í‰omund e sua famí­lia

ÉomerÉomund era pai de Éomer e Éowyn. Éomund foi descendente através de
muitas gerações de Eofor, terceiro filho do Rei Brego de Rohan. Em
2989, Éomund casou com Théodwyn, a filha do Rei Thengel e a irmã do Rei
Théoden. Seu filho Éomer nasceu no ano de 2991 e sua filha Éowyn em
2995.

 
Éomund e sua família viveram em Aldburg no Folde Oriental. Éomund era o Marechal da Terra dos Cavaleiros, e era encarregado de proteger os Marcos Orientais de Rohan. Um de seus interesses principais era investir os cavalos dos Rohirrim ao encontro dos invasores, os Orcs e destruí-los até que não haja nem se quer um invasor, após isto eles juntavam suas carcaças e as queimaram como prova com o que aconteceria se entrassem invasores nas Terras de Rohan novamente.

Éomund era bravo e sem medo, mas era também arriscado, ele perseguia frequentemente os Orcs cheio de ira, sem muito cuidado e poucos cavaleiros consigo não temendo nada a sua frente.

Em 3002, Éomund seguiu um grupo de Orcs nas Emyn Muil, onde estavam acampados, com número insuficientes de cavaleiros, Éomund caiu em uma armadilha dos Orcs como o resto de seus Cavaleiros.

Théodwyn tornou-se doente após a morte de Éomund e morreu pouco depois, Éomer e Éowyn foram acolhidos por seu tio, o Rei Théoden em sua casa no Palácio Dourado de Meduseld em Édoras. Éomer se tornou Marechal da Terra dos Cavaleiros e honrou até o fim seu reino e seu Rei Théoden.