Arwen

Arwen Estrela Vespertina era filha do Senhor Élfico Elrond. Ela era bela, com cabelos negros e olhos cinzentos, e ela era chamada Undómiel, a Estrela Vespertina de seu povo. A beleza de Arwen era comparável à de Lúthien, e como Lúthien, Arwen escolheu abandonar sua imortalidade pelo amor a um Homem mortal. Após a Guerra do Anel, Arwen casou-se com Aragorn, o Rei Elessar, e tornou-se Rainha dos Reinos Reunidos de Gondor e Arnor.
 
 
arwen1.jpgArwen nasceu no ano 241 da Terceira Era. Ela possuía dois irmãos mais velhos, Elladan e Elrohir. O pai deles, Elrond, era descendente tanto de Elfos quanto de Homens, e a ele foi dada a chance de escolha entre a vida imortal dos Elfos ou a vida mortal dos Homens. Arwen e seus irmãos encararam a mesma escolha.

Em 2509, a mãe de Arwen, Celebrían, foi capturada por Orcs no Passo do Chifre Vermelho, e foi torturada e ferida. Apesar de ela ter sido resgatada por seus filhos e curada fisicamente por seu marido, Celebrían permaneceu atormentada pelas terríveis memórias e ela decidiu deixar a Terra-média no ano seguinte.

Arwen passou muito tempo em Lothlórien com sua avó, Galadriel. Ela retornou a Valfenda em 2951 para visitar seu pai e lá ela conheceu Aragorn. Aragorn apaixonou-se por Arwen, mas Elrond lhe disse que a idade e experiência de sua filha, bem como sua linhagem, a colocavam muito acima de Aragorn, e que se ela decidisse permanecer com Aragorn, ela iria abrir mão da vida imortal dos Elfos e separar-se-ia de sua família.

Aragorn deixou Valfenda em viajou através da Terra-média, ganhando conhecimento e experiência. Ele veio a Lothlórien em 2980, onde encontrou Arwen. Quando Arwen viu Aragorn aproximar-se dela em Caras Galadhon, ela sabia que sua escolha estava feita. Eles passaram um período juntos em Lothlórien, e na Véspera do Solstício de Verão eles noivaram em Cerin Amroth. Mas Elrond disse a Aragorn que sua filha não iria se casar com um Homem que não fosse o que o Rei de Gondor e Arnor. Aragorn partiu novamente em árduas jornadas enquanto aspirava cumprir seu destino.

Elrond chamou Arwen de volta a Valfenda em 3009, quando as Montanhas Sombrias e as terras orientais cresceram em periculosidade. Em Outubro de 3018, Aragorn e Arwen se reuniram brevemente quando ele retornou a Valfenda com Frodo Bolseiro, mas dois meses depois Aragorn partiu com Frodo em sua jornada. Em Lothlórien, Aragorn recebeu de Galadriel a Elessar, ou Pedra Élfica, que lá havia sido deixada para ele por Arwen.

Arwen vigiou Aragorn de longe, em pensamento, e ela fez para ele um estandarte carregando o emblema da Árvore Branca de Gondor, as Sete Estrelas e a Coroa de Elendil. Ela enviou o estandarte quando seus irmãos Elladan e Elrohir acompanharam Halbarad e os Guardiões em direção ao Sul para encontrar Aragorn. Aragorn abriu o estandarte quando ele chegou aos Campos do Pellenor nos navios Corsários, em 15 de Março de 3019.

Após a queda de Sauron, Arwen viajou para o sul, em direção a Gondor, com seu pai. Ela chegou em Minas Tirith na Véspera do Solstício de Verão de 3019. Arwen e Aragorn casaram-se no Solstício de Verão e Arwen tornou-se Rainha dos Reinos Reunidos de Gondor e Arnor.

Arwen reconheceu que Frodo continuava sofrendo devido ao seu fardo. Ela deu-lhe uma jóia branca para lhe trazer conforto quando ele estivesse perturbado, e disse a ele que se não pudesse mais suportar as memórias e a dor, ele poderia navegar em seu lugar rumo ao Oeste, onde suas feridas poderiam ser curadas. Não se sabe exatamente como foi permitido a Arwen dar a Frodo esse presente. Ela pode ter pedido a Gandalf, um emissário dos Valar, para permitir que Frodo fosse em seu lugar.  

Arwen viajou a Edoras com a procissão funeral do Rei Théoden. Após o funeral, Arwen e Elrohir subiram as montanhas para se despedirem definitivamente. Então Elrond partiu e ele e sua filha nunca mais se viram novamente. Elrond cruzou o Mar para juntar-se a sua esposa nas Terras Imortais em 29 de Setembro de 3021.

Arwen e Aragorn viveram juntos alegremente por 120 anos. Eles tiveram um filho, Eldarion, e também tiveram filhas. No ano 15 da Quarta Era, o Rei e a Rainha viajaram para o Reino do Norte. Arwen atou a Elendilmir à fronte de Aragorn quando ele assumiu a completa majestade de Arnor. Eles residiram por algum tempo às margens do Lago Vesperturvo, e eles foram à Ponte do Brandevin para se encontrarem com Sam Gamgi, Merry Brandebuque e Pippin Tûk. Arwen fez da filha de Sam, Elanor, sua dama de honra.

Aragorn morreu no ano 120 da Quarta Era. Arwen ficou profundamente enlutada, e finalmente ela compreendeu o amargor da mortalidade. Arwen disse adeus aos seus filhos, e foi para Lothlórien, onde ela morreu no inverno seguinte. Seu túmulo estava em Cerin Amroth, onde ela e Aragorn tornaram-se noivos.

 
 
Fontes:

A Sociedade do Anel: “Muitos Encontros” e “Lothlórien”.
O Retorno do Rei: “O Regente e o Rei” e “Muitas despedidas”.
Apêndice A de O Senhor dos Anéis: “Parte da História de Aragorn e Arwen”
Contos Inacabados: “O Desastre dos Campos de Lis”
As Cartas de J.R.R. Tolkien: Carta 246

 
 
 
Datas Importantes:

Terceira Era:

241

Nascimento de Arwen.

2509

A mãe de Arwen, Celebrían, é capturada e atormentada por Orcs.
 
2510
Celebrían decide deixar a Terra-média e parte para as Terras Imortais.

2951

Arwen retorna de Lothlórien para Valfenda e conhece Aragorn.  

2980

Arwen e Aragorn se encontram novamente em Lothlórien e na Véspera do Solstício de Verão tornam-se noivos.

3009

Arwen retorna a Valfenda à pedido de seu pai.

3018

20 de Outubro: Aragorn retorna a Valfenda com Frodo Bolseiro.
24 de Outubro: Arwen faz-se presente no banquete em honra a Frodo.

25 de Dezembro: Aragorn deixa Valfenda com a Sociedade.

3019

16 de Fevereiro: A Sociedade parte de Lothlórien; Aragorn recebe a Elessar deixada a ele por Arwen.

6 de Março: Aragorn recebe o estandarte feito por Arwen.
15 de Março: Aragorn abre o estandarte de Arwen na Batalha dos Campos do Pellenor.
25 de Março: O Anel é destruído e o domínio de Sauron cai.
1 de Maio: Aragorn é coroado Rei; Arwen e Elrond deixam Valfenda.
20 de Maio: Arwen e Elrond chegam a Lothlórien.
27 de Maio: Arwen e Elrond partem de Lothlórien.

14 de Junho: Arwen encontra-se com seus irmãos, Elladan e Elrohir, e eles viajam ára Edoras.
16 de Junho: Arwen parte para Gondor.

Véspera do Solstício de Verão: Arwen chega a Minas Tirith.
Solstício de Verão: Arwen casa-se com Aragorn.

15 de Julho: Arwen diz a Frodo que ele pode viajar para o Oeste em seu lugar.
19 de Julho: Arwen deixa Minas Tirith com a procissão funeral do Rei Théoden.

10 de Agosto: Arwen faz-se presente no funeral do Rei Théoden.
14 de Agosto: Arwen e Elrond despedem-se e separam-se para sempre.

3021

29 de Setembro: Elrond cruza o Mar rumo às Terras Imortais.

Quarta Era:

15

Aragorn e Arwen viajam para o Reino do Norte.

120

1 de Março: Morte de Aragorn.

121

Inverno: Morte de Arwen.
 
 
 
Nomes e Títulos:

Arwen:
Arwen
significa “donzela nobre”, de ar significando “nobre” e wen significando “donzela”.
O Silmarillion: “Apêndice – elementos em nomes nos idiomas quenya e sindarin,” entradas para ar e wen.

Undómiel:
Undómiel
significa “estrela do crepúsculo” ou “estrela vespertina”. O elemento ndu significa “pôr (do sol).” O elemento domi significa “crepúsculo”. O elemento el significa “estrela”. Arwen era chamada assim por causa de sua beleza misteriosa e por que ela viveu nos anos minguantes – ou o crepúsculo – dos Elfos na Terra-média.
The History of Middle-earth, vol. V, The Lost Road and Other Writings: "The Etymologies," entradas para DOMO, EL, & NDU

Estrela Vespertina:
Estrela Vespertina
é a equivalente em Língua Geral para Undómiel.

Senhora de Valfenda, Senhora de Imladris, Senhora de Lórien:

Arwen é chamada por esses vários títulos de honra.
O Retorno do Rei: “A passagem da Companhia Cinzenta,” p. 35
Apêndice A de O Senhor dos Anéis: “Parte da História de Aragorn e Arwen”, p. 346

Arwen, a Bela:

Arwen era chamada dessa maneira devido a sua grande beleza.
Apêndice A de O Senhor dos Anéis: “Parte da História de Aragorn e Arwen”, p. 346

Rainha do Reino Reunido:

Arwen tornou-se a Rainha do Reino Reunido de Gondor e Arnor em seu casamento com Aragorn.
 
 
 
Árvore Genealógica: 
arwentree2.jpg
 
 

 
(clique na imagem para ampliá-la)

Fonte: Thain’s Book

Comentários