As Silmarils ao Nosso Alcance?

As SilmarilliAlgumas dezenas de milhares de anos após os Elfos Noldor terem criado as primeiras jóias com luz própria e de Fëanor ter feito sua obra máxima as Silmarils (ou Silmarilli, se preferirem), finalmente nós, Homens, os Filhos Caçulas de Ilúvatar, podemos estar chegando "perto" de atingir tal feito.
 
 
Saiu na revista Nature e pode ser lido em português lá no G1 que:
 
Cientistas britânicos descobriram como reter luz dentro de um material transparente, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (14) pela revista científica britânica "Nature". Os especialistas conseguiram conservar luz com o uso de metamateriais, ou seja, materiais transparentes que contêm partículas metálicas de várias formas e disposições, o que faz com que a luz se propague de forma incomum. O estudo demonstra uma arquitetura metamaterial teórica que poderia ser usada para reter luz em temperatura ambiente.

Segundo o estudo, este resultado cria uma ponte entre dois campos da ciência, o dos materiais e o da luz lenta, e poderia ser aplicado no processo ou armazenagem de dados ópticos ou na realização de memórias de óptica quântica. Além disso, o método permitirá desenvolver instrumentos que poderão ser empregados no processamento de informação quântica, assim como para redes de comunicações e processadores de sinais.

 
Só que os especialistas e cientistas não sacaram o mais importante: os Elfos já conseguiram tal feito muito antes de nós, ao aprenderema criar as jóias com luz própria lá em Aman, sob os ensinamentos dos Valar (mais especificamente de Aulë). Claro que as Silmarils de Fëanor são um sonho inatingível, pois necessitariam das Duas Àrvores, o que é impossível.
 
Mas é isso aí, os Filhotes Caçula de Ilúvatar estão chegando na área. Coisa de 30.000 anos atrasados, mas estamos aprendendo!