Quem deve ser Bilbo Bolseiro

Ian Holm como Bilbo BolseiroEm meio a especulações sobre o filme dO Hobbit depois que este foi
finalmente confirmado para 2010 e 2011 (sim, em duas partes!) um dos
rumores mais me deixa fulo da vida é sobre o principal personagem da história
toda, Bilbo Bolseiro, interpretado em O Senhor dos Anéis dor Ian Holm.

 
Vamos fazer um resumo da vida "literária" de Bilbo Bolseiro (ou seja, em O Hobbit e outros livros escritos por J. R. R. Tolkien) antes de atacarmos de vez os filmes. Nosso amigo hobbit nasceu no ano 2890 da Terceira Era, pouco mais de 129 anos antes da destruição do Um Anel (e da maioria dos eventos mostrados em O Senhor dos Anéis). Sempre teve uma vida pacata até 2941, aos 50 anos, Gandalf o coloca no torvelinho de aventuras do O Hobbit durante as quais ele encontra o Um Anel. Em 2989, já com 109 anos de idade, ele adota Frodo Bolseiro como seu herdeiro. Em 3001, no aniversário de 111 anos, ele parte para Valfenda e deixa o Um Anel para Frodo. Curiosidade: Frodo parte do Condado em sua aventura que culmina com a destruição do Um também com 50 anos. Para uma biografia mais detalhada de Bilbo Bolseiro veja este link.

Então, para nosso Bilbo Bolseiro cinematográfico, precisamos um Hobbit ali pela casa dos 50 anos – nada novinho, portanto. E é por isso que eu não entendo porque a ânsia de encaixar um ator jovem no papel. Afinal, porque não o velho e bom Ian Holm, que atuou magistralmente em O Senhor dos Anéis? E sabe o que dizem? "Em O Hobbit Bilbo é 26 anos mais moço do que em O Senhor dos Anéis". O que é uma mentira ou no máximo uma meia-verdade.

Bilbo era 26 anos mais jovem à época do Hobbit, mas apenas no papel. Desde que encontrou o Um Anel ele parou de envelhecer e portanto tinha a mesma aparência com 50, 80, 100 e 129 anos. Ele só voltou a envelhecer depois que o Um Anel foi destruído, envelhecendo bastante, toda a idade que deveria ter. Ou seja, o Bilbo Bolseiro que vemos no começo de O Senhor dos Anéis, falando com Gandalf e festejando seus 111 anos é o mesmo Bilbo de O Hobbit, apenas mais imaturo mas não fisicamente mais jovem.

Eu acredito que Hollywood tenha capacidade de fazer um ator retroceder em aparência alguns anos, fazendo Ian Holm ter em 2009 a mesma aparência que tinha em 2001 quando filmou O Senhor dos Anéis. Então chega desses boatos de Shia Lebouef, Colin Firth e Barnaby Holm (filho do Ian Holm) como Bilbo, que deve ser Ian Holm e ponto. Ou já começaremos O Hobbit com dois pés esquerdos e um jovem hobbit nada a ver com Bilbo Bolseiro.

 

Comentários