Bernard Hill

Nascido no dia 17 de dezembro, o ator nativo de Manchester, Inglaterra, Bernard Hill interpretou Théoden, Rei de Rohan, nos filmes As Duas Torres e O Retorno do Rei, da trilogia O Senhor dos Anéis.
 

hillSua primeira atuação foi no filme Hard Labour, de 1973, onde fez o papel de Edward. Mas a primeira vez que Bernard Hill apareceu nas telonas foi em 1975, com It Could Happen to You.

No início de 1980, Bernard atuou no drama The Black Stuff, especial de TV, no papel de Yosser Hughes. Nos dois anos seguintes atuou ainda em 2 séries de TV.

Foi em 1982 que ele participou de Gandhi, um longa de 2 horas sobre o líder espiritual.

No ano seguinte, com 39 anos, participou da trilogia inspirada numa história de Shakespeare, Henry VI. O primeiro, Henry VI, Parte 01, o segundo Henry VI, Parte 02, e o terceiro e último Henry VI, Parte 03. Todos eles no papel do Duque de York.

Após algumas atuações, em 1984, Bernard atuou num filme estrelado por Mel Gibson, o drama The Bountry, que contou também com Anthony Hopkins.

No final dos anos 80, estrelou em Afogando em Números, no papel de Madgett. No último filme da década de 80, Shirley Valentine, fez Joe Bradshaw, neste filme de comédia.

Em 1990, com 46 anos, participou da aventura Mountains of the Moon. 3 anos depois foi o protagonista de Shepherd on the Rock, um drama na qual ele viveu Tam Ferrier. Em 1995, também estrelou como personagem principal, na comédia Madagascar Skin, sendo ele Flint.

Após várias atuações em séries e filmes especiais para a TV, foi em 1996 que ele atuou ao lado de Michael Douglas, num filme dirigido por Stephen Hopkins, A Sombra e a Escuridão. Em 1997, no filme The Mil on the Floss, atuou como Edward Tulliver.

No famoso filme dirigido por James Cameron, Bernard estrelou como o Capitão Edward J. Smith (por acaso este é o terceiro personagem com o nome Edward), no filme que traz como protagonista Leonardo Di Caprio. O premiado Titanic. Ainda no final dos anos 90, ele participou e atuou em algumas séries e programas especiais de Tv norte-amaericana, além de outros filmes.

Em 2000, fez Frederick, do filme dirigido por Tim Disney, Blessed Art Thou.

Mas é em As Duas Torres que ele ganha destaque e faz brilhantemente o papel do Rei de Rohan, Théoden. Aparece pela primeira vez sentado em seu trono no Palácio Dourado, sendo corrompido por Gríma.

O Retorno do Rei (RdR) é o segundo filme que ele participa onde um filme ganha 11 Oscars. É neste final onde ele morre numa das cenas mais marcantes do filme, aos braços de Éowyn. Depois do RdR, ele ainda participou de 4 produções cinematográficas.

Curiosidades:

É um experiente cavaleiro;

Durante o comentário de As Duas Torres – Vesão Estendida, ele admite que ele se machucou durante um treino de tiro e teve a orelha cortada no treino com o seu professor de esgrima;

O seu aniversário cai no mesmo dia do lançamento dO Retorno do Rei.

Antes de ser escalado para o rei Théoden, PJ o queria no papel de Gandalf;

É casado, mas ninguém sabe o nome de sua esposa.

Imagem:

Bernard como Theoden