O Retorno do Rei – Primeiras Impressões [SPOILERS]

Após ler vários reviews da premiere do Retorno do Rei, cheguei à conclusão que o melhor mesmo seria fazer um resumão pegan
 

Após ler vários reviews da premiere do Retorno do Rei, cheguei à conclusão que o melhor mesmo seria fazer um resumão pegando apenas as opiniões gerais e os pontos em comum entre todos eles.

Um dos maiores problemas dos reviews antecipados é o entusiasmo exagerado das pessoas que os escrevem. A excitação de estar vendo algo tão aguardado por tantos fãs (e em primeira mão), acaba prejudicando a credibilidade do texto. Em outras palavras, não dá pra levar a sério um fanboy tendo chiliques a cada duas palavras sobre o quão incrível é ver o Legolas sozinho derrubar um Olifante, só pra citar um exemplo…

Então vamos ao que interessa:

Todos os reviews foram unânimes em colocar O Retorno do Rei como o melhor filme da trilogia. O filme começa com a história de Gollum, apontado por muitos como algo desnecessário e que acabou comprometendo o final de Saruman. Aliás este ponto foi outra unanimidade entre os fãs. O final do mago branco ficou totalmente em aberto, insatisfatório e sem propósito. A única menção ao personagem é algo como “esse não incomoda mais” e pronto. Uma pena, já que não teremos neste filme um vilão de “carne e osso” para ser derrotado. Sim amigos, ao que parece Sauron será fiel aos livros e não vai sair no braço com Aragorn. Será que Peter Jackson conseguiu passar para as telas o final do Senhor do Escuro dignamente? Talvez sim, talvez não… pelo menos para alguns a queda do Olho que tudo vê pareceu “bem cômica”… adeus à sutileza do texto de Tolkien mais uma vez? Vamos ter que esperar para tirar nossas próprias conclusões.

Mas existe uma batalha entre o bem e o mal que, segundo a maioria, é fantástica: Éowyn e o Senhor dos Nazgul. Parece que Peter Jackson acertou em cheio aqui. E para fechar com chave de ouro, Théoden morre nos braços de Éowyn em um dos momentos mais tocantes do filme. A parte ruim é que depois disso ela não aparece muito. Não temos as casas de cura e o romance da guerreira com Faramir não é mostrado. Comece a juntar a sua grana para o DVD estendido…

Sam definitivamente é o grande herói do Senhor dos Anéis. Depois de ser “dispensado” por um Frodo dominado pelo Anel e pelas mentiras de Gollum, o Hobbit gordo volta e luta bravamente contra Laracna em outro GRANDE momento do filme. Como nos livros, ele pensa que Frodo está morto até a hora em que ouve os Orcs comentando o contrário. Uma das cenas mais esperadas pelos fãs. :)

Boca de Sauron também sofreu com a edição e não aparece no filme. Aragorn lidera seu exército até o Portão Negro, e uma breve batalha tem início. A esta altura do campeonato Frodo e Sam já estão lutando para destruir o Anel. Frodo finalmente cai por completo e diz que não vai destrui-lo. Gollum aparece e tudo acontece como nos livros até que AMBOS caem na cratera. Frodo se segura como pode e Sam (mais uma vez) vem em seu socorro. Gollum vira churrasco e o Anel é destruído. Isso me pareceu bem mais interessante do que Gollum caindo por distração, mas com certeza vai gerar muita discussão.

Tudo começa a ruir e eles são salvos pelas águias, que Gandalf mandou chamar novamente usando uma mariposa. Muito útil o bichinho, nunca está fora de área ou com a bateria fraca…

Por fim, a cena dos Portos Cinzentos é descrita como emocionante e é outro ponto alto do filme.

O Retorno do Rei talvez seja o filme mais prejudicado pela edição. Nem tanto para aquele carinha que está lá apenas para curtir um bom filme, mas para quem conhece a estória, aí sim a coisa pega. O terceiro filme É mesmo o mais fiel aos livros, mas por causa da edição MUITA COISA só vai sair no DVD Estendido. Isso é uma pena, pra não dizer uma grande injustiça. Mas apesar dos cortes, estejam preparados para um dos melhores filmes que vocês já viram. Os elogios a Peter Jackson e sua equipe não foram poucos. Este filme fez muita gente sentir como criança novamente. Leve um lenço e roupas de baixo limpas e divirta-se.