Retrospectiva Valinor 2007 – Artigos

manuscrito_portao_durin.jpgEm complemento à Retrospectiva Valinor 2007, que focou nas Notícias,
estamos fazendo agora uma Retrospectiva Valinor 2007 – Os Artigos. E
não é fácil escolher destaques dentre tantas opções pois só em 2007
foram mais de 400 artigos e notícias, mas aqui vão elas, sem qualquer
ordem especial:

 

 
Há tantas coisas que falam das cidades onde Tolkien viveu e nas quais ele teria se inspirado que não podemos deixar de citar A Oxford de Tolkien e Trilha Tolkien em Birmingham, ambos repletos de fotos sobre as duas principais cidades na vida de Tolkien (sim, Oxoford e Birmingham).

Na seção puramente Terra-média dos Artigos, destaque para quatro textos que ajudam a completar ainda mais nosso conhecimento e trazem mais entendimento sobre o legendarium Tolkieniano. São Tal-elmar, um conto inacabado sobre a chegada dos Numenorianos na Terra-média sob a visão de um dos "homens selvagens"; O Diálogo de Manwë e Eru, uma longa análise da morte e renascimento Élficos; Calendários da Terra-média, que agora constam da lateral direita da Valinor (hoje é 11 Pós-Yule no Condado e 43 Hrívë em Valfenda, por exemplo) e FAQ de As Cartas de J.R.R. Tolkien que completam o indíce de As Cartas de J. R. R. Tolkien por tornar mais fácil encontrar algumas informações epecíficas em meio a tantas informações úteis (já comprou o seu Cartas? Compre já!).

Na seção de análises e críticas temos bons destaques como a Análise do Filme O Senhor dos Anéis:O Retorno do Rei, Parte 1 sob o ponto de vista psicológico, parte de uma série maior de artigos analisando todos os filmes; Os conceitos de leitor-modelo e alegoria aplicados à Tolkien discutindo o leitor para qual Tolkien escrevia; uma análise de The Children of Húrin feita por Michael Drout; O Senhor dos Anéis nO Hobbit uma análise especulativa sobre as possibilidades de os atores de O Senhor dos Anéis retornarem em O Hobbit; O Herói é um Hobbit que é uma resenha de O Senhor dos Anéis feita à época de lançamento do livro pelo famoso escritor W. H. Auden e algo bem especial que é Sobre ananos, meões e traduções um artigo falando o que devemos esperar da nova tradução de O Senhor dos Anéis que a Martins Fontes vem preparando há anos (deveria ter sido lançada para comemorar os cinquentas anos de lançamento de O Senhor dos Anéis).

 
Há tantos outros a citar que dá um aperto no coração falar de tão poucos. Não deixem de visitar a s seções As Maravilhas de ArdaO Mundo de J. R. R. Tolkien e Artigos para ler muito mais sobre o fantástico legendarium criado por Tolkien.E nos vemos na Retorspectiva 2008 com muitos novos artigos – alguns já no forno, em revisão – para todos nós, fãs de Tolkien!