Review do DVD de As Duas Torres

 Nem bem foi lançado o DVD de "As Duas Torres", segunda parte da trilogia de Peter Jackson, e aqui estamos para um review completo dele. Num panorama geral, podemos dizer que ele está no mesmo nível do DVD do primeiro filme, o que podem todos considerar um grande elogio.

Mas antes de entrarmos no assunto conteúdo, um detalhe importante. A embalagem, ao contrário do que aconteceu no DVD de "A Sociedade do Anel", é de plástico, substituindo o papelão pouco durável em que a Warner costuma colocar seus DVDs. Visualmente segue o mesmo padrão do primeiro DVD, com direito a uma sobrecapa de papelão.

Analisado o exterior, é hora de vermos o que está reservado a nós nos disquinhos.

 

O filme

É realmente magnífico rever ADT com imagem perfeita. O formato digital realça toda a beleza e imponência de Rohan e suas paisagens, assim como também aumenta o clima sombrio do Pântano dos Mortos. O fato de podermos ver o filme frame por frame prova definitivamente a perfeição de Gollum. A textura, os movimentos… Enfim, todo o trabalho da WETA pode ser conferido com cuidado e admiração nesse DVD.

Arwen em Helm

A batalha do Abismo de Helm continua funcionando tão bem quanto no cinema, e dessa vez, sem a polêmica que rondou essa seqüência, depois que fotos revelaram indícios de Arwen na batalha, que escaparam da vista da produção e acabaram sendo vistos por muitos. Assim como no DVD do primeiro filme, onde o carro que aparecia foi cortado, a vestimenta roxa de Arwen em Helm também desapareceu.

Os extras

Especial da Starz Encore – Pros fãs que acompanham de perto a produção do filme, e já conhecem basicamente a história, esse programa é bem meia-boca. Ele basicamente dá um panorama geral da produção do filme, comentando o que há de novo em relação ao primeiro filme. Vale a pena conferir pela entrevista de Christopher Lee, que cita a presença da essência de Tolkien nos filmes, de forma bem legal.

Especial da WB – Esse sim é um making of de primeiro nível. Até agora, é o melhor dentre os que tiveram nas edições normais dos DVDs dos dois filmes. Ele apresenta o que o especial da Starz mostra, só que de forma mais completa, além de aprofundar-se mais nas filmagens e rotina do elenco na Nova Zelândia, desde os dias de filmagem, momentos difíceis (como um corte profundo no pé de Sean Astin e Andy Serkis tendo que entrar num rio quase congelado), até as saídas deles durante as folgas. Algumas imagens também mostram os momentos mais descontraídos entre todos os membros da produção, trazendo um aspecto mais íntimo do que nos outros especiais. Imperdível.

"The Long and Short of It" – Curta-metragem que Sean Astin(Sam Gamgi) filmou num dia de folga das filmagens da trilogia, com a ajuda de diversos membros da produção e do elenco. O filminho em si, uma pequena história muda sobre solidariedade, não é nada demais, um pouco piegas até. Mas não deixa de ser um extra interessante e diferente das mesmices que temos em DVDs.

Making of de "The Long and Short of It" – Mais divertido que o curta em si, esse making of reforça o clima descontraído de intimidade e parceria que o especial da WB nos mostrou. É divertido ver os membros da equipe com ocupações diferentes, num clima leve, brincando entre si. O destaque desse extra é certamente Andy Serkis, engraçadíssimo, e sua "escalada ao poder" na hierarquia do filme. Muito bom.

Destaques do lordoftherings.net – Nada mais que os pequenos documentários que saem periodicamente no site oficial da trilogia. Para os que não acompanham a produção, é interessante ver os videozinhos com diversos temas (Forças das Trevas; Criando os Sons da Terra-Média; Edoras: A Capital de Rohan; Criaturas da Terra-Média; Gandalf, o Branco; Armas e Armaduras; A Batalha do Abismo de Helm; e Dando Vida a Gollum). Os melhores são o de Armaduras, que mostra o cuidado processo de conceituação e criação das armas e adereços de guerra da trilogia, e o sobre o Gollum, apresentando com mais foco a criação do personagem digital.

Trailers – Parte indispensável de qualquer DVD. Vale sempre a pena rever os dois trailers fantásticos, em especial o trailer final, um dos melhores de todos os tempos.

Spots de TV – Chega a ser chato e repetitivo assistir a todos, já que muitos são parecidíssimos. Mais recomendável pra quem gosta de analisar as pequenas variações na forma de "vender" um filme pouco a pouco, ainda mais se vermos todos juntos, podendo notar a cronologia regendo as pequenas mudanças.

Clipe de Gollums Song – Pra quem gosta da música é uma boa pedida, mas não chega a ser nada demais. Apenas cenas da cantora Emiliana Torrini cantando num estúdio enquanto cenas de ADT aparecem.

Prévia do Video Game "O Retorno do Rei" – Ao contrário do DVD passado, onde tivemos um vislumbre amplo do que teríamos no game "As Duas Torres", nesse preview, o jogo de ADT é mais citado que o próprio "O Retorno do Rei". É uma espécie de anúncio das qualidades do jogo que está nas lojas desde o ano passado, apenas com um breve comentário sobre a chegada do novo game em novembro. Meio decepcionante.


Prévia do filme "O Retorno do Rei"
– Muitos já conferiram aqui pela Valinor essa prévia, que saiu alguns dias antes do lançamento desse DVD, mas recomendo bastante que revejam. Com a qualidade de DVD, dá pra se apreciar melhor as imagens de Pelennor e Minas Tirith, assim como os comentários sobre ambas. E é claro, temos a cavalgada dos rohirrim. Muitos, assim como eu, se arrepiaram ao ver no PC as imagens da filmagem da cavalgada, e depois um trechinho da cena. Vocês não viram nada! No DVD, a sensação é alucinante! É um extra excelente, mas que deixa um efeito péssimo em quem assiste… Uma vontade desesperadora de que dezembro chegue logo.


Prévia do DVD Especial de "As Duas Torres"
– Sinceramente, não esperava tanto por esse DVD Especial. No primeiro filme, havia coisas pelas quais eu ansiava muito em ver no filme e que foram cortadas. Já em "As Duas Torres", nada me deixou realmente indignado por não ver. Pois bem, essa prévia mudou totalmente a minha opinião. Vemos Pippin bebendo a água de Ent, e Merry comentando com ele que ele está mais alto. A cara de Pippin nessa cena é impagável! Também temos a cena em que os orcs fogem de Helm, desesperados, em direção às &a
acute;rvores (na verdade Huorns – ou talvez Ents, caso PJ altere um pouco a cena em relação ao livro), com os rohirrim gritando pra eles não irem até as árvores. Mas o principal são as cenas de Boromir, Faramir e Denethor. Desde Denethor desprezando Faramir em uma conversa em que Boromir tenta mostrar ao pai o amor que Faramir tem por ele, até uma emocionante cena em que Boromir (Sean Bean, tão magistral quanto no primeiro filme) contemplando o exército de Gondor, pendurado no mastro da bandeira de Gondor, reivindicando a possa de Osgiliath para seu povo. Ainda temos Frodo e Sam com a corda élfica, o enterro de Théodred e um diálogo de Gandalf e Aragorn sobre Sauron temer ele (já visto numa prévia de ADT). Excelente. Dá tanta água na boca quanto à prévia de ORDR.

Nota final: 9.0

No geral tem um pouco menos de extras que o DVD (alguns destaques do site oficial e um especial), mas alguns dos extras simplesmente são maravilhosos, em especial os Making ofs da WB e do curta, e as prévias do DVD Especial e do próximo filme. E por falar nesses dois… Que venham os DVDs Especiais, e que chegue logo O Retorno do Rei!