Aman

De todas as terras que Tolkien descreveu, Aman recebeu grande atenção mas com o menor número de detalhes correspondentes. Sabe-se que tipo de terras existiam lá mas não exatamente onde se localizavam. Os Eldar se espalhavam pelas terras, especialmente nas regiões ocidentais, e os datlhes de Aman foram retirados de suas tradições.

 
O continente propriamente dito era dividido por uma cadeia de montanhas, as Pelori, que estendem-se do norte ao sul em um arco envolvente que se verga para o leste. Estas montanhas foram elevadas pelos Valar como uma defesa contra Melkor, mas ele nunca tentou atacar o Oeste.

As quatro maiores regiões de Aman eram Valinor, Eldamar, Araman e Avathar.

Valinor

Valinor era a residência dos Valar e seu povo, os Maiar. Os Valar e Maiar eram Ainur, seres angelicais que não eram nativos da Terra-média mas que se encarregaram de sua formação e governo. Muitos dos Valar estabeleceram um "país" em Valinor, mas também construiram uma cidade perto das Pelori, aproximadamente na latitude média do continente. Esta era Valimar, onde estabaleceram o Círculo do Destino, Mahanaxar. Este era um círculo de tronos onde os Valar poderiam se sentar em um debate ou julgamento.

Embora seja difícil localizar as regiões individuais dos Valar, os salões de Nienna eram ditos serem no "oeste do Oeste, nas bordas do mundo". Esta região deve ter sido no litoral de Ekkaia, o Mar Circundante. Tolkien escrever que "as janelas de sua casa tinham vista para fora dos muros do mundo".

Mandos, a residência de Namo (o Homem do Destivo dos Valar), é dito que ficava próxima à terra de Nienna.

Orome o caçador residia nas florestas de Valinor, mas Tolkien não as situa precisamente. Situavam-se nas regiões ao sul, terminando em algum lugar perto de Hyarmentir. Provavelmente a residência de Tulkas e Nessa (irmã de Orome) ficava perto das florestas de Orome, porque Nessa amava correr entre as árvores, conduzindo cervos em seus rastro.

A região de Lórien provavelmente situava-se próximo a Mandos. Irmo, Senhor de Lorien, era o irmão de Namo. A irmã dos dois era Nienna, então Lorien deveria se situar no Oeste de Valinor também. No meio de Lorien existia um grande lago, Lorellin. As margens do lago era cobertas de florestas e a terra era cheia de jardins e fontes.

Os Salões de Manwe e Varda sobre o Taniquetil eram as moradias mais orientais dos Valar em Aman. Muitos Maiar (e mais tarde alguns Vanyar) assentaram-se aos pés do Taniquetil para estar mais próximos de Manwe e Varda.

Valimar ficava numa planície ao centro do continente. Seu portão leste abria-se sobre um monte ou colina verde, Ezellohar, onde Yavanna plantara as Duas Árvores, Telperion e Laurelin. Teleprion era branca. Laurelin era dourada e produzia um orvalho dourado que Varda coletava em lagos através de Valinor. Mahanaxar, o Círculo do Destino, situava-se entre a cidade e Ezellohar.

Os Salões de Aule é dito que ficavam exatamente no meio de Valinor, o que implica na região central. Uma vez que ele é associado com a mineração e a terra, ele poder ter erguido colinas ou montanhas ali.

Eldamar

Eldamar era a residência dos Eldar. Consistia de um vale na região central das Pelori onde a colina chamada Tuna se erguia e as terras a leste das Pelori ficavam próximas à Baía de Eldamar. O vale era a Calacirya (Fissura de Luz) que os Valar criaram quando trouxeram os Eldar a Aman.

Na Baía de Eldamar os Valar fixaram a ilha de Tol Eressea (a Ilha Solitária). Aparentemente existiam florestas e jardins em Eldamar uma vez que os Teleri foram capazes de encontrar madeira para construir seus navios. Ao menos uma montanha se erguia no meio da ilha, e seus litorais ocidentais foram a região onde primeiramente as flores brotaram (e provavelmente onde os Teleri moraram antes de aprenderem a construir navios).

Tol Eressea foi originalmente utilizada como um transporte para os Valar levarem os Elfos a Aman. Nenhum dos Noldor ou Vanyar permaneceram ali, mas os Teleri viveram na ilha por um longo tempo antes de aprenderem a construir navios e se espalharem pelos litorais de Eldamar. Alguns Teleri podem ter continuado a morar na ilha por todos os Anos das Árvores. Após a Primeira Era os Exilados e os Sindar que foram até Aman fixaram-se em Tol Eressea, onde podem ter construído várias cidades (Tavrobel e Kortirion são mencionadas nas primeiras histórias descrevendo Tol Eressea). A cidade de Avallone, construída no litoral leste de Tol Eressea, era o porto principal dos Eldar da Terra-média e era dali que os navios partiam para Numenor.

É dito que os Noldor moraram em Tirion e em colinas e montanhas "ao alcance do som do mar ocidental", mas também espalharam-se para o norte através das colinas ocidentais das Pelori (dentro de Valinor) porque Feanor construiu Formenos nas monatnhas mais ao norte.

Uma estrada corria para leste de Tuna até o mar, e aparentemente acompanhava a costa para o norte, até Alqualonde. Outra estrada percorria o oeste de Valinor até Valimar.

Embora os Noldor e Teleri tenham permanecido em sua maior parte em Eldamar ou terras próximas, os Vanyar migraram para Valinor. Tolkien escrever que "eles abandonaram a cidade de Tirion sobre o Tuna, e residiram desde então sob as montanhas de manwe, ou ao redor das planícies e floresta de Valinor".

A casa de Ingwe de fato ficava no sopé oeste do Taniquetil, tendo vistas para a planície de Valimar e a cidad. Finwe, para visitar Ingwe, precisava através Valinor e escalar a montanha pelo oeste, seguindo apenas caminhos e não estradas.

Alqualonde foi construída em um porto natural no litoral mais ao norte da Baía de Eldamar. Os navios-cisne dos Teleri navegavam através de um grande arco de pedra para entrar ou sair do porto. A cidade era construída de pedra mas adornada com muitas pérolas e nos Anos das Árvores era iluminada com muitas lâmpadas. Por alguma razão a cidade possuía muros quando Feanor a atacou. Talvez os muros fossem construído no topo de um círculo de pedra que envolvia todo ou parte do porto (e do qual o arco de pedra era parte).

Eldamar parece que se estendia mais para o norte de Alqualonde, mas O SILMARILLION não indica quais dessas terras foram habitadas antes dos Noldor partirem para o exílio. Após os Noldor tomarem os navios dos Falmari eles navegaram para o norte por algum tempo (um período de anos, medidos em Anos do Sol) antes de deixarem Eldamar.

Araman

Ao Norte de Eldamar situava-se Araman (Aman Exterior). Originalmente esta área não era habitada, mas o Noldor a cruzaram em seu retorno à Terra-média. Quando melkor e Ungoliant cruzaram Aman a região consistia de "planícies áridas", e mesmo os Noldor foram capazes de viver lá por aproximadamente 15-20 Anos do Sol, talvez pescando. Pode ser que árvores cresceram ali após o surgimento do Sol, espalhando ao florestas de Eldamar para o norte, ou plantadas pelos Eldar ou Valar.

Após a Primeira Era os Teleri construíram a torre para Elwing no ponto mais ao norte de Araman, então eles podem ter se espalhado pelas costas.

O SILMARILLION diz que os Noldor "chegaram finalmente às fronteiras norte do Reino Guardado, além da fronteira da vazia vastdão de Araman que era montanhosa e gelada". Este trecho parace implicar que Araman expandia-se para o oeste através de Aman e que Valinor não se estendia muito ao norte de Calacriya.

Perto do Helcaraxe Araman tornava-se uma terra fria e desolada, afligida por neblinas frias e gelos vindos dos Gelos Atritantes do norte. Foi apenas nessa região que os Noldor começaram a sofrer com o clima em sua caminhada para o Exílio. A multidão de Noldor de Fingolfin vagou nessa região por um longo tempo antes de finalmente atravessarem o norte e cruzarem o Helcaraxe.

Avathar

Ao sul de Eldamar situava-se Avathar, e sabe-se apenas que ali Ungoliant viveu por um tempo. Após sua partida com Melkor não há mais menção a Avathar, mas pode ser que eventualmente as teias de escuridão que ela teceu lá foram destruídas e a região foi reclamada pelos Elfos.

Avathar era uma faixa bastante estreita de litoral (se comparada a Araman) e o vale de Ungoliant ficava muito ao sul de Eldamar, além de Hyarmentir, que era o pico mais alto das Pelori do sul e mesmo mais ao sul do que as regiões setentrionais habitadas de Valinor.