Fanfics!

 
Quem já teve o (des)prazer de me encontrar em alguma das listas de discussão que frequento deve saber que eu tenho um verdadeiro ódio pelo Fëanor e pelo Túrin. Lógico que não como personagens literários, pois a história de ambos é interessante, rica e importante para o todo. Odeio-os do fundo do meu coração por suas atitudes, idéias e reações. Sempre quando (re)leio o Silmarillion fico torcendo para que o Fëanor caia de cabeça numa quina de um meio-fio qualquer em Túna e desapareça em Mandos antes de criar as Silmarilli ou que Túrin descubra uma inesperada veia artística e se torne um bardo meio efeminado ao invés de guerreiro… mas é claro que isso nunca vai acontecer. Mas e se acontecesse?

Também já fiquei por horas e horas e horas pensando, imaginando, teorizando sobre os Primeiros Elfos, aqueles três primeiros que acordaram em Cuiviénen antes de todos os outros e que deram origem à Três Famílias… mas não passam de conjecturas pois Tolkien não deixou nada específico escrito (afora o Cuivienyarma, claro) sobre esse fato. Mas e se tivesse escrito?

Como eu muitos dos fãs (senão todos) possuem essas mesmas dúvidas e questões na cabeça: "mas e se ao invés de assim as coisas tivessem acontecido de outra maneira?" e "como Tolkien descreveria tais e tais fatos, que ficaram sem maiores explicações?". Essas duas questões são a base do que chamamos "Ficção de Fã" ou simplesmente "FanFic" que são, em poucas palavras, histórias feitas por fãs utilizando personagens, histórias e localizações criadas por outra pessoa (no nosso caso específico, Tolkien).

É bastante divertido e desafiador escrever fanfics (eu prometo que ainda vou escrever sobre como seria se Túrin virasse um bardo meio efeminado) e os fãs realmente as adoram. É divertido nos transvestirmos de Tolkien por algumas horinhas e encarnar os personagens e mundos do Velho Professor.

Mas é claro que nem tudo são flores, pois entre o querer e o escrever existem mil dificuldades. A principal é que a maioria de nós não é nem tem lá muito traquejo para escritor, o que algumas vezes nos faz desistir antes mesmo de começarmos. Como já disse alguém certa vez, escrever bem depende de um certo treino e uma certa experiência (o talento é o tempero) e nunca vamos aprender a escrever se não escrevermos, certo? Portanto, não se deixe levar por preguiça ou desânimo e ponha-se a escrever. Os primeiros textos podem parecer meio simplórios, bobos ou até mesmo simplesmente uma droga, mas com certeza a gente vai melhorando e aprendendo aos poucos (eu espero algum dia saber escrever, enquanto isso vocês sofrerão com minhas Colunas

Um segundo ponto de inibição são as críticas, e escrever fanfics pode gerar críticas mais enérgicas que o normal, afinal você está escrevendo ao estilo de um autor renomado e de qualidade (Tolkien) gerando inevitáveis comparações. Também está usando personagens e locações do autor, o que pode gerar críticas de "quebra de lógica interna" na qual o autor afirma uma coisa mas você afirma outra em sua pequena obra. O conselho é batido, mas essencial: utilize as críticas para crescer e não para desistir.

Mas apesar das dificuldades (sempre existentes em tudo que se queira realizar)•é uma área muito legal de ser explorada pelos fãs… afinal, é a maneira que temos de explorar áreas inexploradas e explicar fatos inexplicados. O que aconteceu com as Entesposas? O que os dois Magos Azuis fizeram no leste da Terra-média e pq fracassaram? Qual teria sido o desfecho do inacabado "A Nova Sombra"? Como era a vida em Númenor? Quais seriam as canções dos Vanyar? As possibilidades são inesgotáveis! Ainda mais se quisermos entrar na área obscura do "e se…". Afinal, e se…
* Boromir não tivesse morrido?
* Gandalf tivesse pego o Um Anel?
* Fëanor tivesse aberto mão das Silmarilli?
* Fingolfin não tivesse acompanhado a Revolta dos Noldor?
* Ungoliant não tivesse se unido a Melkor?
* Os Valar demorassem mais a encontrar os Elfos?
* Frodo tivesse morrido no covil de Laracna?
* O Um Anel fosse levado a Minas Tirith?
* O Balrog de Moria tivesse obtido o Um Anel?

A Valinor mesmo tem dois espaços para fanfics que podem ser bastante úteis. No Fórum Valinor (http://forum.valinor.com.br) existe o "Clube dos Escritores" um local onde você pode colocar seus textos para serem comentados e criticados (no bom sentido da palavra). Para fazer parte dele é só entrar no Fórum e se cadastrar no Clube (peça ajuda ao V – sim, aquele mesmo do "V de Vingança" – que é o responsável pelo mesmo). E temos a Lothlorien (http://www.lothlorien.com.br), uma página da Valinor exclusivamente dedicada aos fãs e à produção dos fãs, como desenhos e, claro, fanfics. Se você for lá e der uma espiada vai reparar que temos algumas dúzias de fanfics, dos mais diversos estilos, sendo a maioria referente ao Concurso de aniversário da Valinor (por isso o tema "Valinor" na maioria delas). Repare que a grande vencedora é um conto de excepecional qualidade… impressionante mesmo! Caso queira disponibilizar alguma fanfic sua na Lothlorien ou maiores informações sobre o assunto, basta utilizar nosso velhor e conhecido valinor@valinor.com.br, ok?

Bom, mãos à obra e asas à imaginação! Quem sabe você não tem um escritor de grande qualidade escondindo aí dentro?

Comentários

  1. Ta brincando né! Feanor é meu elfo preferido! Ele é sexy, com aquela historia de ser intenso como fogo ui,
    hahaha
    Mas falando serio ele é um elfo muito humano, a primeira impressão que eu tive dele ao ler o Silmarillion, foi bem negativa, eu pensei, que elfo cretino! mas depois eu passei a admira-lo, mesmo, e principalmente por seus defeitos, que são bem humanos você não acha?
    Mas pra quem ama os elfos por sua perfeição é difícil engolir o Feanor, a vergonha e o orgulho dos Noldor!