Elegia ao Fim do Mundo

Nunca houve um livro mais mal-interpretado
no século XX do que "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien. Seus
detratores afirmam que é "um livro muito mal escrito", sem "a angst de
um Wagner", com "insinuações homossexuais", "uma pura babaquice de
criança", "uma historinha da carrochinha com duendes e elfos",
terminando na mais interessante das conclusões – "mais um negócio que
prova o seguinte ditado: a cada minuto nasce um otário". Mas o pior
mesmo são justamente os seus defensores, fãs que levam o mundo que
Tolkien criou durante sessenta anos à uma realidade que nunca existiu,
fantasiosa, um meio para a fuga da vida que se transforma em estéril
fanatismo e em tudo o que seu criador não queria.
 
 
 
Nem "Finnegans Wake" teve essa
sorte. Pelo menos, seus (poucos) leitores sabiam que tudo aquilo era um
sonho, uma alucinação de trocadilhos que, somente depois de mil e uma
leituras, se tornava a famosa aventura da linguagem que Joyce
pretendia. Mesmo com a estréia da adaptação cinematográfica de Peter
Jackson, um projeto gigantesco com milhões de merchandising envolvidos,
a confusão em torno de "The Lord of the Rings", como o livro é
conhecido por seus seguidores no mundo inteiro, ainda impera. As
livrarias lotam de pessoas que compram os tomos de 1.500 páginas, com
os olhos esbugalhados, perguntando aos vendedores – "Qual é a história
deste livro?". E o vendedor, para explicar até para si mesmo o fato
daquele mastodonte ter virado best-seller, fala que é sobre um hobbit
chamado Frodo Bolseiro, que tem de destruir um Anel que dará a Sauron,
o senhor dos anéis do título, um poder ilimitável sobre a Terra-Média,
mundo que, na verdade, não é uma fantasia paralela, mas a Europa de
cinco mil anos atrás, muito antes da humanidade pensar em Platão,
Aristóteles e Jesus de Nazaré. O que Tolkien desejava com esse fiapo de
história é o xis da questão e a origem de toda a desinformação que
ronda a sua obra. A sua intenção, desde que participou da Primeira
Guerra Mundial, e esboçou a idéia do livro que se tornaria "O
Silmarillion", era criar um novo mito, e um mito que o pudesse se
aproximar da verdadeira Criação.

Para isso, temos de
conhecer ninguém menos que o próprio Tolkien. Jonh Ronald Reuel Tolkien
nasceu na �?frica do Sul, na vila de Bloemfontein, no dia 3 de janeiro
de 1892, filho de Arthur e Mabel Tolkien. A orfandadade atingiria o
garoto quatro anos depois, com a morte do pai em 1896, por causa de uma
febre reumática, contraída em Bloemfontein enquanto o resto da família
já havia imigrado para Birmingham, na Inglaterra. Ronald e seu irmão,
Hilary, foram educados pela família da mãe, e foi mais ou menos nessa
época que o pequeno Tolkien começou a se interessar pela arte de
histórias – lia contos de caveleiros, lendas de dragões e muito Hans
Christian Andersen. É durante a primavera de 1900 que Mabel Tolkien
toma uma decisão que irá influenciar a vida de todos ao seu redor,
inclusive a do seu filho Ronald: decide se tornar católica, o que
provocou a fúria instantânea no avô de Tolkein, metodista empedernido.
As dificuldades financeiras e a pressão da família levaram Mabel ao
esgotamento físico, agravado por uma diabetes fulminante que,
mal-cuidada, a fez falecer no dia 14 de novembro de 1904.

Duas coisas ampararam o jovem Jonh Ronald da perda devastadora: a
religião e a descoberta das línguas, especialmente a galesa. E se não
fosse pelo padre Francis Morgan, grande amigo de sua mãe, ele nunca
conheceria a mulher que seria sua esposa até o fim da vida: Edith
Bratt. Morgan pôs os dois irmãos numa pensão sombria na Duchess Roas,
37, e foi lá que Tolkien conheceu Edith, uma moça bonita, baixa, esguia
e de olhos cinzentos, além de ser dois anos mais velha que Ronald.

 
A história de amor entre J.R.R. Tolkien e Edith Bratt mostra a
determinação de um autor que criaria uma dos personagens mais
determinados da literatura, Frodo Bolseiro. Prestes a ganhar uma bolsa
de estudos pela Universidade de Oxford para o curso de filologia (então
Tolkien já tinha escolhido o estudo das línguas como seu meio de vida),
Ronald era pressionado pelo padre Morgan a não ver mais Edith até que
entrasse na maior idade. Durante quatro anos, Tolkien só se
correspondeu com Edith por cartas, e o que era uma aventura amorosa de
dois jovens se tornou um romance frustrado, com todas as pieguices e
impossibilidades que levam este tipo de romance, por mais impossível
que pareça, à perseverança que mantém o espírito vivo. Como os
obstáculos fazem parte desse tipo de história, Tolkien, ao voltar de
Oxford, escreveu uma carta apaixonada a Edith, pedindo-a em casamento
("Quanto mais até que possamos nos unir diante de Deus e do mundo?",
ele perguntava com aquela impaciência típica dos amantes) – sem saber
que ela iria casar-se com um outro homem chamado George Field.

Antes
que o leitor pense que Tolkien enfrentou o sr. Field a um duelo, é bom
esclarecer que a única coisa que Ronald fez foi voltar para Birmingham,
encontrar com Edith e, depois de uma conversa de duas horas,
convencê-la a desistir do casamento com George Field. Jonh Ronald não
era um temperamento vulcânico, romântico ou mesmo intenso. Era o
sujeito mais calmo de Oxford, e seu maior desejo era escrever poemas
sobre mitos gaélicos e germânicos. Adorava se reunir com seus amigos,
beber cerveja, fumar um cachimbo, recitar versos de "Sir Gawain and The
Green Helmet" (sua obra favorita, junto com "Beowulf"). Era Bilbo
Bolseiro em pessoa, e sua trânqüilidade no Condado em Oxford só poderia
acabar com a Primeira Guerra Mundial.

A experiência da
guerra foi crucial para Tolkien. Pela primeira vez, ele se confrontava
com o rosto da morte. Antes de embarcar para França, como membro do 13°
Batalhão, casou-se com Edith numa quarta-feira do dia 22 de março de
1916. O mesmo batalhão foi dizimiado na Batalha do Somme, e Tolkien,
que não foi para a linha de fogo, mas contraiu a "febre das
trincheiras", ficou acamado durante dias numa enfermaria do exército, e
foi lá que, com a história de Beren e Luthién, ele deu início à sua
mitologia, num livro que só chegaria nas mãos do público mais de
sessenta anos depois, com o título de "O Silmarillion".

Mas foi somente em 1934 que J.R.R. Tolkien
pôde dar o primeiro fruto de sua mitologia – um fruto tímido, diga-se
de passagem. Até então, "O Silmarillion" era um punhado de páginas
desconexas, reunidos sob o vago nome de "O Livro dos Contos Perdidos",
e somente a história de Beren e Luthién o satisfazia plenamente. Era o
conto em que contava o que acontecera com ele e Edith, com toda uma
linguagem pomposa disfarçando o mito. Não foi à tôa que Tolkien, já
velho, pediu ao seu filho Christopher, que o enterrasse com Edith com
as lápides escritas somente "Beren" (para Ronald) e "Luthién" (para
Edith).

E foi o mesmo Christopher, atualmente o homem
que comanda o espólio do pai, o grande responsável pela criação de
Bilbo Baggins. Tolkien queria contar uma história ao seu primogênito,
mas uma história de sua própria pena. Foi então que, numa noite, entre
uma baforada e outra de cachimbo, escreveu a seguinte frase: "Num
buraco vivia um hobbit". Que raios era um hobbit? Então veio a imagem
de um ser pequeno, peludo, fumante inveterado de cachimbo que se
envolve numa odisséia insólita em que se confronta com um dragão e com
um outro ser chamado Gollum, e acaba encontrando um anel mágico. "O
Hobbit" foi lançado em 1937, com estrondoso sucesso nas vendas de
Natal, transformando-se em um clássico da literatura infanto-juvenil. É
um livro claramente escrito para crianças, com uma trama mais ou menos
elaborada, personagens superficiais, com uma prosa límpida e clara, mas
sem nenhuma amostra que foi feita por um erudito de Oxford. Até hoje,
"O Hobbit" é responsável pelo grande número de confusões envolvendo "O
Senhor dos Anéis", pois, em primeiro lugar, todos acham que o segundo é
uma continuação do primeiro, já que Bilbo volta a aparecer e
descobrimos a verdadeira natureza do anel. No entanto, é um outro
grande engano: "O Senhor dos Anéis" não é sequer uma continuação da
mitologia que Tolkien pretendia criar – ele é o relato do fim daquele
mundo em particular, o mundo de magia que cerca a Terra-Média.

"O
Hobbit" era um mero apêndice numa saga que nunca teve a intenção de ter
um final feliz. Tolkien sabia que, para um mito ser verossímel, uma
dose de tragédia era necessária. E toda a tragédia envolve personagens
que confrontam suas vontades individuais com as leis divinas – o que
significava, para Tolkien, católico e papista devoto, um homem
profundamente religioso, que seu mito lidaria com o velho e bom tema da
batalha do Bem contra o Mal.

Claro que a ideía não
germinou tão depressa. Apesar dos pedidos do editor Stanley Unwin de um
"novo Hobbit", Tolkien só conseguiu terminar "O Senhor dos Anéis"
depois de doze anos de trabalho fatigante. O que o ajudou muito na
maturação da ideía foi sua relação com outro erudito, C.S.Lewis.
Irlandês de nascimento, Lewis – apelidado pelos amigos de "Jack" – era
um profundo conhecedor de mitologia nórdica e de lógica aristotélica,
mas sua amizade com Tolkien realmente cresceu por causa de suas
preocupações religiosas. Lewis se considerava um ateu, e depois de um
tempo tornou-se agnóstico, flertou com o gnosticismo e, segundo o
próprio Jack, foi Tolkien quem o ajudou a compreender o cristianismo,
numa conversa que aconteceu no dia 19 de setembro de 1931.

O
que acontece nessa conversa é um dado biográfico importante na vida de
Tolkien para quem quiser entender "O Senhor dos Anéis" direito. Mas,
antes, precisamos entender o companheirismo de Tolkien e Lewis, uma das
amizades mais frutíferas do século XX, e que mostram aos imbecis de
hoje que a lealdade e o respeito entre dois amigos não são, em hipótese
nenhuma, uma insinuação homossexual – como pensam muitos ao lerem as
passagens entre Frodo e Sam Gamgi em "O Senhor dos Anéis". Os dois
eruditos faziam parte de um grupo de intelectuais em Oxford, chamado
"The Inklings", e tanto Tolkien como Lewis recitavam seus poemas e
discutiam sobre os estudos que cada um fazia sobre "Beowulf" ou sobre a
natureza do mito. Obviamente, esse era o assunto que mais preocupava
Tolkien, e foi justamente numa discussão sobre mitos que foi provada
para Lewis, a verdade intrísica do Cristianismo. O biógrafo de Tolkien,
Humphrey Carpenter, detalha a conversa fundamental:

Era uma noite
tempestuosa, mas eles seguiram em frente, pela Addison´s Walk enquanto
discutiam o propósito dos mitos. Lewis, apesar de já ser um crente,
ainda não conseguia compreender a função de Cristo no cristianismo, não
conseguia perceber o significado da Crucificação e da Ressurreição.
Disse que tinha de entender o propósito desses eventos – ou, como diria
mais tarde numa carta ao um amigo, como a vida e a morte de Outra
Pessoa (quem quer que fosse) há dois mil anos pode ajudar-nos aqui e
agora – exceto na medida em que seu exemplo nos possa ajudar.

    À medida que a noite passava, Tolkien e Dyson [um
outro amigo dos dois, também cristão] mostraram-lhe que estava fazendo
uma exigência totalmente desnecessária. Quando encontrava a idéia de
sacríficio na mitologia de uma religião pagã, ele a admirava e se
emocionava com ela; a idéia da deidade que morre e renasce sempre
tocara sua imaginação desde que lera a história do deus nórdico Balder.
Mas dos Evangelhos (diziam eles) ele estava exigindo algo a mais, um
significado claro além do mito. Não poderia transferir seu apreço
comparativamente tácito pelo mito para a história verdadeira?

    Mas, disse Lewis, mitos são mentiras, mesmo que sejam mentiras envoltas em prata.

    Não, disse Tolkien, não são.

    E, indicando as grandes árvores do bosque de
Magdalen cujos ramos se curvavam ao vento, enveredou por uma linha
diferente de argumentação.

    Você chama uma árvore de árvore, disse, e não pensa
mais na palavra. Mas não era "árvore" até que alguém lhe desse esse
nome. Você chama uma estrela de estrela, e diz que é só uma bola de
matéria que se move numa trajetória matemática. Mas isto é meramente
como você a vê. Nomeando e descrevendo as coisas dessa maneira, você
está apenas inventando seus próprios termos para elas. E assim como a
fala é uma invenção sobre objetos e idéias, assim também o mito é uma
invenção sobre a verdade.

    Viemos de Deus (continuou Tolkien), e
inevitavelmente os mitos que tecemos, apesar de conterem erros,
refletem também um fragmento da verdadeira luz, da verdade eterna que
está com Deus. De fato, apenas ao fazer mitos, ao se tornar
"subcriador" e inventar histórias, é que o Homem pode se aproximar do
estado de perfeição que conhecia antes da Queda. Nossos mitos podem ser
mal orientados, mas dirigem-se, ainda que vacilantes, para o porto
verdadeiro, ao passo que o "progresso" materialista conduz apenas a um
enorme abismo e à Coroa de Ferro do poder do mal.

    (…)

    Quer dizer, perguntou Lewis, que a história de
Cristo é simplesmente um mito verdadeiro, um mito que nos afeta da
mesma forma que os outros, mas um mito que realmente aconteceu? Nesse
caso, disse ele, começo a compreender.

    (…)

    Doze dias depois, Lewis escreveu ao amigo Arthur
Greeves: Acabo de converter-me da crença em Deus à crença definitiva em
Cristo – no cristianismo. Tentarei explicar isto em outra ocasião.
Minha longa conversa noturna com Dyson e Tolkien teve muito a ver com
isso.

    (…)

    E Tolkien escreveu no seu diário: A amizade com
Lewis compensa muita coisa, e além de dar prazer e conforto constantes
me fez muito bem pelo contato com um homem ao mesmo tempo honesto,
valente, intelectual – um erudito, um poeta e um filósofo – e um
amante, ao menos após uma longa peregrinação, de Nosso Senhor.

"Por muito tempo, ele foi o meu único público", disse Tolkien,
reconhecendo a dívida que tinha com Jack Lewis. Foi em sua homenagem
que ele escreveu o poema que seria o germe de seu pensamento em relação
a "O Silmarillion" e ao "O Senhor dos Anéis" – "Mythopoeia". Ele o leu
numa conferência proferida em St. Andrews no dia 8 de março de 1939,
dois anos depois do sucesso de "O Hobbit". Como o tema era justamente
"o conto de fada", parece que Tolkien queria provar ao público e a si
mesmo que não era um escritor de livros infantis, mas sim um erudito,
que estava "por dentro da língua", e que podia criar suas próprias
teorias sobre a função de um contador de histórias. "Mythopoeia" era o
ponto crucial de suas idéias:

"The heart of man is not compound of lies
but draws some wisdom from the only Wise
and still recalls Him. Though now long estranged,
Man is not wholly lost of lordship once he owned:
Man, Sub-creator, the refracted light
through whom is splintered from a single White
to many hues, and endlessly combined
in living shapes that move from mind to mind.
Though all the crannies of the world we filled
with Elves and Goblins, though we dared to build
Gods and their houses out of dark and light,
and sowed the seed of dragons – ´twas our right
(used of misused). That right has not yet decayed:
we make atill by the law in which we´re made".

(O coração do homem não se compõe de mentiras,
mas retira alguma sabedoria do único Sábio,
e ainda O relembra. Embora há muito alheado,
o Homem não está totalmente perdido ou mudado.
Degradado talvez, mas não estronado,
mantém os farrapos do domínio outrora seu:
o Homem, Subcriador, a luz refratada
através da qual um único Branco se fende
em muitos tons, e infinitamente combinada
em formas vivas que se movem de uma mente à outra.
Embora tenhamos preenchido todas as frestas do mundo
com Elfos e Duendes, ousado moldar
Deuses e suas casas com a escuridão e a luz,
e semeado a semente de dragões – era nosso direito
(usado ou abusado). Esse direito não decaiu:
ainda criamos pela lei na qual fomos criados.)

[tradução de Ronald Eduard Kyrmse]

É um poema medíocre, para falar a verdade, mas ali está a idéia que
Tolkien desenvolveria com maior amplitude e sucesso em "O Senhor dos
Anéis". Havia um fundo cristão em todo esse exagero de teorias que só
poderia dar certo na hora de narrar uma história. "O cristão", disse
ele, "pode agora perceber que todas as suas inclinações e faculdades
têm um propósito, que pode ser redimido. É tão grande a graça que
recebeu que agora talvez possa ousar que, com justiça, que na Fantasia
ele realmente pode assistir no desdobramento e enriquecimento múltiplo
da criação".

Fica claro, ao ler essa declaração de princípios, que não se pode
entender "O Senhor dos Anéis" sem entender o fato de quem era o homem
Tolkien e como pensava esse sujeito. Apesar de viver no século XX,
J.R.R.Tolkien era alguém que não tinha nada a ver com o pensamento
moderno que impregnou nossa civilização. Era um peixe fora da água:
católico quando sua Igreja passava pela maior crise espiritual de sua
existência durante a Segunda Guerra Mundial, papista quando a figura do
Papa era levada a descrédito total, conservador em gostos literários
quando todos se impregnavam de "fluxo de consciência" e de "estilos
fragmentados", obecado pela verdade dos mitos quando o mito era
utilizado como paródia por James Joyce e T.S.Eliot. Somado a tudo isso,
adicione a revolução urbana, a decadência dos valores tradicionais e a
sensação que, com o advento do nazismo e a descoberta dos campos de
concentração, o fim de um mundo estava se aproximando com o ritmo
inexorável do fatalismo. A Europa não seria mais como antes, e
realmente a obra de Tolkien exala um profundo cheiro de nostalgia, em
que a saudade de um mundo dá lugar ao empobrecimento do espírito humano.

Esse é o assunto de "O Senhor dos Anéis", e o próprio Tolkien não fazia
reservas em confessar o tema central do livro, e não hesitando em
colocá-lo lado ao lado dos grandes épicos da literatura, de Homero a
Hermann Broch. Num documentário para a BBC, Tolkien, já com seus
setenta e oito anos, com o sucesso perseguindo a sua porta (hippies
invadiam o seu jardim em Oxford só para perguntar qual era a natureza
da estranha erva que Frodo usava para fumar seu cachimbo), escuta a
pergunta simples do entrevistador: "Poderia-nos dizer, sr. Tolkien,
qual é o verdadeiro tema de O Senhor dos Anéis?". E Tolkien dá uma
baforada no cachimbo (ele próprio se reconhecia como um hobbit) e
responde: "O tema de O Senhor dos Anéis é o que todos as epopéias falam
sem exceção: a morte inevitável".

Por morte, entenda-se dor e sofrimento, e esses dois são o cerne do
maior problema que persegue o ser humano desde o início dos tempos: o
problema do Mal. Moldado por sua visão católica do mundo, Tolkien não
queria, em hipótese nenhuma, que seu trabalho fosse visto como uma
alegoria ou como mera fantasia. Infelizmente, tanto os seus críticos,
como seus defensores, caíram nos dois erros. Com um início banal,
mostrando a vida no Condado e nos apresentando Frodo Bolseiro, o
sobrinho de Bilbo, o hobbit que roubou de Gollum o anel mágico, "O
Senhor dos Anéis" parece que será mais um conto de fadas no melhor
estilo "eu acredito em duendes". Mas é com a entrada do mágico Gandalf,
o Cinza, que a história dá sua primeira virada. Gandalf chega na festa
de aniversário de Bilbo, que, sem mais, nem menos, dá o anel de
presente a Frodo, e desaparece na frente de todos os convidados. O
sobrinho fica espantado com o comportamento do tio, mas realmente se
assusta quando o mago conta sobre o que é realmente o anel que seu tio
lhe dera. Aquele pequeno objeto aparentemente inofensivo é o Um-Anel,
forjado entre inúmeros anéis por Sauron, o Lorde das Trevas que vive na
Terra de Mordor, e o único que pode dá-lo o poder total.

Estão lançados os dados.
Depois dessa revelação, o que se segue são 1.500 páginas em que Frodo
Bolseiro terá de destruir o Um-Anel no Monte da Perdição, e para isso
ele tem de resisitir aos ataques dos assustadores cavaleiros negros de
Názgul, às batalhas contra repelentes orcs, às mordidas de aranhas
gigantescas, ao um patético Gollum (que deseja o seu anel de volta a
qualquer custo) e ao olho de Sauron, sempre onipresente, sempre
misterioso. Claro que esquecemos de um detalhe: Frodo deve resistir à
tentação do Anel que, com seu brilho, atrai ao seu portador a ilusão
que terá todo o poder do mundo.

A odisséia de Frodo, acompanhado pelos amigos Sam, Pippin e Merrin, é o
mote para Tolkien descrever, com minúcias de historiador, um mundo que
está prestes a acabar. E neste mundo ele encontrará diversas raças,
como os humanos, os elfos e os anões, todos interessados que o anel não
caia nas mãos de Sauron. A profusão de seres "exóticos" pode levar o
leitor a uma irritação constante – nem mesmo C.S.Lewis, que se
inspiraria em Tolkien para criar as suas Crônicas de Nárnia, aguentava
mais quando seu amigo começava a ler algumas páginas do livro, e logo
suspirava: "Not another fucking elf!". Mas Tolkien é
suficientemente habilidoso para não exagerar nos aspectos estranhos de
seus personagens, humanizando-os com os valores comuns a qualquer ser
vivo: amizade, lealdade, sacríficio, coragem e livre-arbítrio.

Através de seus encontros pela Terra-Média que Frodo e o leitor se
depara com uma galeria memorável: além de Gandalf, temos Aragorn,
Boromir, Gamgli, Legolas, Galadriel, Eówen, Theóden, e até mesmo Bill o
Pônei. O mal também tem sua força com Saruman, o bruxo que deseja o
anel para trair Sauron – e só por aí, temos a noção de que acontecerá
uma guerra extraordinária. Porque "O Senhor dos Anéis" é, em resumo, a
crônica de uma guerra – mais precisamente, a Guerra do Anel, evento
histórico, segundo a mitologia de Tolkien, que será o ponto derradeiro
da Terra-Média.

Mas é na visão peculiar que Tolkien tem do problema do Mal que ele
agarra os leitores pelo pescoço. Talvez junto com "Doutor Fausto", de
Thomas Mann, "O Senhor dos Anéis" é o livro que retrata, com maior
claridade, como o Mal se dissemina no coração das pessoas. Sauron nunca
aparece fisicamente; porém, ele está sempre presente, seja através dos
cavaleiros de Názgul, das nuvens escuras que dominam a paisagem da
Terra-Média ou na visão do próprio olho quando Frodo toma sua decisão
solitária no Trono da Visão. No entanto, Sauron não é o Mal encarnado.
Temos também Gollum, Saruman, os monstros Balrog e Laracna – e,
obviamente, o próprio Anel que é um personagem com vida própria, e
tenta os inocentes com suas promessas falsas de poder absoluto.

Pouco a pouco, o que deveria ser uma história para crianças na mente do
leitor desavisado, se torna uma saga sobre o Poder. E onde estará a
ordem, o Bem que tudo move? É aqui que entra a visão católica de
Tolkien. No momento em que se menos se espera, do lugar mais
improvável, da pessoa menos preparada, vem a luz. Quem, em sã
consciência, pode imaginar que será um anão peludo que carregará
tamanho fardo? Isso lembra uma outra história, quando disseram de um
sujeito que pregava sobre um outro reino – O que vem de bom de Nazaré?
O Mal é onipresente, mas não é onipotente. No decorrer da história,
vemos fiapos de luz entre as trevas, traços de esperança quando tudo
parecia estar perdido, decisões certas quando tudo caminhava para o
lado errado. O Bem sempre aparece do modo mais insólito, mais ilógico,
mais alucinante – e mais dolorido. Não são decisões feitas com simples
mágica ou fugas da realidade. Gandalf, por exemplo, é mais um sábio que
entende a lógica do mundo do que propriamente um mago superpoderoso: na
hora em que enfrenta o demônio Balrog, ele não usa um truque sequer.
Frodo, ao perceber que o seu mundo acabará de qualquer maneira mesmo se
cumprir sua missão, decide realizá-la sozinho para que as coisas não
tenham um fim trágico, e a única coisa que torna a resolução mais
suportável é a ousadia de Sam em acompanhá-lo até a Terra de Mordor.

Tolkien trata, em seu livro de "fantasia", da busca de um sentido, da
restauração de uma ordem. A vida se trata de uma interminável
peregrinação, de uma aventura única em que todos têm uma missão, e ela
deve ser cumprida, não importa o quão impossível. Assim, o que se tem
nas mãos é uma dessas experiências-limites da literatura em que o
prazer da leitura transforma "O Senhor dos Anéis" numa obra única no
século XX pela capacidade de prender o leitor a cada página que passa,
esperando que essa jornada termine de alguma maneira – mesmo sentindo a
implacável tristeza de que tudo que estamos lendo é, no fundo, uma
elegia ao fim de um mundo.

Nesse ponto, a adaptação de Peter Jackson para o cinema
preserva o espírito do livro, tanto em suas virtudes, como em seus
defeitos. No entanto, não tem a profundidade que Tolkien acreditava que
sua obra deveria ter. Por isso, não é o filme-evento que todos estão
esperando, mas sim um brilhante exemplo de cinema de aventura, com
Jackson jogando a câmera para lá e para cá como um bola de
pingue-pongue, os efeitos especiais exagerando o visual, às vezes
poético, muitas vezes "kitsch" e "new age".

Mas
isto não diminui a intenção do filme – ou da própria obra de Tolkien.
"O Senhor dos Anéis" deve ser lido por todos que acreditam que a
literatura é uma forma de compreender os problemas do espírito, sem
nenhum preconceito ou ideologia dogmática. Mesmo a visão católica do
autor é perspassada por um profundo senso de lealdade que nos dias de
hoje faz falta. Como o próprio Aragorn diz: "Enquanto formos leais aos
outros e a nós mesmos, a Sociedade do Anel se manterá". No mundo atual,
depois do Terror de 11 de setembro, a saga de J.R.R.Tolkien, com sua
alucinante sinceridade, deve ser mantida para aqueles que desejam
educar para o futuro pessoas que não se rendam à tentação do Poder, e
muito menos sucumbir ao horror do Mal, mesmo que tudo leva à escuridão
e à morte.

Martim Vasques da Cunha é escritor e jornalista
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Comentários

  1. Perfeita matéria. Estudo filosofia, sou um amante incondicional da literatura e Tolkien, e consigo, trazer não só das obras dele mas de muitos outros, coceitos e pre-conceitos sobre nossa humanidade. Esses conhecimentos muitas vezes nos inundam de tanta verdade que nos fazem não ter uma crença fixa, mas uma espiritualidade em algo que está lá mas que não conseguimos ver e temos que achar uma forma banal para descrever a forma. Eu como estudioso aristotélico, vejo “Metafisica” em toda a obra de Tolkien e Lewis, e hoje consigo reler os livros tendo a cada nova leitura uma nova visão, um novo recomeço e uma nova descoberta que por si só me leva a muitos momentos de diversão em frente a um amontoado de páginas de conhecimentos secretos que passam pelos olhos de muitos leitores desinformados.

  2. Muito bom! Os valores subentendidos no Senhor dos Anéis são realmente grandiosos.
    Seu texto te faz avaliar a beleza de algo, sem se importar com aspectos de sexualidade.