Relatório da Visita de Ted Nasmith ao Brasil

A FTB divulgou o relatório da visita de Ted Nasmith ao Brasil:

[i][b]Relatório de Evento: O Senhor das Imagens – Visita de Ted

 

A FTB divulgou o relatório da visita de Ted Nasmith ao Brasil:

[i][b]Relatório de Evento: O Senhor das Imagens – Visita de Ted Nasmith ao Brasil[/b]

Aconteceu, de 25 a 29 de junho de 2004, a visita ao Brasil de Ted Nasmith, um dos mais famosos ilustradores da obra de Tolkien pelo mundo.
O patrocínio do evento foi da Uni-FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas / CEUB – Centro Universitário de Brasília –, instituição que generosamente custeou as passagens e estadias em hotel do ilustrador canadense e de seu filho Michael. O convite inicial partiu do Ministro do TST, Dr. Ives Gandra Martins Filho, estudioso da obra do professor, e amigo pessoal de Ted Nasmith.
A Federação Tolkiendili Brasileira deu apoio ao evento em nome de seus 8 membros, escalando seus associados para acompanhar os convidados internacionais e organizar os eventos. Participaram desse apoio também a Revista Sci Fi News, que custeou todos os traslados de Ted e seu filho, a Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, o Centro Cultural Pinheiros e o Centro de Estudos Universitários de Brasília.

Foram vários encontros com o público, passeios e eventos:

[b]Dia 25 de junho [/b]
Ted Nasmith e Michael chegaram às 8h45 no vôo da Continental Airlines, vindos de Nova York.

Às 9h30 tinha início, num Auditório do Campus da FMU na Av. Liberdade, uma palestra sobre J.R.R. Tolkien e o ilustrador, com exibição de imagens em datashow, realizada por João Uberti, das comunidades Tolkien.

Às 10h30 Ted Nasmith chegava ao local, vindo diretamente do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após breve encontro com o Presidente da FMU e seus Diretores, na reitoria, Ted pronunciou palestra no auditório, com mostra de slides sobre seu trabalho e posterior sessão de autógrafos. Compareceram a esse evento aproximadamente 70 pessoas.

Em seguida, acompanhado pelo Diretor Cultural da FMU, Dr. Rodolfo Konder, houve um almoço em uma churrascaria. Após o almoço, Ted e Michael foram encaminhados para o check-in no Hotel Pergamon.

À noite, por volta de 20h30, foram levados a um jantar patrocinado pela Revista Sci Fi News, com o Sr. Paulo Chede, onde puderam experimentar duas especialidades brasileiras: a pizza paulista e o guaraná.

[b]Dia 26 de junho[/b]
O dia se iniciou com os visitantes sendo levados a um passeio pelo Centro Histórico de São Paulo. Acompanhados por Rosana Rios, das Comunidades Tolkien, visitaram a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio e o Museu Anchieta, com uma breve passagem pelo Viaduto do Chá e o Teatro Municipal.

Das 10h às 12h ocorreu uma palestra, com mostra de slides, no Auditório da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, com tradução de Reinaldo J. Lopes; depois, nova sessão de autógrafos e uma entrevista para a Revista Isto É. No auditório compareceram aproximadamente 30 pessoas, entre membros da Dúvendor, Conselho Branco, Sociedade Tolkien Brasileira, Pônei Saltitante e Valinor.

Após o evento na Biblioteca houve uma visita aos jardins e ao Monumento do Museu do Ipiranga. Em seguida, um passeio na Avenida Paulista e uma parada para almoço no Restaurante do MASP.

Às 15h ocorreu uma visita VIP ao Museu de Arte de São Paulo, também patrocinada pela FMU, com a presença do Sr. Henrique, Coordenador de Atendimento do Museu. Ted visitou o acervo do MASP acompanhado por uma delegação de 9 membros do Conselho Branco, Valinor e Dúvendor.

Após a visita ao Museu, houve uma passagem pelo Hotel e em seguida Ted Nasmith compareceu ao Centro Cultural Pinheiros, centro de estudos mantido pela Igreja Católica, onde realizou nova palestra com mostra de slides e sessão de autógrafos. Estiveram presentes pela FTB Rosana Rios, do Conselho Branco, e Gustavo Torreti, da Amon Hen, mais um público de 30 pessoas.

[b]Dia 27 de junho[/b]
No domingo, Ted Nasmith e seu filho foram recebidos na residência do Dr. Ives Gandra da Silva Martins, que os levou para almoçar, e em seguida a um jogo de futebol, onde os visitantes puderam conferir o clássico São Paulo x Palmeiras, no estádio do Pacaembu.

[b]Dia 28 de junho[/b]
Pela manhã Ted foi levado ao Aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília.

Chegando ao Distrito Federal, foi recepcionado pelo Sr. Ministro do TST, que o acompanhou num passeio pela cidade e no almoço.
Em seguida foi pronunciada palestra no Auditório do Campus Universitário do CEUB, onde Ted foi recepcionado por um público de 250 pessoas. Após a palestra e a sessão de autógrafos, o ilustrador foi entrevistado pelas TVs Globo e Band.

À tarde, Ted compareceu a um bate-papo no Centro Universitário de Brasília, também mantido pela Igreja Católica. À noite, mais uma vez foi convidado para jantar pelo Ministro do TST.

[b]Dia 29 de junho[/b]Após uma visita à Torre Central, da qual apreciou a vista geral de Brasília, e à Feira de Artesanato local, Ted e seu filho foram levados para almoçar e depois ao Aeroporto Internacional de Brasília, onde embarcaram para São Paulo.

Em Congonhas, foram recepcionados pela jornalista da Revista Sci Fi News, Lu Costa, e por Rosana Rios, representando a FTB, e trasladados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde embarcaram para Toronto, Canadá, com escala em Nova York.

[b]Federação Tolkiendili Brasileira[/b]
Amon Hen / O Condado / Conselho Branco / Dúvendor / Heren Hyarmeno
O Pônei Saltitante / Sociedade de Tolkien Brasileira / Valinor[/i]