Artaqueti Valinórëo – Debates de Valinor

A Valinor possui um imenso repertório de textos e ensaios traduzidos, de grande importância para o enriquecimento das discussões e
 

A Valinor possui um imenso repertório de textos e ensaios traduzidos, de grande importância para o enriquecimento das discussões em torno das obras de J. R. R. Tolkien. Contudo, poucos são os que se interessam pela leitura de tal material. Foi pensando nisso que resolvemos lançar no Fórum a proposta de [b]“Artaqueti Valinórëo – Debates de Valinor”[/b].

[b]Objetivos:[/b] A função de discutir textos e ensaios da Valinor é justamente fazer com que aqueles que ainda não tiveram contato com os mesmos possam conhecer e ler material da série “History of Middle-earth”, “Letters of J. R. R. Tolkien”, e ensaios como os de Michael Martinez, sempre importantes para elevar o nível dos debates. Para os veteranos, talvez ainda haja textos a serem lidos, e esta é uma boa oportunidade para tal, e, no caso dos textos já conhecidos, fazê-los emergir na memória mais uma vez é sempre viável.

[b]Funcionamento:[/b] Inicialmente será escolhido um texto que deverá ser lido, e 15 dias depois será aberto um tópico para a discussão do mesmo (que também será noticiado e posto como Aviso Geral) no Sub-Forum [url=http://forum.valinor.com.br/viewforum.php?f=12]J. R. R. Tolkien e suas obras[/url]. Haverá também um tópico fixo, com a lista dos textos (e links para seus respectivos tópicos de discussão), localizado no [url=http://forum.valinor.com.br/viewforum.php?f=12]J. R. R. Tolkien e suas obras[/url], sendo atualizado a cada novo debate.
Assim que o tópico de debate de um texto for aberto, outro tópico, contendo o nome do texto seguinte, será criado, colocado no [url=http://forum.valinor.com.br/viewforum.php?f=24]Notícias da Valinor[/url], como Anúncio na [url=http://forum.valinor.com.br/index.php]página inicial do Fórum[/url]*. Tal texto começará a ser discutido 15 dias depois, mesma data na qual será dado o nome do próximo texto, e assim sucessivamente.

* Como este é o tópico de inauguração do Artaqueti Valinórëo, será posto como Aviso Geral. Os tópicos que anunciarão os textos seguintes seguirão a regra acima estabelecida.
———————————————————————————————————————————————

Iniciaremos o [b]Artaqueti Valinórëo[/b] com um texto proveniente do “The Peoples of Middle-Earth”, 12º Volume da série “History of Middle-Earth” (HoME): [url=http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=71&page_num=1&o=1]A Nova Sombra[/url].

[b]“A Nova Sombra”[/b] se passa durante a 4ª Era, 105 anos após a queda de Barad-dûr. Gondor está em paz, mas será que todo o mal fora exterminado? É o que o leitor descobrirá ao ler o diálogo entre o velho Borlas (filho mais novo de Beregond, o primeiro Capitão da Guarda do Príncipe Faramir) e o jovem Saelon, neste texto que seria a continuação de “O senhor dos Anéis”, se Tolkien não tivesse abandonado a idéia.

———————————————————————————————————————————————

[size=6][b]Atenção![/b][/size]

[b]Este tópico é apenas para notificar qual o texto a ser debatido! Portanto, não discutam nada referente ao conteúdo do mesmo aqui, mas no tópico próprio para o debate, que será aberto dentro de 15 dias, prazo dado para que todos possam ter lido o texto com calma e tranqüilidade.
Porém, este tópico pode ser usado para ser discutido o projeto Artaqueti Valinórëo em si – e nós encorajamos os usuários a fazê-lo![/b]