Bolg

Bolg – John Howe

Orc líder na Batalha dos Cinco Exércitos. O pai de Bolg, Azog, foi assassinado por Dain Pé-de-Ferro na Batalha de Azanulbizar em 2799. O ódio de Bolg pelos Anões foi renascido quando o Grande Goblin foi assassinado durante um encontro com Tharin Escudo de Carvalho e Companhia em 2941.

 Bolg reuniu um exército de Orcs através das Montanhas da Névoa e sua capital, Montanha Gundabad. Eles marcharam à leste através das Montanhas Cinzentas com Wargs e com uma nuvem de morcegos acima de suas cabeças.
 

Na Montanha Solitária, Bolg liderou os Orcs e os Wargs para a batalha com os Anões, Elfos da Floresta e Homens do Lago. Ele foi cercado e protegido por um grupo de grandes Orcs com espadas de aço.

Thorin Escudo de Carvalho tentou passar pelos guarda-costas de Bolg, contudo ele não pode avançar suas linhas e logo ele estava cercado e mais tarde ele morreu das feridas que levou. Então, as águias chegaram e depois veio Beorn na forma de urso. Bolg foi assassinado violentamente por Beorn e os Orcs e Wargs foram derrotados.
 

 

Nomes e Etimologia:

Também chamado Bolg do Norte.
 

 
Fontes:

O Hobbit: “Explode a tempestade”, “A viagem de volta”
 

Apêndice A de Senhor dos Anéis: “O povo de Durin”

 

 Traduzido de: The Thain’s Book