Como Organizar seu Próprio Encontro Tolkieniano – Parte 1

 
Seguem algumas dicas que podem ajudar a construir um grande grupo de amigos-fãs. O primeiro encontro é sempre o mais nervoso, geralmente ninguém se conhece e tá todo mundo rindo amarelo até se soltar. Existe uma série de dicas que podem ser importantes (ou não, é aquela velha história do "se conselho fosse bom ninguém dava, vendia"). Num próximo texto eu vou tentar abranger encontros maiores (em parques, por exemplo), com muita mistura etária e envolvendo pessoas de outras cidades. Por enquanto, o temido Primeiro Encontro:

Comece devagar ==> não precisa começar com um encontro pra 200 pessoas. Geralmente entre 8 e 15 pessoas é um ótimo começo.

Antecedência ==> dez a quinze dias de antecedência costumam ser adequados. Espalhe seu encontro. Listas da Valinor (pedindo sempre permissão aos Moderadores, antes), Fórum Valinor (sessão Regional) e a própria Valinor (no caso de encontros maiores) são grandes pontos de divulgação.

Um Responsável ==> especifique ou seja o responsável. Alguém que possa ser procurado em caso de problemas, informações ou desencontros. Em geral uma pessoa com 18 anos ou mais provida de de celular costuma ser mais do que suficiente. Divulgue a forma de contato com o responsável com antecedência também.

Tente focar um grupo etário ==> encontros onde todo mundo, de 13 a 80 se divirtam são apenas os realmente grandes, com muita gente, em locais que o permitam. Misturar adultos e adolescentes em grupos pequeno não costuma funcionar muito em um primeiro momento. A dica é: escolha um local que a "seleção" se fará automaticamente. Um encontro num shopping atrairá muito mais adolescentes do que adultos, da mesma forma que um encontro em um bar atrairá muito mais adultos do que adolecentes. Mas logicamente use o bom senso e não mande mensagens excludentes ("Encontro só para adultos").

Não tente direcionar o encontro ==> não invente moda, criando temas de discussão, atividades ou coisa que o valha. Deixe o pessoal interagir, conversando, inicie conversas quando a coisa tiver muito silenciosa e assim por diante. Piadinhas curtas e inocentes sobre SdA e seus personagens costuma funcionar bem como iniciadores de assunto e quebra de gelo. Assuntos pertinentes à lista de discussão (ou fórum ) em comum que o pessoal frequentar também funcionam.

Escolha o lugar com bastante cuidado ==> Nem sempre aquele seu boteco preferido é o melhor lugar. Num primeiro momento opte por locais:

- razoavelmente bem iluminados, afinal estão se conhecendo;
com som ambiente baixo ou sem som, o que importa é o bate-papo, a troca de idéias e som alto dificulta isso. E nem todos gostam dos mesmo ritmos e bandas;
sem entrada ou consumação, esse tipo de coisa afasta algumas pessoas com pouco dinheiro ou sem intenção de gastar;
– com lugar pra sentar, de novo, pra conversa fluir. Cadeiras, bancos, banquinhos… o que for. Pro pessoal ficar à vontade;
de fácil acesso. A maioria não vai ter carro ou carona de amigos/pais. Locais razoavelmente próximos de linhas de ônibus e/ou metrô são essenciais;
– quanto mais você facilitar para todos, mais despreocupados estarão e melhor a interação acontece;
NÃO faça o(s) primeiro(s) em sua casa ou apartamento. As pessoas podem ficar inibidas de comparecer e você também nunca sabe que tipos estranhos aparecerão. Campo neutro na primeira vez;
evite cinemas. É difícil conciliar o gosto de todos, e pode dar separação entre o pessoal. Além, claro de ser de extremo mau gosto ficar batendo papo dentro da sala de projeção;

Horário ==> Tente pegar um horário tal que não prejudique quem trabalha e que permita os mais novos irem. Minha sugestão seria por volta das 19:00. Claro que em finais de semana isso pode ser mais cedo, mas minhas experiências pessoas recomendam que não sejam marcados antes das 15:00 (afinal, você nunca sabe quando as pessoas almoçam). Não esqueça que na maioria das cidade o transporte coletivo não funciona após um certo horário, geralmente meia-noite. E também não esqueça que alguns locais apesar de seguros durante o dia, costumam ser bastante perigosos logo que a noite cai (provocando 6d6 de dano em todos… desculpa, piada RPGística, não resisti .

Encontrando o pessoal ==> esqueça esse negócio de "estarei de camiseta preta do Blind Guardian" ou "estarei com o SdA na mão", não funciona (atualmente todo mundo tem camiseta do Blind e livro do SdA embaixo do braço). Foto também não funciona. Se for um encontro em um lugar que reserva mesas, reserve e coloque em nome de TOLKIEN (não no seu próprio). Se for em shoppings ou locais abertos, leve uma folhinha escrito TOLKIEN e deixe colocada num local visível. Ah! Nada de vergonha ou timidez, esse negócio de pagar mico só existe na sua cabeça

Encontros com RPG ==> evite RPG em encontros genéricos ou se for um encontro só pra RPG deixe isso BEM explícito. Nada mais chato do que estar fora do grupo que joga… o que causa divisões entre o pessoal (meia dúzia joga e o resto vai fazer alguma outra coisa). Não tente forçar os que não jogam a jogarem.

Fantasias ==> esqueça isso pro primeiro encontro. Deixe isso pra parques/locais abertos

Evite bebidas alcoólicas ==> problemas, só problemas. Deixe pra outros encontros (caso você faça muita questão). E não esqueça que é proibido por lei o consumo de bebibas alcoólicas por menores de 18 anos. Claro que eu sei que ninguém quase respeita isso, mas nada impede que você encontre o policial mais caxias do mundo ou o dono de bar mais chato e acabe melando seu encontro. E também não esqueça que você não conhece ninguém e não sabe como se comportaram "mais altos", além da terrível pentelhação de levar alguém bêbado pra casa (que você nem sabe onde é).

Peça ajuda/conselhos ==>mande um e-mail aqui pra Valinor, que a gente vai fazer o possível pra te ajudar (mas é claro que não podemos organizar o encontro por você). Alguns de nós da Valinor participam de encontros desse tipo há mais de 8 anos;

Organizar um encontro parece difícil, mas não é, basta muita boa vontade e uma grande dose de bom senso. Geralment
e os encontros geram muitas amizades duradouras e sinceras, afinal, são pessoas com basicamente os mesmos gostos em comum. E não se esqueça de aproveitar o encontro também!

Comentários

  1. amr preciso da sua ajuda, poderia me disser algumas dicas de como organizar um encontro de fãs em um parque, vai ser um sabado a tarde, me ajuda, please, obg.
    cecy.

  2. Bom , eu quero organizar um encontro com fãs de Restart , mas não seei nada sobre como fazeer isso ! Tipo , queria muito que fosse em um parque que teem por aquie , todos conheceem o local .. Mas o problema é , vou chamar todo mundo , e quando chegaarem ? Vamos ficar conveersando ? Fazer algumas brincadeiras talvez ? Eu não seei , é o primeiro encontro queê eu organizo , me ajuda ae !
    PS : O encontro é para pessoas apartir de 12 anos , alguns peguntaram se pode levaar o irmãao de 5 anos , e taal , como dizeer nãao ?