Hugo Weaving

Hugo Wallace Weaving nasceu em 1960 na Nigéria. Seu pai, Wallace, era um sismologista de uma grande corporação multinacional de óleo. Antes de seu primeiro aniversário mudou-se para a �?frica do Sul e depois para a Austrália, e em 1973 para a Inglaterra, onde estudaria por 3 anos na Queen Elizabeths Hospital School. Em 1976 retornaria a morar na Austrália, na cidade de Sidney, onde vive até hoje com sua esposa Katrina Greenwood e seus dois filhos Holly e Hary. Lá ele concluiu os estudos na Knox Grammar School, e em 1981 ele graduou-se no NIDA (National Institute of Dramatic Arts, Instituto Nacional de Artes Dramáticas).
 
 
hugoHugo estreou nas telas em 1980, e de lá pra cá ele apareceu em 42 filmes e produções para a TV. Em 1988 atuou no filme australiano The Dirtwater Dinasty, e em 1989 atuou ao lado de Nicole Kidman, na minissérie Bangkok Hilton. Em 1991 foi premiado como Melhor Ator, pelo Australian Film Institutes, por sua performance no filme A Prova. Após muitos filmes, como As Aventuras de Ned Kelly (1993), Sob Custódia (1993), Priscilla – A Rainha do Deserto (1994) – um dos primeiros filmes a tratar de homossexualismo e True love and Chaos (1997), ele recebeu nova premiação como Melhor ator no Festival de Filmes de Montreal, por sua atuação em The Interview. Merece destaque ainda sua participação como o enigmático agente Smith, na trilogia Matrix.

Além de todos os papéis em que atuou, Hugo também dublou os filmes Babe, o porquinho atrapalhado (1995) e Babe, o porquinho atrapalhado na cidade (1998), fazendo a voz do cachorro Rex. Para nós, fãs tolkiendili, porém, sua participação marcante é como o sábio Elrond, Senhor de Valfenda.

Imagens:
Hugo Weaving no book do elenco da Trilogia
Como Mestre Elrond
Como agente Smith na trilogia Matrix