As 50 pessoas mais importantes para a obra de Tolkien

Um membro do site The One Ring.net publicou uma lista (sem ordem específica de importância) com as 50 pessoas que mais tiveram import&aci
 

Um membro do site The One Ring.net publicou uma lista (sem ordem específica de importância) com as 50 pessoas que mais tiveram importância para a obra de Tolkien. A lista inclui esposa, filhos, editores, e estudiosos, entre outros. Podemos não concordar com todos os nomes, mas é uma maneira interessante de comemorar os 50 anos de SDA. :mrgreen: Vamos à lista:

50 PESSOAS MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DE TOLKIEN

1) Peter Jackson/Fran Walsh – O fabuloso trabalho deles com os recentes filmes trouxe milhões de pessoas para os livros.
2) C.S. Lewis – Tolkien provavelmente não teria publicado sem a amizade e constante encorajamento de Lewis.
3) Mabel Tolkien – A mãe dele. A fonte de sua inspiração para se tornar conhecedor das línguas, sem as quais ele não teria começado a escrever.
4) Rob Gilson – Amigo de escola e membro of TCBS (Tea Club and Barrovian Society – Clube do chá e sociedade “Barroviana”): frase: “Sou um grande admirador, de todo o meu coração, e meu maior consolo é saber que, se eu for morto hoje à noite, ainda haverá um grande membro do TCBS para dar voz ao que eu sonhei e àquilo que nós concordamos. Pois a morte de um do seus membros não pode dissolver o TCBS. Estou determinado.” Seis meses depois ele estava morto.
5) G.B. Smith – Amigo de escola e membro do TCBS
6) Christopher Wiseman – Amigo de escola e membro do TCBS
7) Edith Bratt – Esposa dele, sua Luthien. Ela pôs no papel e guardou várias de suas primeiras anotações e inspirou várias de suas histórias e personagens mais marcantes.
8) Rayner Unwin – Filho de seu editor, que deu sua calorosa aprovação do ainda não publicado “O Hobbit” para seu pai. Tolkien confiou nos comentários dele e edição por muitos e muitos anos.
9) Stanley Unwin – Seu editor. Ele experimentou O Hobbit em seu filho de 10 anos Rayner, que escrEveu um relatório aprovando; O Hobbit foi publicado em 1937.
10) Christopher Tolkien – O filho dele, que desenhou todos os mapas para SDA e que publicou O Silmariilion, Contos Inacabados e a série The History of Middle Earth postumamente.
11) W.H. Auden – Ele defendeu SDA numa época em que nenhum outro crítico o fez.
12) Peter S. Beagle – Autor de O Último Unicórnio, e vários outros bons livros. Escreveu um belo prefácio para SDA.
13) Alan Lee – Artista e ilustrador de Tolkien e consultor criativo para os filmes SDA.
14) John Howe – Artista e ilustrador de Tolkien e consultor criativo para os filmes SDA
15) Gary Gygax – Popularizou elfos, magos, anões, e hobbits entre gerações de garotos com renda disponível.
16) Tom Shippey – Autor of “J.R.R. Tolkien, Escritor do Século”
17) Ralph Bakshi – Foi o primeiro a tentar levar SDA para a tela prateada.
18) O elenco e equipe dos filmes SDA de PJ.
19) Susan Dagnall – Uma funcionária da empresa editora de George Allen and Unwin. Em 1936, uma digitação incompleta de O Hobbit chegou às mãos delas. Ela pediu a Tolkien que o terminasse, e apresentou a história completa para Stanley Unwin.
20) Saul Zaentz – Proprietário da Tolkien Enterprises e primeiro “movimentador” por trás da comercialização de SDA.
21) Leitores & Fãs – Milhões e milhões de pessoas, jovens e velhas, que abraçaram SDA e tornaram-no parte de suas vidas.
22) Arthur Rankin/Jules Bass – Levaram “O Hobbit” and “O Retorno do Rei” para espectadores via filmes animados para tv.
23) E.V. Gordon – Colaborou com Tolkien numa edição de Sir Gawain and the Green Knight, um texto de inglês medieval. Gordon também foi colega de Tolkien em Leeds e um bom amigo até sua (prematura e inesperada) morte.
24) Michael Drout – Uma das principais forças na “legitimação” dos estudos sobre Tolkien.
25) Padre Francis Morgan – Padre que o criou, e que parece ter exercido uma profunda influência em sua personalidade
26) Pauline Baynes – Ilustradora do Hobbit original. Ela parece ser a única pessoa em quem Tolkien confiava para ilustrar seus contos com fidelidade.
27) Os Inklings – Deram amizade, encorajamento e sim, Sociedade que manteve Tolkien prosseguindo com suas histórias.
28) O corpo diretivo de Merton College – Deu um lar a Tolkien depois da morte de sua esposa.
29) O estudante anônimo… – …que deixou uma página de teste em branco na qual Tolkien escreveu a primeira frase de O Hobbit.
30) Owen Barfield – autor da biografia de Tolkien, foi uma grande influência na maneira como Tolkien conceitualizava o poder da linguagem.
31) David Salo – Especialista em línguas de Tolkien.
32) Os filhos dele: John, Michael, Priscilla e Christopher! – Afinal, Tolkien começou contando histórias para seus filhos, e talvez jamais teríamos O Hobbit ou SDA se Tolkien não tivesse filhos.
33) Robert Plant – Plant fez referência a Tolkien em suas letras várias vezes – trazendo mais leitores e fazendo rock ao mesmo tempo, algo difícil de equilibrar.
34) Irmãos Hildebrandt – Artistas e ilustradores de Tolkien
35) Ted Nasmith – Artista de ilustrador deTolkien
36) New Line Cinema – Por serem os únicos a acreditar na visão de PJ.
37) Howard Shore – Trouxe SDA à vida com sua maravilhosa trilha.
38) Talento vocal das produções de Bakshi e Rankin Bass, que incluem Peter Woodthorpe, Brother Theodore, John Huston, Otto Preminger, Orson Bean, John Hurt, Christopher Guard e vários outros.
39) E. Lonnrot – Compilou lendas finlandesas e histórias na antologia que ficou conhecida como a “Kalevala”– sabidamente uma grande influência para Tolkien.
40) Karen Fonstad – Autora de ‘O Atlas da Terra-média’ que nos ajudou a entender com o que o Abismo de Helm parecia, e onde Valinor realmente era.
41) Humphrey Carpenter – Feza buiografia de Tolkien e editor de ‘The Letters of J.R.R. Tolkien.’
42) Priscilla Tolkien – Filha dele, Priscilla foi diretamente responsável pela criação de Éowyn, pois ele queria uma heroína feminina na história. Ainda bem que Tolkien teve uma filha!
43) Douglas Anderson – Conhecido estudioso de Tolkien e autor de ‘O Hobbit Anotado’
44) Wayne Hammond – Autor de ‘J.R.R. Tolkien, Artista e Ilustrador,’ por trazer a própria interpretação de Tolkien para seu amado público.
45) Marquette University – Lar dos arquivos de Tolkien; milhares de documentos originais por e sobre Tolkien, cuidados com amor.
46) Jane Chance – Estudiosa de Tolkien com obras publicadas, autora de ‘O Senhor dos Anéis: A Mitologia do Poder’
47) Fundadores do The One Ring.net! – Xoanon (Michael Regina), Tehanu (Erica Challis), Corvar (William Thomas), Calisuri (Chris Pirrotta) – (nota da Claurelin: claro que eles estão puxando sardinha pro lado deles, mas a verdade é que o The One Ring é um maravilhoso e imprescindível site para nós! :mrgreen: )
48) Escritores de cartas – Todos que escreveram uma carta para Tolkien, que ele graciosamente respondeu, dando-nos as respostas para tantas perguntas maravilhosas!
49) BBC – Fez uma maravilhosa gravação de SDA e O Hobbit
50) JK Rowling – Eu sei, muitos vão reclamar disso. Mas eu pessoalmente sinto que ela é muito responsável por tornar fantasia “bacana” de novo, trazendo literalmente milhões de crianças para o mundo da fantasia. (nota da Claurelin: essa é polêmica… mas conheço muita gente que começou a ler SDA por causa de Harry Potter…)