O Senhor dos Anéis e a proteção do meio ambiente

Uma série de três documentários conectando "O Senhor dos Anéis" de Peter Jackson aos desafios ambientais encarados pela Nova Zelândia foi lançada ontem.
 
 
Os três filmes, chamados "Middle-Earth Connection" (Conexão Terra-Média), são dirigidos e produzidos pelo cienasta de Auckland, David Jacobs, e é focado em florestas, agricultura e cidades.

Jacobs tem usado clips dos filmes de PJ como uma estrutura de referência.

"O autor de O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien foi um ambientalista e há claros valores ambientais no livro", diz Jacobs.

"Os livros promovem o que poderíamos chamar hoje em dia de sustentabilidade."

"Os filmes revelaram o bioma da Nova Zelândia aos espectadores do mundo todo – e com essa imagem limpa e verde, a Nova Zelândia não pode se dar ao luxo de ignorar a realidade de seus desafios ambientais."

O primeiro filme é chamado "Care For The Woods" (Cuidando das Matas) – sobre como os neozelandeses podem preservar melhor as florestas nativas, e foca na importância do kereru, o pombo nativo das matas, e a ameaça do gambá às árvores nativas e ao kereru.

O segundo filme mostra como as práticas agrícolas emitem gases que prejudicam a camada de ozônio, a importância das florestas nativas que agem como redutores de carbono, e o relacionamento entre agricultura e qualidade de água.

O último filme examina como o desenvolvimento urbano pode ser feito de forma ambientalmente mais amigável, como a indústria e a energia podem ser mais sustentáveis, como administrar melhor o desperdício e como desenvolver um sistema de transporte mais sustentável.

O lançamento foi no The Embassy Theatre, em Wellington, local onde ocorreram as premieres dos filmes de Peter Jackson.

A série será apresentada no canal TV One, em novembro, narrada pelo ator Craig Parker, que interpretou o Elfo Haldir, em "O Senhor dos Anéis".

Fonte: Stuff.co.nz