Patrimônio tomba casa de Tolkien

Retirado do site [url=http://www1.uol.com.br/diversao/efe/2004/11/23/ult1817u2435.shl]UOL[/url]:

Patrimônio tomba casa do autor da trilogia “

 

Retirado do site [url=http://www1.uol.com.br/diversao/efe/2004/11/23/ult1817u2435.shl]UOL[/url]:

Patrimônio tomba casa do autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Londres, 23 nov (EFE).- A casa de Oxford, no sul da Inglaterra, onde o escritor JRR Tolkien escreveu a famosa trilogia “O senhor dos anéis” e “O Hobbit” foi tombado nesta terça-feira, o que impede que sofra alterações desnecessárias.

Trata-se de uma autêntica mansão localizada nos arredores de Oxford que data de 1924, com oito quartos e tortuosos corredores que, conforme se diz, inspiraram algumas cenas de “O Hobbit”.

As autoridades deram à casa a classificação “grau II” na lista de edifícios tombados por ser um imóvel com um especial interesse histórico, o que obrigará um estudo cuidadoso antes de sofrer alterações no seu interior ou na fachada.

A mansão, que a partir de agora terá uma placa azul que lembra sua condição histórica, foi vendida recentemente por cerca de 2,25 milhões de euros.

Durante dezessete anos, essa casa foi a residência de Tolkien (1892-1973), de 1930 a 1947, quando o famoso escritor era professor de Língua Inglesa da famosa Universidade de Oxford.

Em um salão dessa residência, localizada no número 20 da rua Northmoor Road, Tolkien começou a trilogia de “O senhor dos anéis” e escreveu o romance “O Hobbit”, suas viagens ao universo fantástico da Terra Média.

A casa está quase igual à época em que Tolkien morou, que chegou a tirar a parede que separava a sala de estudos para ter mais lugar para escrever.

Andrew McIntosh, responsável de Patrimônio do governo, disse que, embora geralmente os edifícios sejam protegidos por seu valor artístico, “também é importante dar proteção aos imóveis que têm uma associação histórica com pessoas que foram importantes”.

Segundo McIntosh, a casa de Oxford “está praticamente inalterada desde a época de Tolkien” e “é uma parte importante do nosso patrimônio nacional”.