Grão-orc

Grão-orc, John Howe

Orc líder nas Montanhas da Névoa. O Grão-orc era um Orc muito grande com uma grande cabeça. Ele era o chefe de um grupo de Orcs que vivia na Cidade Goblin próximo da Passagem Alta. Eles matavam os viajantes que usavam outra passagem mais fácil próxima do portão principal da Cidade Goblin até as pessoas começarem a evitar aquela rota sobre as montanhas. Os Orcs então fizeram outro portão que abria em uma caverna que eles chamavam de Front Porch no topo da Passagem Alta.

No verão de 2941, os Anões de Thorin & Companhia com Bilbo Bolseiro foram capturados no Front Porch e foram trazidos antes do Grão-orc. Ele estava sentado em uma pedra lisa e cercado de guardas armados. O Grão-orc exigia saber o que os Anões estavam fazendo nas montanhas.
 
 

Quando foi revelado que Thorin estava em posse da espada Élfica Orcrist – a qual os Orcs temiam e chamavam de Mordedora – o Grão-orc ficou furioso e pronto para atacar Thorin. Então Gandalf apareceu e com sua espada, Glamdring, matou o Grão-orc.

 

A morte do Grão-orc deixou os Orcs das Montanhas da Névoa irritados. Um grande exército de Orcs e Wargs foi reunido por Bolg – cujo pai, Azog, foi assassinado por um Anão. As forças de Bolg seguiram Thorin & Companhia até a Montanha Solitária onde eles lutaram a Batalha dos Cinco Exércitos contra os Anões, Elfos da Floresta e Homens do Lago.

 

Fontes:

O Hobbit: “Montanha acima, montanha adentro”, “Adivinhas no escuro”, “Da frigideira para o fogo”, “Estranhos alojamentos”, “Explode a tempestade”.

Traduzido de:

The Thain’s Book 

Comentários