[Guia] Soluções de problemas envolvendo exibição de ví­deos

 
Dentre os vários e-mails que a nossa equipe recebe diariamente, várias reclamações em relação à seção de Downloads nos motivaram a escrever este pequeno guia para ajudar a vocês, independente de seu grau de intimidade e conhecimento em informática.

  • Por que esse problema acontece? Os arquivos estão com problemas?

É realmente muito chato e frustrante fazer um longo download de mais de 100Mb e no final, descobrir que o vídeo tão ansiado não tem imagem, ou tem imagem mas não tem som, ou não tem nada. Em todos os casos dos vídeos que estão hospedados no servidor da Valinor, acreditem: os vídeos estão sem problemas, e seu download não foi em vão. A resposta para esse problema está em cima de um termo técnico: codec.

  • E o que é um codec?

Tentando simplificar ao máximo, um codec pode ser encarado como um programa que consegue decifrar o formato interno de um arquivo de vídeo, para que ele possa ser exibido.

  • Por que eu consigo ver alguns vídeos e outros não?

É possível que um determinado vídeo exija um codec que não esteja instalado no seu computador. Para resolver o problema e você conseguir assistir ao vídeo, você terá que instalr o codec necessário para aquele vídeo.

  • Como eu descubro qual é o codec que eu preciso?

Minha recomendação suprema é que você instale o GSpot. É um excelente software, que analisa o vídeo (qualquer que seja o formato) e te diz exatamente o que falta, seja codec de áudio ou vídeo. E é freeware, com apenas 130Kb. Uma vez que você analisa o vídeo no GSpot, ele te diz qual o codec necessário e se você o tem instalado no seu computador. Se você não tem, é necessário instalá-lo. Link: http://www.headbands.com/gspot/

  • Como eu localizo um codec para instalar?

Uma boa sugestão é instalar o Nimo Codec Pack, que vem com uma série de codecs agrupados para instalação. Um deles pode provavelmente ser o que você precisa. Link: http://www.divx-digest.com/software/nimo_pack.html

  • Mesmo instalando o Nimo, continuo sem conseguir assistir ao vídeo? O que eu faço?

O que eu sugiro é que você pesquise no Google para localizar o codec que o GSpot apontou como necessário. Um pouco de conhecimento em inglês vai ser importante, nesse ponto. Para localizar o codec XviD, por exemplo: basta pesquisar no google por codec xvid download Link: http://www.google.com.br/

  • O meu Windows Media Player não consegue rodar vídeos do formato AVI. Aparece apenas a mensagem"Tentando fazer download do Codec". O que faço?

Em teoria, o Windows Media Player é capaz de fazer o download automático de um novo codec, sempre que necessário. O problema é que isso não funciona muito bem na prática, por uma série de fatores diversos. Por isso, não recomendo que você use o Media Player para assistir vídeos no seu computador.

  • E qual o programa recomendado?

O que eu considero o melhor programa para execução de vídeos é o BSPlayer. É leve, bonito, com muitas opções e gratuito. Link: http://www.bsplayer.org/

  • Isso acontece em todos os tipos de vídeos?

Alguns dos nossos vídeos são divulgados no formato .MOV. Este formato é do QuickTime, e é o mais simples de resolver: basta fazer a atualização na página do fabricante. Existem versões em várias línguas, inclusive português. Link: http://www.apple.com/quicktime Para os vídeos no formato AVI, MPG e MPEG, o texto acima se aplica.

Eu sei que é muito improvável que esse texto dê respostas para todos os problemas dos usuários, mas acredito que aí estão listadas as causas mais comuns. Se você já seguiu todos os passos acima e continua com problemas para assistir aos vídeos, recomendo que você coloque sua dúvida no nosso Fórum. Acredite, isso funciona!