Sean Bean

Sean Bean foi o ator responsável pela passagem do Boromir dos livros para os filmes adaptados na obra de J.R.R. Tolkien. Sua interpretação pode ter sido pequena – a metade do filme A Sociedade do Anel – mas a emoção em cenas como a tentação pelo Anel foram marcantes.
 

seanSean nasceu em Sheffield, Yorkshire, Inglaterra no dia 17 de Abril de 1959. Protagonizou seu primeiro filme em 1984 (Winter flight) e não parou mais. Depois de Winter Flight, Sean ficou conhecido por seus papéis em Essex Boys de 2000, Airborne (1998), Ronin (1998) , 007 Contra GoldenEye (1995), Black Beauty (1994), Shopping (1994), Stormy Monday (1988), Caravaggio (1986). Mais recentemente autou como Odisseu no épico filme Tróia, do ano passado.

Mas não foi só em filmes que Sean trabalhou. Entre outros trabalhos destacam-se os para a televisão. Protagonizou numerosas produções da BBC, entre as quais estão The Sharp Series, Bravo Two Zero, Lady Chatterley, Prince, Tell Me That You Love Me, entre outros telefilmes. No teatro, Sean Bean interpretou Romeo & Julieta, Fair Maid of the West e Sonhos de uma noite de verão para a The Royal Shakespeare Company, e Killing the Cat para o Royal Court Theater.

No grandioso filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Sean deixou sua marca ao aparecer na metade do filme como Boromir, filho do regente Denethor, de Gondor. Sua atuação se extende como membro da Comitiva até o final do filme, quando é morto por flechadas de Orcs perto do Grande Rio. Algumas piadas existem em relação ao fato dele ter estrelado apenas no 1º filme da trilogia, ao invés de morrer em "As Duas Torres", conforme o livro relata, alegando falta de dinheiro para pagá-lo.

Shaun Mark Bean, seu nome de batismo, mora atualmente na capital Londres. Para ingressar nessa carreira de ator, ele estudou na The Royal Academy of Dramatic Arts. Nesse ano de 2005 ele já apareceu nas telas com A Lenda do Tesouro Perdio, fazendo novamente um longa de ação no papel do vilão Ian Howe, com o papel principal para Nicolas Cage. E não deixe de conferir algumas imagens dele nos links abaixo:

Sean como Boromir
Sean Bean
Sean como soldado
Como soldado (2)
Sean à direita com Peter Jackson

Fontes:

O Senhor dos Anéis – Terra
Adoro Cinema