The Tolkien Ensemble

 
O Tolkien Ensemble foi formado em 1995 e executou seu primeiro concerto em Gjorslev Castle, Dinamarca, no dia 19 de Janeiro de 1996. O Tolkien Ensemble (Ensemble significa Trupe, Coral, Grupo) possui 6 membros regulares:

Signe Asmussen, mezzo-soprano
Mads Thiemann, barítono
Morten Ryelund Sørensen, violino
Katja Nielsen, contra-baixo
Peter Hall, vocal folclórico e vários instrumentos
Caspar Reiff, violão

Com excessão de Peter Hall, que estudou no London College of Music [Colégio de Música de Londres], todos os membros estudaram na The Royal Danish Academy of Music [Academia Real Dinamarquesa de Música].

O Tolkien Ensemble executou um vasto número de concertos na Dinamarca em uma série de locais: Salas de Concerto, Igrejas e Bares e executou seu primeiro concerto na Inglaterra na próprio Colégio de Tolkien: Exeter College, em Oxford (Setembro de 1999).

Em sessões de gravação bem como em alguns concertos o Tolkien Ensemble utiliza músicos do cenário musicial profissional da Dinamarca como assistentes. Isto levou a uma frutífera cooperação com grupos como o Chamber Choir Hymnia [Coral de Câmara Hymnia], The Commotio Quartet [O Quarteto Commotio], a banda folclórica Polka-gejst e vários solistas vocais/instrumentais.

Os CDs do Tolkien Ensemble, An Evening in Rivendell [Um Anoitecer em Valfenda] e A Night in Rivendell [Uma Noite em Valfenda], são publicados pela Classico Records com permissão prévia do The Tolkien Estate e HarperCollins Publishers. No outono de 1996 O Tolkien Ensemble recebeu de Sua Majestade Rainha Margrethe II da Dinamarca a permissão de usar suas ilustrações do Senhor dos Anéis no layout do CD.

Site Oficial: http://www.tolkienensemble.dk