Review DVD – O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel A primeira parte da trilogia O Senhor dos Anéis chega finalmente aos formatos DVD e VHS. Depois de uma longa espera, será que valeu à pena?

Em primeiro lugar é importante dizer que o filme é o mesmo que pudemos conferir nos cinemas (178 minutos). Sem tirar nem por. A mesma emoção, o mesmo impacto visual, o mesmo sentimento de urgência. Tudo continua da mesma forma, ainda bem. A vantagem agora é que tudo parece muito mais claro e nítido. A queda de Sauron logo no início do filme ficou ainda mais impressionante. As cores do Condado estão mais vivas do que nunca, enfim, uma passagem perfeita para o novo formato.

 
 
A trilha do Oscar

Howard Shore continua empolgando. As músicas compostas para o filme foram uma grata surpresa aos que lamentavam o compromisso de outro fera das trilhas sonoroas, o mago John Williams com o bruxo quatro olhos. Shore soube misturar com perfeição elementos vocais, sons "de época" e a tradicional Orquestra Filarmônica de Londres para compor o clima da Terra-Média. Tudo isso está no disco em Dolby Digital 5.1. Seus vizinhos vão adorar, só depende de você.


"Acho que vi um carro…"

Apesar de muitos falarem sobre uma ediçãozinha digital aqui, outra ali, não se pode afirmar com certeza que os erros do filme foram corrigidos. Um dos mais famosos, o do carro fantasma na saída do Condado, continua lá, ou não. A verdade é que eu nunca vi o tal carro, e me pergunto se ele já esteve lá algum dia ou se não passou de alucinação coletiva. Pois bem, se tiraram o carro, porque então não dar um jeito na mão trocada dos Argonath, na trancinha da Barba de Gimli que muda em segundos, na acne migratória de Elijah Wood, na cena da despedida de Boromir…
Como disse antes, o que eu vi na telinha foi a mesma coisa que vi nos cinemas… ou será que alguém anotou a placa?

Menus caprichados

Os Menus são bem feitos e funcionais. Nada de animações mirabolantes como em A Ameaça Fantasma. A única mancada está no Disco 1, onde o menu Informações Especias vai para uma tela onde tudo o que você lê é "Insira o disco 2"…ah tá, que legal…
Ponto para a disposição em círculo e para as animações de fundo.

Informações Especias…agora sim

Mais de duas horas de extras. Os 15 minidocumentários que saíam a conta gotas no site oficial e os especiais dos canais por assinatura, todos reunidos no disco 2 em alta definição e legendados. E pensar no tempo que você levou pegando tudo isso hein? Esse é o maior problema. A maioria do material não é inédito, já se encontrava disponível para download, e em muitos extras podemos notar as mesmas cenas, roupas e até entrevistas. Claro que temos material inédito, como o especial de 30 minutos A Demanda do Anel da FOX e Uma passagem para Terra-Média do SCI-FI Channel, mas o ponto alto do DVD é mesmo o preview de As Duas Torres!
Começa com o simpático e descabelado Peter Jackson dirigindo em direção aos estúdios. Vemos um pouco do trabalho de Andi Serkis, ator que dá vida à Gollum e uma demonstração prática do Massive, o programa desenvolvido pela WETA Digital para animar exércitos: "Eles se agrupam e simplesmente apertamos um botão para faze-los lutar entre si", além de várias cenas da batalha mais emocionante e esperada de As Duas Torres: O Abismo de Helm. Sem dúvida a melhor parte do Disco 2. Vai fazer você ficar de boca aberta.
Para terminar temos uma prévia do promissor jogo a ser lançado pela EA no final do ano, 6 comerciais de televisão, 3 trailers de cinema e o vídeo de May it be.

Teoria da Conspiração

O outro melhor momento dos extras é uma prévia da tão falada Edição Especial do DVD. Como todos já devem estar carecas de saber, essa versão virá em 4 discos, com 30 minutos de cenas e músicas inéditas (como a cena onde Galadriel entrega os presentes, mostrando o que cada um dos nove recebe da rainha Élfica, Sam e Frodo testemunhando o êxodo dos Elfos na estrada para Bri, mais material sobre os personagens e o complicado relacionamento entre Elfos e Anões entre outros)

 
E agora chegamos na pergunta que não quer calar: Qual a posição da Warner quanto ao lançamento do DVD? Bem, vamos analisar os fatos. A primeira declaração da empresa foi negativa; em outra oportunidade afirmaram que estão fazendo de tudo, mas a New Line está vetando o lançamento por culpa do tempo gasto com as legendas e o tal custo Brasil. O mais estranho é que um dos extras do DVD recém lançado é justamente uma chamada para a tal versão especial, marcada para 2003 na legenda (o lançamento mundial é Novembro/2002)!

Jogada de marketing para preservar as vendas da versão dupla ou risco real de ficarmos sem a versão especial? Vale a legenda do DVD ou a palavra do Presidente da Warner que afirma ter recebido um não da New Line?
Na dúvida, participe doAbaixo-Assinado Valinore durma tranquilo com a sensação de que fez a sua parte na campanha pelo DVD ESPECIAL!!!

Nota 9,0

Sem dúvida um grande lançamento. O DVD traz toda a emoção do maravilhoso filme de Peter Jackson e preserva o impacto da tela do cinema. Vale para os fãs, que tem um gostinho a mais de Terra-Média até o final do ano, e para os "não-convertidos" entenderem a beleza do "filme sem final" vencedor de 4 Oscar.