SdA:SdA – Tudo o Que Você Queria Saber sobre o DVD (Estendido ou Não)

 
Com o lançamento em DVD da versão Estendida do SdA:SdA e principalmente com o não lançamento da mesma no Brasil, surgiram uma infinidade de dúvidas técnicas sobre a mesma. Vou tentar responder as principais dúvidas (agor aincluindo dúvidas sobre as todas as versões em DVD, não apenas a Estendida)

0) É versão eXtendida ou eStendida?
Estendida, com S de sapo. A confusão acontece por em inglês se extended, com X, mas em bom português a palavra só existe com S mesmo.

1) A Versão Estendida vai sair em DVD no Brasil? Por que a Warner não lança?
Independe da Warner, que já está plenamente convencida de necessidade e viabilidade do lançamento do DVD no Brasil, o fator impeditivo é a New Line Cinema. As informações oficiais são de que a Warner ainda está em negociações. Extra-oficialmente o que temos é que no DVD normal do SdA:SdA consta o lançamento da versão estendida no Brasil para novembro de 2003 em conversas particulares com altos funcionários da Warner o sentimento é de desânimo: "a New Line não está querendo" e "eu acho que não vai sair". Portanto, apesar de algumas pessoas insistirem em dar certeza do lançamento do DVD Estendido no Brasil sem nenhum tipo de subsídio, meu conselho é: não se fie nisso. O DVD Estendido deve acabar sendo lançado no Brasil, mas como estamos em meados de julho e nada de divulgação, fica difícil lançar algo antes de setembro de 2003.

[ATUALIZADO – 23/setembro/2003] – bom, ainda não sabemos dos DVDs, mas pelo menos temos a confirmação de que assistiremos as versões estendidas de SdA:SdA e SdA:ADT nos cinemas, poucas semanas antes do lançamento nacional de SdA:RdR. A notícia pode ser conferida AQUI . E ´s sempre um bom sinal para os DVD, certo?

[ATUALIZADO – 17/julho/2003] – continuam aparecendo aquelas pessoas alardeando sem o mínimo de base que os DVD estendidos vão sair. Espero que uma hora acertem. Mas até que temos boas notícias! Contatos quentes de dentro da Warner afirmaram que existe uma certa chance de ambos os DVD Estendidos saírem em dezembro de 2003. Vamos esperar pra ver se não é mais um boato. De qualquer forma, quando um DVD é lançado, sabendo cerca de dois meses antes do mesmo entrar no emrcado, por causa da divulgação da Warner. Então, até outubro deveremos ter confirmação. Mas eu não apostaria minha vida nisso não.

2) O abaixo-assinado não deu resultado?
Sim, deu resultado sim. A Warner ficou extremamente impressionada com a resposta do público a ele e está realmente enpenhada em negociações com a New Line. Só depende da New Line agora.

3) Quantas versões do DVD Estendido existem?
Duas. Uma Edição de Colecionador, cheia de fru-frus, com 5 DVDs (os 4 do filme e mais um documentário da National Geographic) conhecida entre os fãs como Edição Argonath (veja a foto dessa gracinha) que possui de extra as estátuas dos Argonath (na verdade suporte de livros), alguns cards da Decipher e uma edição especial da Lord of the Rings Fan Club Official Movie Magazine, e uma edição mais simples (veja a foto), com apenas os 4 DVDs, bem mais barata.

4) Mas eu não quero esperar! Vou comprar importado mesmo!
Tudo bem, se você possui condições financeira para tal, não se acanhe. Mas atente para algumas coisas:

a) Região do DVD – o Brasil está na Região 4, portanto se planeja importar dos EUA (Região 1) ou Europa (Região 2) certifique-se que seu aparelho está apto a executar o DVD sem problemas. Existe um aparelho da Gradiente que é multi-região, mas aparentemente é o único no mercado nacional. Os demais devem ter o código de região "quebrado". Existem sites na internet (clique aqui) que fornecem informações de desbloqueio de região.A Oceania é Região 4 também, o que quer dizer que aparelhos nacionais devem executá-los sem problema exceto com relação ao padrão de cor (ver abaixo)

b) Língua – DVD importado da Oceania ou América do Norte não vai ter legenda em português. Se você não se entende com a língua, esqueça. DVDs da Europa (Portugal) possuem legendas em português de Portugal, mas a região (vide acima) e o sistema de cor (vide abaixo) é diferente.

c) Sistema de Cor – países possuem sistema de cor diferentes. Para uma explicação sobre sistemas de cores e quais cada país adota utilize a seguinte URL: http://www.vcolor.com.br/nova/sistemas.htm. É importante ressaltar que em geral o aparelho de DVD não tem problema em reproduzir sistemas de cor diferentes mas os aparelhos de TV sim. Consulte o manual de ambos ou vai ter uma bela (e preto & branca) surpresa. A utilização de Vídeo Componente para conexão entre o DVD e a TV soluciona o problema.

d) Preço – é caro, pra você ter uma idéia dos impostos que você pagaria, dê uma espiada em Cuidado com Compras no Exterior aqui mesmo na Valinor. Algumas importadoras nacionais estão vendendo o DVD estendido (Região 1, EUA), eliminando a necessidade de comprá-lo diretamente no exterior.

O Submarino vende a Edição Argonath por extorquivos R$ 628,90 (eles subiram o preço! Era R$ 436,00). Recomendo fortemente uma boa pesquisa antes de se decidir… o Buscapé pode ser uma boa pedida.

5) Ei, qual é esse papo de o DVD do SdA:ADT ser apenas em fullscreen!
Só para esclarecer, fullscreen é aquela versão que aparece em tela cheia na sua TV, mas que pra isso causa uma perda de 30% nas imagens laterais, ou seja, chega picotada, perdendo muito da "fotografia". Widescreen apresenta o filme no formato original de cinema, mais compridinho mas que deixa faixas pretas (em cima e em baixo) na sua TV, tão odiadas por muitos.

O que acontece é que todos os lançamentos da Warner têm sid
o apenas em fullscreen (o que eu pessoalmente abomino) sem possibilidade de escolha. Novamente, segundo a Warner, é culpa da New Line: "o que eles mandarem pra gente a gente lança, é só têm mandado fullscreen". Novamente descaso conosco, fãs e consumidores.

[ATUALIZADO – 23/setembro/2003] Ufa! É Widescreen

[ATUALIZADO – 17/julho/2003] Infelizmente o parágrafo acima continua verdadeiro, mas temos indicações da Warner de que SdA:ADT estará disponível em widescreen sim. Menos mal. Eu já estou cansado de ser feito de gato e sapato, como fã e consumidor, e vocês?

[ATUALIZADO – 22/outubro/2004]
Pois então, hoje fizemos mais uma ligação para a Warner só para checar se temos novidades, e a novidade é velha.Segundo a Warner não existe previsão de lançamento para esse produto.

Comentários

  1. […] eu me vi forçado a criar um textos sobre ela, que ainda se encontra de certa forma atual, SdA:SdA – Tudo o Que Você Queria Saber sobre o DVD (Estendido ou Não) que se tornou, lamentavelmente, o texto mais lido da história da Valinor. Agora mesmo me […]