EDITORIAL: í€s Vezes Tudo Muda Pra Continuar Igual

Oi! Meu nome é Fábio, mas assino como Deriel aqui na Valinor e sou uma espécie de Chefão. É que já faz tanto tento que eu não escrevo um Editorial que achei conveniente me reapresentar, antes que perguntem "quem é esse cara?".
 
Acho que temos muitas coisas sobre as quais conversar, muitos esclarecimentos a fazer, muitas dúvidas a tirar. É, de maio/2005 pra cá as coisas foram totalmente caóticas, mas estamos resolvendo um por um dos problemas afim de tornar a Valinor (e a Lothlórien e a Durbatûluk e a Lista de Discussão e a Newsletter e o MUD e tudo mais) o mais útil e prática possível.

Antes de qualquer coisa, dinheiro. Tivemos problemas graves com dinheiro em 2004 e até meados de 2005, pois tínhamos que pagar o servidor da Valinor (era um computador exclusivo para nós utilizarmos) e que nos sangrava U$ 90 por mês, e isto quando o dólar estava a quase R$ 3,00, foram tempos difíceis nos quais fizemos até venda de e-mails (sou eternamente grato a todos que contribuíram!). O problema só se resolveu quando colocamos os anúncios do Google, o que nos permitiu um certo fôlego financeiro, até que… bom, eles detectaram fraude (alguém andou clicando indevidamente) e cancelaram nossa conta: vazio financeiro novamente. Porém desta vez os tempos foram melhores e no que eles cancelaram a conta conseguimos um outro servidor, no qual ficamos de graça, em troca de um banner na página principal (Sphere , vocês já jogaram? Deveriam ). Hoje em dia estamos no 0 x 0, mas podemos nos manter on-line sem problemas, e com mais experiência pro futuro.

Uma mudança radical feita em junho a a troca do software do Fórum, do phpBB, que é gratuito, para o vBulletin, que é pago (foi pago com a receita obtida do Google). O phpBB nos tomava tempo demais em manutenções, acertos de bugs e mais um porrilhão de coisas. o vB agora é o céu! Tem praticamente tudo que desejamos e não dá trabalho algum. Se acharmos um bug, reportamos para o suporte e ELES consertam. O software não foi barato (U$ 160,00) mas é uma vez só o pagamento, uso eterno e temos suporte. Agora posso me concentrar em outras coisas.

Queria também conversar com todos sobre a maldita história das camisetas. Vamos encerrar isso de vez e enterrar o assunto: quem comprou a camiseta por favor entre em contato com valinor@valinor.com.br indicando nome completo, CPF, agência e número da conta (preferência para Banco do Brasil e Caixa Econômica) que o dinheiro será depositado. Ou pode preferir que seja paga a entrada no Nacional de novemnbro ou mesmo receber o dinheiro em mãos no Nacional. Fazemos questão absoluta de devolver o dinheiro a todos. Existiu um problema com o dinheiro das camisetas, mas o mesmo foi reposto neste mês e portanto vamos devolvê-lo sem (mais) demora a todos. Ah, logo teremos camisetas da Valinor, mas as mesmas só serão postas à disposição depois de feitas, nada de venda antecipada.

Também estamos conscientes que o visual da Valinor não é dos melhores atualmente, mas até janeiro eu acredito que estaremos com Valinor, Lothlórien e Durbatûluk normalizadas e lindonas. Basta um pouco de tempo pois o número de pessoas a ajudar reduziu bastante. Tivemos baixas pesadas na Equipe Valinor, pessoas que nos auxiliaram profundamente por muito tempo, mas que buscaram novos caminhos (vocês não imaginam o quanto manter a Valinor pode ser física e psicologicamente exaustivo), como Gildor, Tilion, Moonsorrow e Úvatar.

Aproveitando o ensejo, queria comentar o fato da diminuição da participação dos fãs nas comunidades. Depois dos filmes a queda foi exponencial. Antes o Fórum chegava a ter 2000 mensagens por dia, hoje ficamos nas 400. E isso que a Valinor é (falo sem modéstia ou orgulho, apenas citando fatos) uma das poucas – em alguns aspectos a única – comunidade Tolkien do Brasil que ainda possui uma boa participação e isso torna nosso trabalho ainda mais importante. Apesar da queda da participação em todos os aspectos, tivemos um aumento (juro!) de quase 100% na visitação diária da Valinor (vide figura em anexo, que mostra o número de visitas únicas por dia, mas só do Fórum, sem contar Valinor)! Portanto, fãs de Tolkien, fãs de verdade, seja do livro ou dos filmes (não importa) é a hora de se manter firme e forte à sua comunidade de preferência (e, claro, manter-se visitando a Valinor!). E afirmo: a Valinor estará sempre com todos vocês.

Não se esqueçam de participar do VI Encontro Nacional Valinor e da II HobbitCon e fica este tópico à disposição para tirar quaisquer dúvidas que possam ter, às quais responderei com o maior detalhamento e carinho.

Abraços fraternos a todos,
Fábio ‘Deriel’ Bettega