Reportagem de O RdR na Veja desta semana

A Revista Veja desta semana (edição 1833) traz uma bela matéria sobre o último filme da tão elogiada e criticada ad
 

A Revista Veja desta semana (edição 1833) traz uma bela matéria sobre o último filme da tão elogiada e criticada adaptação de Peter Jackson da trilogia de O Senhor dos Anéis. Foram dedicadas 6 páginas sob o título perspicaz “Como se ergue um Reino” e fazendo uma comparação favorável a Peter Jackson, entre sua adaptação e a trilogia dos irmãos Wachowski, criadores de Matrix:

“Os caminhos seguidos por cada um [SDA e Matrix] (…) se mostraram muito diferentes. Matrix, com seu tom pop e pós-moderno parecia de longe o projeto mais próximo do público atual. O Senhor dos Anéis (…) é uma história de valentia à moda antiga, com muitos cavaleiros e espadas, e sem nenhuma ironia. (…) O saldo dessas duas trajetórias, porém, é curioso. (…) Matrix se consagrou como o modelo de trilogia a evitar: vazio, gratuito e mercantilista. O modelo a seguir é O Senhor dos Anéis: coeso, audacioso (…) e vigorosamente centrado nos seus personagens.”

A revista também fala sobre o poder de liderança de PJ e sua capacidade de ser um “doce-de-coco” ao mesmo tempo em que é um “negociador duro”. Aí parte para os efeitos da trilogia à sociedade neozelandeza e alguns comentários a repeito da arriscada decisão da New Line de tomar para si o projeto.

Sob o subtítulo “Tudo O Que Um Épico Deve Ser” um trecho me chamou a atenção, indicando que a jornalista (Isabela Boscov) de fato entendeu uma “linha de pensamento” de Tolkien ao criar o Senhor dos Anéis:

“(…) O que o diretor põe em relevo, no entanto, é menos a oposição entre bem e mal, ou nós e eles, e mais um pensamento, digamos, metafísico: o bem sabe do que o mal é capaz, mas o mal é incapaz de compreender o bem e imaginar que sacrifícios se podem fazer em nome dele, e é essa a sua fraqueza.” E finaliza: “O Retorno do Rei cresce para além dos limites do fantástico e entra na categoria dos verdadeiros épicos”.

A Revista Veja também está disponibilizando em seu [url=http://veja.abril.com.br/idade/estacao/sr_aneis_retorno/index.html]SITE[/url] um especial sobre o filme contendo um quiz, um glossário sobre as raças e lugares da Terra-Média, papéis de parede, downloads, imagens do filme, curiosidades e, uma seção de links para o interessado em Tolkien muito peculiar: uma relação de 8 links, sendo 7 em Inglês e apenas um em Português: a Valinor, claro! :D

Agradecimentos também à nossa usuária Ana Carolina Carneiro, pela dica.
Valew moça! :wink:

Comentários