O Senhor dos Anéis nO Hobbit

Escrito por Fábio Bettega
bilbo_withring_half.jpg
Antes de qualquer coisa precisamos definir exatamente sobre o que estou
falando neste artigo especulatório sobre O Hobbit : nosso objetivo é
analisar os personagens que aparecem nos filmes dO Senhor dos Anéis e
verificar a plausibilidade da presença dos mesmos personagens e mesmos
atores em uma versão cinematográfica dO Hobbit e na possível Preqüência
dO Senhor dos Anéis
(já discutida neste artigo – e que será chamada
simplesmente de Preqüência de agora em diante). Não analisaremos
personagens menores como os Anões que aparecem de relance no Conselho
de Elrond, pois o assunto então seria quase inesgotável.
 
A análise é feita com base nos eventos descritos nO Hobbit e nos Apêndices dO Senhor dos Anéis e apesar de especulações não fogem ao escopo da obra literária. Não são simples chutes do tipo "ah, ele podia se encaixar aqui e pronto". Como sabemos que a mente dos roteiristas pode ser um tanto distorcida podemos esperar qualquer coisa, mas aqui nos ateremos ao preto-no-branco dos Apêndices e dO Hobbit.

Como há que se ter um ponto de partida em termos de datas, estou adotando a tomada de Erebor por Smaug em 2770 da Terceira Era – aproximadamente 172 anos antes dos acontecimentos dO Hobbit e 248 anos antes da Guerra do Anel – como data mais longínqua a ter um evento filmado tanto para O Hobbit quanto para a Preqüência, sem que nos percamos em datas e por este evento em particular ser o "causador" dO Hobbit. E, claro, temos que nos ater apenas aos Apêndices dO Senhor dos Anéis e aO Hobbit porque os direitos das outras obras não foram vendidos, logo não há possibilidade de enxertar histórias de outros livros como O Silmarillion onde a última seção poderia ser muito bem utilizada, a "Sobre os Anéis de Poder e a Terceira Era".

Analisando os eventos na Linha do Tempo Resumida (logo no final deste artigo) ouso afirmar que nO Hobbit teremos, além da trama do livro, uma trama enxertada dos Apêndices mas que ocorre em paralelo aos eventos dO Hobbit: a reunião do Conselho Branco – razão pela qual Gandalf não acompanha toda a jornada – e a "expulsão" de Sauron de Dol Guldur. E, cá entre nós, a perspectiva desta história mais densa e mais ligada aO Senhor dos Anéis dentro dO Hobbit não me desagrada não.

Claro que há algumas variantes, mas neste artigo assume-se que realmente teremos dois filmes, um focado fielmente nos acontecimentos dO Hobbit (talvez incluindo a "Expulsão do Necromante de Dol Guldur" – de agora em diante mencionado coo ENDG) e outro focando acontecimentos mais ou menos entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Há também a possibilidade de que aconteçam dois filmes lineares no tempo, com os eventos dO Hobbit começando em um e terminando em outro, entremeados e entrecortados por outros acontecimentos. Caso aconteça um filme só, basta ignorar o item preqüência ou mesclá-lo com O Hobbit, de acordo com o gosto do diretor.

Então vamos lá, ao nosso exercício de futurologia tolkieniana. E me permitam tomar a liberdade de tratar Peter Jackson como diretor dO Hobbit, é minha parte fã que o exige.

HOBBITS
Elijah Wood / Frodo
* O Hobbit: simplesmente impossível sua aparição, pois ele nasce 26 anos depois dos acontecimento retratados no livro e olha que o Peter Jackson o faz parecer ainda mais jovem nO Senhor dos Anéis, onde deveria ter 33 anos na depesdida de Bilbo e 50 quando decide partir do Condado.
* Preqüência: cenas interessantes como a morte de seus pais e sua mudança para Bolsão se encaixam bem no período entre-livros. E como Frodo só se muda para Bolsão com 21 anos Elijah Wood não estaria descartado do papel, uma vez que Peter Jackson optou por alterar O Senhor dos Anéis fazendo Frodo parecer mais novo. E Elijah tem aquela eterna cara de piá chorão.

Ian Holm / Bilbo
* O Hobbit: como personagem principal deve ocupar boa parte da trama e como, de acordo com a obra, depois desta aventura Bilbo não envelhece mais, Ian Holm poderia ser o ator desde que conseguissem deixá-lo com a mesma aparência do início de O Senhor dos Anéis.
* Preqüência: não acontece muito na vidinha de Bilbo neste período, além de adotar Frodo e iniciar os trabalhos no Livro Vermelho. Talvez algumas cenas dele escapando dos Sacola-Bolseiros, como alívio cômico.

Sean Astin / Samwise Gamgi
* O Hobbit: não nasce antes de 41 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: um pouco forçado e com tempo distorcido, mas poderia ser mostrado bem jovem, auxiliando o Feitor como jardineiro de Bolsão, à época da chegada de Frodo. Forçado pois Samwise pelos livros teria então 6 anos, mas como Peter Jackson não se intimida por essas coisas, nada impede colocá-lo com 15 a 20 anos naquele momento. Já pensou que momento tocante? Frodo chega a Bolsão e seus olhos cruzam com os de um jovem jardineiro suado, Frodo lhe oferece uma limonada… e tudo começa assim! Infelizmente pouca chance para Sean Astin, mas maquiagem e computação hoje em dia fazem milagres.

Dominic Monaghan / Merry
* O Hobbit: não nasce antes de 40 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: pode ter conhecido Frodo na Buquelândia quando era criança e Frodo um jovem órfão, antes de morar em Bolsão.  Ou isso ou a preqüência poderá chegar bem perto do início dO Senhor dos Anéis, mostrando, como dito nos livros, que Frodo tinha mais afinidade com os Hobbits novos que com os antigos do Condado, mas acredito que Dominic Monaghan esteja descartado

Billy Boyd / Pippin
* O Hobbit: não nasce antes de 48 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: só se Peter Jackson fizer outra revolução temporal para tê-lo antes da festa de despedida de Bilbo pois ele só nasce depois de Frodo ter se mudado para Bolsão. A não ser que aconteça o mesmo que foi citado no Meriadoc, com a preqüência quase se encostando ao início dO Senhor dos Anéis, tchau tchau Billy Boyd

Andy Serkis / Sméagol
* O Hobbit: um dos personagens principais da história… quem não está ansioso pelas charadas?
* Preqüência: a busca de Góllum pelo Um pode ser muito bem descrita, com a ida dele a Mordor, sua prisão e soltura, o primeiro encontro com Shelob, sua caçada por Aragorn e Gandalf. Bastante potencial dramático que com certeza será aproveitado.

HOMENS
Viggo Mortensen / Aragorn
* O Hobbit: seguindo o que está escrito Aragorn teria só 10 anos à época das aventuras de O Hobbit, mas a história é suculenta demais para Peter Jackson não morder ou pelo menos não fazer uma preparação para a Preqüência. Eventos ligados a Aragorn que acontecem antes dO Hobbit: a morte de Arador (avô de Aragorn) nas mãos dos Trolls, o casamento de Arathorn e Gilraen, a defesa silenciosa das fronteiras do Condado, o jovem Aragorn sendo escondido em Imladris e desconhecendo sua origem. Tenha certeza que isso tudo não faltará, seja nO Hobbit seja na Preqüência. Só o Viggo que não deve começar a trabalhar antes da Preqüência, por causa da idade.
* Preqüência: supondo que Peter Jackson resolva bancar o purista logo agora, todos os fatos citados aí no parágrafo anterior acontecerão na Preqüência. E mais o primeiro encontro de Aragorn e Arwen com direto a juras de amor eterno à luz do luar de Imladris, o início da amizade de Gandalf e Aragorn e algumas fantásticas possibilidades durante as duas décadas que Aragorn passa em Rohan e Gondor, servindo incógnito aos governantes sob o nome de Thorongil, ganhando experiência e sabedoria. Aragorn é o fio condutor deste filme, unindo todas as personagens e histórias, talvez até mesmo como narrador, escrevendo suas memórias já quando Rei de Gondor. E Viggo Mortensen é mais do que perfeito para o papel.

Sean Bean / Boromir
* O Hobbit: não nasce antes de 36 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: o encontro entre Aragorn e Boromir não se encaixa nas datas já que teria apenas 2 anos quando Aragorn encerra suas viagens, mas com algum jogo de cintura aqui e ali, Aragorn pode, no papel de Thorongil, ser o instrutor de armas do infante Boromir. Mas acho que Sean Bean fica de fora desta.

David Wenham / Faramir
* O Hobbit: não nasce antes de 41 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: assim como Boromir, o encontro entre Aragorn e Faramir não se encaixa nas datas já que este nasce 3 anos após a partida de Aragorn. Com um jogo de datas, talvez antecipando em 10 anos seu nascimento e o de Boromir, um jovem quase no fraldário ali com seus sete anos poderia acompanhar o treinamento de um Boromir pré-adolescente por Thorongil, mas nada de David Wenham.

John Noble / Denethor II
* O Hobbit: tinha 11 anos à época, mas é difícil encaixar Gondor no contexto geral dO Hobbit, ainda mais que não estavam envolvidos no ENDG. Eu aposto que Gondor não será nem citada nO Hobbit, a não ser que por motivos não literários opte-se por incluir Gondor no Conselho Branco (fala sério).
* Preqüência: aqui temos algumas possibilidades muito, muito interessantes. Além do fato de Aragorn ser apenas um ano mais novo do que Denethor, Aragorn circula por Rohan e Gondor por vários anos, período em que Denethor tinha entre 27 e 50 anos, ou seja, durante praticamente toda a idade adulta Denethor poderia estar em contato com Thorongil, possivelmente como comandante deste. Denethor só se torna regente alguns anos após a partida de Aragorn, mas há todo um lapso de tempo sem referências escritas, aberto à imaginação do roteirista e do diretor. E cabe muito bem mostrar a mudança de Denethor II de regente sábio a um louco transtornado por Sauron através do Palantír.

Bernard Hill / Théoden
* O Hobbit: não nasce antes de 6 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: de seus 9 a 30 anos Aragorn empreende aquele período de viagens e serviços a Gondor e Rohan. Muito possivelmente Théoden conheceu e comandou Aragorn antes de se tornar Rei no mesmo ano da partida de Aragorn, uma vez que os herdeiros do trono são normalmente os comandantes militares dos reinos. Talvez Thorongil tenha sido tutor marcial de Théoden, quem sabe? Seria necessária uma boa dose de maquiagem para trazer Bernard Hill ali para o final dos 20 anos, se é que isso é possível.

Karl Urban / Éomer


* O Hobbit: não nasce antes de 49 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: dificilmente há espaço para o personagem, a não ser muito jovem ou como criança.

Miranda Otto / Éowyn
* O Hobbit: não nasce antes de 54 anos terem se passado do final da aventura dO Hobbit.
* Preqüência: caso ainda mais complicado do que o de Éomer. Dama Branca de Rohan, ainda mais com Miranda Otto, só com muita mexida de pauzinhos.

OUTROS
Ian McKellen / Gandalf
* O Hobbit: um dos personagens principais, sem tirar nem por. Ian McKellen está com o cachê garantido
* Preqüência: encontros do Conselho Branco, invasão de Dol Guldur, Aragorn. É difícil achar um lugar onde Gandalf não apareça. A conta bancária de Ian McKellen ganhará mais alguns zeros.

Christopher Lee / Saruman
* O Hobbit: não aparece nO Hobbit a não ser que tenhamos o evento ENDG, no qual ele é bem importante já que é líder do Conselho Branco e tenta impedir Gandalf e os demais de agirem contra Sauron, antes do que considera adequado a seus planos.
* Preqüência: após ENDG Saruman se isola em Isengard, sempre mantendo a busca pelo Um, além de começar contato com Sauron através do Palantír e se tornar de fato um traidor. Não há muito Saruman na Preqüência, além duma grande preparação para O Senhor dos Anéis, inclusive explicando melhor de onde, afinal, vieram tão grandes exércitos. Talvez o maior problema seja a idade de Christopher Lee pois em 2007 ele já tem 85 anos.

Sala Baker / Sauron
* O Hobbit: embora um pouco afastado no tempo, a invasão de Gandalf em Dol Guldur é uma ótima chance de aparecer além de não ser fora da história, afinal é um flashback contado em Valfenda por Gandalf, mesmo tempo acontecido quase 90 anos antes. E temos o evento ENDG, uma bela oportunidade de mostrar uma nova e imensa fortaleza do mal e um ataque à mesma.
* Preqüência: deixa Dol Guldur, retorna a Mordor, corrompe Saruman, invade Ithilien, incentiva os Haradrim a atacar Gondor e assim por diante. É, de novo, o inimigo principal, mas não a ser enfrentado diretamente, não antes dO Senhor dos Anéis. A história da "coleta" dos Anéis também é interessante assim como a da retomada de Dol Guldur pelos Nazgûl. Aposto que será mostrado em forma física desta vez, a não ser que Peter seja um daqueles estranhos que não acreditam que Sauron tivesse forma física na Terceira Era. Eu espero sinceramente que não seja o caso ou qe ele releia os livros e seus olhos se abram à verdade.

Nazgûl
* O Hobbit: talvez durante o evento ENDG, mas só.
* Preqüência: há muito que os Nazgûl estão em Minas Morgûl e preparando Mordor para o retorno de Sauron. Também há a retomada de Dol Guldur por três dos Nazgûl, bem entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Ou seja, sim, teremos Nazgûl!

Barbárvore
* O Hobbit: humm… não.
* Preqüência: também não, a não ser que mostrem Saruman usando o conhecimento de Barbárvore, mas é sempre importante ressaltar que os Ents viveram bem isolados por muito tempo. Acho difícil.

ANÕES
John Rhys-Davies / Gimli
* O Hobbit: um Anão bastante jovem com 62 anos ao tempo dO Hobbit, e sabemos muito bem que ele não participa como um dos companheiros de Bilbo. E acho que Peter Jackson não seria louco o suficiente pra trocar algum dos Anões por Gimli… ou seria? De qualquer forma ele poderia muito bem estar na Batalha dos Cinco Exércitos, talvez lutando ao lado de Legolas, sem perceber. John Rhys-Davies pode se encaixar.
* Preqüência: não nascido na época da tomada de Erebor por Smaug nem na Batalha dos Portões de Moria, não se encaixa em nenhuma aventura citada. Para aparecer neste filme uma história alternativa deveria ser criada, o que é um tanto preocupante.

ELFOS
Orlando Bloom / Legolas
* O Hobbit: como Elfo da Floresta das Trevas Legolas pode ser tranqüilamente encaixado, afinal é filho de Thranduil, que aparece com algum destaque no livro. Também há espaço para ele na grande Batalha dos Cinco Exércitos. Ou seja, Orlando Bloom e suas peripécias élficas têm espaço garantido no filme desde que seja tomado algum cuidado com a continuidade, impedindo contato antes do tempo com Gandalf, Gimli e Bilbo.
* Preqüência: um pouco mais complicado, mas poderia aparecer como coadjuvante no Conselho Branco e no ataque a Dol Guldur. As Orlandetes agradecem.

Hugo Weaving / Elrond
* O Hobbit: uns dos personagens mais importantes. Hugo Weaving garantido.
* Preqüência: aparece em quase todas as linhas de história, desde a infância de Aragorn até os eventos do Conselho Branco. Não parece sair muito de Imladris, mas nem precisa. Hugo Weaving mais do que garantido e seria interessante vê-lo na ENDG.

Liv Tyler / Arwen
* O Hobbit: na época dos eventos, está em Lórien. E nada de forçar a barra com Aragorn conhecendo Arwen antes da hora. Já imaginou o jovem Aragorn, pirralho de tudo, olhando e babando praquela elfona e pensando "espera eu crescer!". Nah, muito tosco.
* Preqüência: espaço garantido e maior do que nO Senhor dos Anéis, com o enlace amoroso com Aragorn. Pode se preparar para grandes cenas românticas em Imladris e Lothlórien ao som de algumas músicas estilo celta/new age, possivelmente em élfico. Só não sabemos se a Liv Tyler ainda agüenta o tranco de bancar a elfa "ninfeta".

Cate Blanchett / Galadriel
* O Hobbit: só se aparecer telefonando para Elrond, não há espaço para ela a não ser que aconteça o evento ENDG. E por isso mesmo que eu estou cada vez mais convencido de que a Expulsão acontecerá mesmo nO Hobbit, é uma ótima oportunidade de encaixar personagens conhecidos dO Senhor dos Anéis.
* Preqüência: boas chances de atuar no Conselho Branco e como avó da Arwen, talvez incentivando os avanços do jovem Aragorn – ou tentando impedi-los. De qualquer forma, interessante potencial. E com a Cate Blanchet mesmo.

Marton Csokas / Celeborn
* O Hobbit: não. A não ser na ENDG.
* Preqüência: uma chance de desfazer a imagem de bobão, atuando no Conselho Branco e atacando Dol Guldur. Pode manter o Marton Csokas mesmo.

RESUMÃO

Lista de personagens/atores e suas possibilidades nO Hobbit e Preqüência, com relação, claro, à história a aos personagens e não considerando problemas de agenda, dificuldades de convivência e/ou falta de interesse, Nenhuma tor foi convidado ainda, é uma lista especulativa de quem podemos esperar ver nO Hobbit e na Preqüência.

* Certeza: Andy Serkis (Sméagol/Góllum), Ian McKellen (Gandalf), Christopher Lee (Saruman), Hugo Weaving (Elrond), Viggo Mortensen (Aragorn), Sala Baker (Sauron), Nazgûl, Liv Tyler (Arwen), Cate Blanchett (Galadriel) e Marton Csokas (Celeborn)
* Probabilidade Alta: John Noble (Denethor), Orlando Bloom (Legolas) e John Rhys-Davies (Gimli)
* Necessita Muita Maquiagem ou Mudanças: Ian Holm (Bilbo), Elijah Wood (Frodo), Sean Astin (Samwise) e (Bernard Hill) Théoden
* Mudanças Drásticas Demais ou Aparecem Apenas Muito Mais Jovens: Billy Boyd (Pippin), Dominic Monaghan (Merry), David Wenham (Faramir), Sean Bean (Boromir), Karl Urban (Éomer) e Miranda Otto (Éowyn)


LINHA DO TEMPO PARCIAL DA TERCEIRA ERA
2770 – Smaug toma Erebor
2799 – Batalha entre Orcs e Anões nos Portões Leste de Moria
2850 – Gandalf entra em Dol Guldur e descobre que o Necromante é Sauron; recupera mapa e chave de Thráin
2851 – Conselho Branco se reune
2879 – Gimli nasce
2890 – Bilbo nasce
2929 – Arathorn II se casa com Gilraen
2930 – Arador morto por Trolls
2930 – Denethor II nasce
2931 – Aragorn II nasce
2933 – Arathorn II morre; Aragorn II levado a Imladris
2941 e 2942 – "O Hobbit"
2941 – Conselho Branco ataca Dol Guldur; Sauron escapa para Mordor em segredo
2948 – Nasce Théoden
2949 – Gandalf e Balin visitam Bilbo
2951 – Sauron se revela; Elrond revela passado de Aragorn II; Aragorn II encontra Arwen; Nazgûl reocupam Dol Guldur
2953 – Última reunião do Conselho Branco
2954 – Montanha da perdição entra em erupção
2956 – Aragorn conhece Gandalf
2957 a 2980 – Aragorn em Rohan e Gondor
2968 – Frodo nasce
2978 – Boromir nasce
2980 – Gollum encontra Laracna; Théoden rei de Rohan
2982 – Merry nasce
2983 – Faramir nasce; Samwise nasce
2984 – Denethor II regente
2989 – Frodo em Bolsão
2989 – Balin entra em Moria
2990 – Pippin nasce
2991 – Éomer nasce
2994 – Balin é morto e colônia dos Anões em Moria é extinta
2995 – Éowyn nasce
3001 – despedida de Bilbo
3007 – Gilraen morre
Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex