Scan provided by Alison Wheatley, KES archivist, 3.3.14

Descoberta fotografia de Tolkien como um cadete aos 15 anos

Uma fotografia recém-descoberta revela o autor J.R.R. Tolkien aos quinze anos como um cadete do Colégio King Edward. A fotografia foi tirada em 04 de abril de 1907, quase uma década antes de Tolkien lutar na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando esteve no 11º batalhão “Lancashire Fusiliers” aos 24 anos, na terrível Batalha do Somme, em 1916.

 tolkien1907

Na ocasião da foto, J. R. R. Tolkien (o quarto cadete, da esquerda para a direita, na segunda fila e bem ao centro) era apenas um dos muitos membros do Corpo de Cadetes do Colégio King Edward, em Birmingham, Inglaterra, durante uma visita de inspeção do Marechal de Campo Earl Roberts.

 A imagem original, em que Tolkien aparece com outros cerca de 120 rapazes não nomeados, foi descoberta pelo departamento de história do Colégio. O arquivista Alison Wheatley conseguiu identificar seu rosto no meio da multidão de cadetes. Esta imagem pode ser vista acessando o site do escritor e pesquisador de Tolkien John Garth, autor de um famoso livro sobre a participação do criador da Terra-média no primeiro grande conflito mundial (Tolkien and The Great War, não editado no Brasil) e quem atestou que o rapaz na imagem é mesmo J. R. R. Tolkien.