sido separados durante quase 2000 anos, mas Ondoher e Araphant perceberam que eles estavam em perigo de um inimigo comum e eles tomaram conselho uns com os outros. Em 1940, Fíriel casada com Araphant, o herdeiro de Arvedui, eles mudaram-se para o Reino do Norte.

Em 1944, Fíriel, seu pai e seus irmãos foram mortos na batalha contra os Carroceiros – uma raça hostil dos Homens do Leste. Não houve nenhum herdeiro homem sobrevivente do trono de Gondor.

Arvedui fez uma reivindicação ao trono de Gondor baseado, em parte, em seu casamento com Fíriel. Ele argumentou que as mulheres eram capazes de herdar o trono em Númenor – onde os antepassados dos Dunedain de Gondor e Arnor foram originados. Ele também alegou que ele próprio era descendente de Elendil, o primeiro Alto Rei de Gondor e Arnor, através da linhagem de Isildur.

Mas o Conselho de Gondor rejeitou a reivindicação de Arvedui. Responderam-lhe que em Gondor a realeza apenas atravessou a linhagem de homens, e através da linha do filho de Eldendil, Anarion, não de Isildur. Earnil II, um capitão da Casa Real, se tornou o rei de Gondor.

Fíriel e Arvedui teve um filho chamado Aranarth e outro filho. Arvedui sucedeu seu pai como rei de Arthedain em 1964.

Arthedain foi conquistado pelo Reino de Angmar em 1974. Arvedui fugiu para o Norte e foi um dos afogados em um naufrágio, no Icebay de Forochel. Seus filhos escaparam, e foram para o oeste de Lindon, onde vários elfos viveram. Não se sabe se Fíriel foi com eles ou o que aconteceu a ela posteriormente.

Aranarth tomou o título de Chefe dos Dunedain do Norte. Através de sua mãe Fíriel, ele e os seus descendentes tiveram o sangue dos Reis de Gondor, bem como de Arnor. O último chefe dos Dunedain foi Aragorn, que se tornou Rei do Reino de Arnor e Gondor.

Fíriel é um nome em Quenya que significa “mulher mortal" o elemento fir vem da palavra "morrer, desaparecer".