A Lenda dos Direitos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit

J.R.R TolkienVocê sabia que J. R. R. Tolkien, pressionado por impostos não pagos e assediado por executivos de Hollywood não teve opção e vendeu os direitos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit por meras £ 10.000 (R$ 35.000) em 1969, não é? Afinal, é fato conhecido de todos os fãs. Pois saiba que isso é apenas uma lenda.
linha branca

Neste dias conturbados de processos e mais processos contra a New Line, de disputas entre a New Line e a Time Warner e de “palavrões” como Tolkien Estate, Tolkien Enterprises e The Tolkien Trust, é fácil se perder e não entender mais nada. Aos poucos a Valinor irá disponibilizar artigos que tentarão desfazer esse grande nó, esclarecendo detalhadamente quem são os “atores” dessa história toda. A começar pela lenda da venda dos direitos.

Não, Tolkien não vendeu os direitos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit por um valor quase irrisório nem estava pressionado por impostos. Nosso bom Professor foi bem mais esperto do que isso, como revelou o The Guardian em 2001: ele vendeu os direitos de filmagem e de marketing dO Senhor dos Anéis e dO Hobbit, mantendo os direitos sobre a obra escrita, por US$ 250.000 – uma quantia bastante respeitável àquele tempo, pois estamos falando dos idos de 1969. E mais, ele também garantiu o bem estar financeiro de algumas gerações de sua família ao também obter um percentual da renda obtida com os filmes e produtos de marketing gerados pelo acordo.

Os direitos foram vendidos para a United Artists (recentemente adquirida por Tom Cruise) mas os vendeu em 1976 para Saul Zaentz, que fundou a Tolkien Enterprises para gerenciar esses direitos. Mas esta já é uma outra história, a qual envolve inclusive o mal-falado O Senhor dos Anéis, de Ralph Bakshi.

Comentários

  1. Olá Fábio!
    Adoro o site, também sou apaixonado por Tolkien e todo Eä, gostaria de pedir um favorzão!
    Por favor, troque a cor dos textos com LINK para algo mais VIVO!
    Esse azul marinho é horrível para ler, força a vista e é quase impossível com esse fundo preto!
    Fica aqui minha crítica construtiva, espero que seja ouvida, obrigado!
    Abraços e que o site continue com o ótimo trabalho que faz!

    1. Já está sendo trabalhado – dentro de algum tempo os textos terão fundo claro e os links serão melhorados. Só preciso chibatar os designers :)