Novo livro: "LotR: Popular Culture in Global Context"

Escrito por Gabriel Oliva Brum
O primeiro livro a analisar o impacto comercial e
cultural dos fenômenos relacionados a O Senhor dos Anéis a partir de uma
perspectiva realmente internacional. Abrangente e meticulosamente pesquisado, a
obra segue a trajetória de como o cinema global pode ser apresentado, apreciado
e apropriado no século XXI.



 

The Lord of the Rings: Popular Culture in Global
Context
("O Senhor dos Anéis:
Cultura Popular no Contexto Global") toma o lançamento da trilogia cinematográfica
como ponto de partida para um panorama do impacto internacional O Senhor dos
Anéis em diversos ambientes culturais (EUA, Reino Unido, Nova Zelândia e
Europa). Essa antologia examina o merchandising, números de bilheteria,
distribuição, recepção da crítica, o surgimento dos fãs e o status de
culto dos filmes. O livro se concentra em como essas facetas bem diferentes – trailers,
edições de DVD, páginas de Internet, jogos de computador, música, excursões nos
locais das filmagens e até seus improváveis subprodutos eróticos – contribuíram
para tornar O Senhor dos Anéis a marca mais reconhecida publicamente do século
XXI até agora.

Este livro ajuda a explicar como tal status
é negociado pela Hollywood corporativa. O sucesso dos filmes e da franquia
indica também o sucesso crescente da fantasia como gênero no século XXI. Essa
popularidade, por sua vez, exige uma investigação cuidadosa de como, por que e
onde ela é consumida. É essa área de estudo até então negligenciada que Ernest
Mathijs aborda na publicação deste volume.

Ernest
Mathijs

Ernest Mathijs é professor de Estudos
Cinematográficos na Universidade de Gales, Aberystwyth. Ele é co-editor de Big
Brother International: Formats, Critics and Publics
, Alternative Europe:
Eurotrash and Exploitation Cinema Since 1945
e editor de The Cinema of
the Low Countries
(todos da Wallflower Press, 2004). Ele está escrevendo The Cinema of David Cronenberg (para a
série Directors’ Cuts da Wallflower Press).


Conteúdo do livro:

SECTION
1: POLITICAL ECONOMY AND COMMERCIAL CONTEXTS

1. More than Just Rings: Merchandise for Them All, Janet Wasko and Govind
Shanadi 2. ‘On the Brink of a New Threshold of Opportunity’: The Lord of the
Rings and New Zealand Cultural Policy, Jennifer Lawn and Bronwyn Beatty 3.
Making Middle Earth Sound Real: The Lord of the Rings and the Cultural Politics
of the BBC Radio Edition, Martin Barker 4. Blockbusters and/as Events:
Distributing and Launching The Lord of the Rings, Daniel Biltereyst and
Philippe Meers 5. Following the Money: The Lord of the Rings and the Culture of
Box Office Figures, Warren Buckland and Christopher Long

SECTION
2: PUBLIC RECEPTIONS

6. ‘Wellywood’ and Peter Jackson: The Local Reception of The Lord of the Rings
in Wellington, Davinia Thornley 7. Reviews, Previews and Premieres: The
Critical Reception of The Lord of the Rings in the United Kingdom, Ernest
Mathijs 8. ‘Apocalypse Now in Middle Earth’: ‘Genre’ in the Critical Reception
of The Lord of the Rings in Germany, Susanne Eichner, Lothar Mikos and Michael
Wedel 9. Realising the Cult Blockbuster: The Lord of the Rings Fandom and
Residual/Emergent Cult Status in ‘the Mainstream’, Matt Hills 10. The Lord of
the Rings Online Blockbuster Fandom: Pleasure and Commerce, Kirsten Pullen 11.
‘This is What it Must Look Like’: The Lord of the Rings Fandom and Media
Literacy, Judith E. Rosenbaum 12. Sacred Viewing: Emotional Responses to The
Lord of the Rings, Anne Jerslev

SECTION
3: ANCILLARY CONTEXTS

13. Framing Tolkien: Trailers, High Concept and the Ring, Erik Hedling 14.
Bonus Material: The DVD Layering of The Lord of the Rings, Jonathan Gray 15.
Playing the Ring: Intermediality and Ludic Narratives in the Lord of the Rings
Games, Jonathan Dovey and Helen W. Kennedy 16. Cooperation versus Violence: An
Ethnographical Analysis of the Return of the King Video Game, Mariano Longo 17.
Fixing a Heritage: Inscribing Middle Earth onto New Zealand, Stan Jones 18.
Musical Middle Earth, K. J. Donnelly 19. Tolkien Dirty, I. Q. Hunter

A Wallflower Press é uma editora
independente especializada em cinema.

Editado por Ernest Mathijs
Prefácio de Brian Sibley
Data de publicação: 12 de outubro de 2006

360 páginas
1–904764–82–7 £16.99 (brochura)
US$25.00 (brochura)
1–904764–83–5 £45.00 (encadernado)
US$75.00 (encadernado)

Compra do livro pela Amazon.com

Fontes:
Press Release da Wallflower Press
e TheOneRing.net

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