Estudo “The History of The Hobbit”: Lançamento em 8 de Maio

“The History of The Hobbit” ou “A História dO Hobbit” é um novo estudo do livro “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien, a ser lançado em dois volumes, o primeiro dia 8 de maio e o segundo em 4 de junho. Eles conterão os até então inéditos rascunhos do livro, acompanhados por comentários escritos por John D. Rateliff. Também detalhará as várias revisões feitas por Tolkien nO Hobbit, incluindo revisões abandonadas para a terceira edição do livro, planejada para 1960, bem como mapas originais inéditos e ilustrações do próprio Tolkien.
hoh_1
O primeiro volume é intitulado “The History of The Hobbit: Volume I: Mr. Baggins” (algo como “A História dO Hobbit: Volume 1: Sr. Bolseiro”) e conterá a primeira metade do material rascunhado por Tolkien para “O Hobbit”, comentado. Será lançado em 8 de maio de 2007. O segundo volume tem o título “The History of The Hobbit: Volume II: Return to Bag-End” (ou “A História dO Hobbit: Volume 2: Retorno a Bolsão”), contendo a segunda metade dos rascunhos e está agendada para 4 de junho de 2007.

 

“The History of Middle-earth” e “The History of The Hobbit”

Quando Christopher Tolkien começou a publicar a série “The History of Middle-earth”, uma coleação de doze volumes documentando o processo criativo de J. R. R. Tolkien na elaboração da Terra-média, com textos datando de 1920 a 1970, ele tomou a decisão consciente de não lançar nenhum volume contendo detalhes da criação dO Hobbit. De acordo com ele, O Hobbit originalmente não tinha intenção de ser parte do universo da Terra-média e foi anexado ao legendário mais antigo e mais sério de seu pai apenas superficialmente, embora a existência dO Hobbit tenha alterado para sempre o legendário. O tom dO Hobbit é muito mais leve e mais apropriado às crianças do que os demais textos de Tolkien.

Assim, como Christopher Tolkien não iria publicar um estudo dO Hobbit, a tarefa foi delegada a Taumhoh_2 Santoski na década de 1980. Santoski possuía conexões com a coleção Marquette de material de Tolkien,  que é onde os manuscritos originais estão. Ele morreu em 1991 e a tarefa ficou a cargo de John Rateliff. Embora Christopher Tolkien não tenha trabalhado diretamente no “The History of The Hobbit”, o trabalho é bastante similar à “arqueologia literária” de seu “The History of Middle-earth”.

Rateliff enviou um rascunho do livro terminado pata Christopher Tolkien que, aprovando o trabalho, deu ao “The History of The Hobbit” sua benção pessoal para que fosse publicado em conjunto com as demais obras de seu pai.

Links de Interesse: