“O Hobbit” – Vídeo de Bastidores com 20 Minutos e PJ Fala Sobre o Filme!

Faltando nove dias para sua estreia, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada presenteou os fãs com um vídeo de bastidores com vinte minutos de duração. Confira no Collider, clicando em: 20 Minutes of Behind-the-Scenes Footage from the Making of THE HOBBIT!

 Veja também o 10º Spot de TV com uma qualidade bem melhor do que a do anteriormente divulgado:

 E o portal brasileiro R7 publicou uma matéria do New York Times em que o diretor Peter Jackson comenta a produção do filme. Entre seus comentários mais significativos, destacamos o trecho abaixo, onde o diretor explica as fontes, a inspiração e os motivos para estender a história de O Hobbit (um livro relativamente curto) em três filmes:

“É importante não esquecer que não é só uma questão de adaptar o conto que Tolkien escreveu”, Jackson afirma. “Há também os apêndices, ou seja, basicamente 125 páginas de anotações resumidas que foram publicadas no fim de ‘O Retorno do Rei'; dessa forma, adaptamos ‘O Hobbit’ e o expandimos da maneira que o próprio Tolkien, a certa altura da vida, teria feito, revisando a história original que escreveu.”

“Nos anos 50 e 60 ele tinha a intenção de reescrever ‘O Hobbit’, acrescentando todo o material extra”, ele prossegue, “mas nunca o fez. Então, esse filme acabou sendo uma versão que talvez pudesse ter existido – eu disse talvez – se ele tivesse tido a chance de revisar seu trabalho”.

Jackson prossegue dizendo que “O Hobbit” tem a reputação de ser “traiçoeiro” porque “ao mesmo tempo em que apresenta uma história épica, o ritmo não acompanha; é um livro relativamente fino, numa história contada em ‘ritmo alucinante’ por Tolkien”.

“Ele foi escrito quase como se fosse uma história de ninar para as crianças”, Jackson define. “É corrido, e acho que é por isso que se tornou tão popular entre as crianças. Acontece que, como estava rodando um filme e a intenção era fazê-lo no mesmo estilo de ‘Anéis’, com o mesmo tipo de narrativa, só mudando a história e os personagens, descobri que a sequência de Lake Town, por exemplo, que no livro é descrita em três ou quatro páginas, se quisesse manter todos os elementos cinematográficos, apresentar os personagens e desenvolver as relações entre eles, além da dinâmica da história, teria que expandi-la para trinta páginas de roteiro.”

“Faz parte do processo de adaptação”, ele conta. “Só que percebemos que, em ‘O Senhor dos Anéis’, Tolkien faz pausas mais longas e se aprofunda muito mais nos episódios ao longo do caminho, na jornada da Sociedade; já em ‘O Hobbit’ tudo é muito rápido. O resultado seria muito sem graça se a gente seguisse o ritmo que ele empregou no livro.”

 Confira o texto completo no R7!

Você ainda pode conferir uma entrevista de Ian McKellen em que o ator fala sobre sua volta como Gandalf. CLIQUE AQUI para ver a entrevista, sem legendas em português (agradecemos a dica para este vídeo, Snaga!).

Comentários

  1. Pois é.
    Não existe uma produção desse porte, sem que antes se tenha pensado em todos os detalhes.
    Lógico que pensaram em todos essas nuances, que muitos “críticos”, ao que parece, não entenderam.
    Eu também concordo. Em O Hobbit, realmente temos essa sensação… eventos são muito rápidos, sem todas as minuciosidades de LOTR. Fora os apêndices…
    Muitos estão se baseando em críticas, para então já formarem suas opiniões. Saiam dessa… O público que viu com certeza gostou, como alguns que já viram postaram no twitter.
    Reclamar da duração do filme e dos 48 fps… e a parte boa? Não conseguiram criticar nada mais… perceberam?
    E os momentos memoráveis do filme? Na minha opinião, pelo que vi, o filme parece brilhante. Procuraram agulha em palheiro, e o que conseguiram achar, pelo visto, foi esses dois aspectos explicados acima por PJ.

    1. André seja lá onde você estiver, saiba que você é meu mais novo herói. Você falou tudo que eu estava querendo dizer, de uma maneira que eu nunca diria melhor.

      Devo dizer que as críticas estão me deixando muito indignada…. Quero dizer, como você disse, os problemas são a duração e os 48 FPS… só isso que eles criticam. Teve um cidadão que chegou a dar 5 de 10 pro filme pelo simples fato de ter se sentido incomodado com os 48 FPS…

      Dar cinco baseado nisso sendo que você tem a live opção de não ver o filme nesse formato? Haja santa paciência…

      E o que alguns parecem não entender é que o Hobbit não é LOTR… Reclamam também do tom mais leve do filme… Aliás, reclamam das coisas mais absurdas possíveis. O mais engraçado é que críticas como as do pessoal do OneRing chegaram a dizer que o filme colocou um padrão bem alto para as duas continuações ultrapassarem, e que fãs de verdade vão adorá-lo…

      Decidi parar de ler as críticas senão vou enlouquecer, porque tenho a SÉRIA impressão de que os críticos estão se esforçando demais para acabarem com a reputação do filme… e aí eu comparo com outras criticas de outros filmes mais recentes e sucessos de bilheteria e me pergunto… O que está havendo afinal? Bem, eu vou assistir de qualquer maneira, e realmente como você disse, se for basear opinião pelas críticas… fica tenso o negócio. Vou basear minha opinião pelo meu amor de fã que não me engana, e por conhecer o PJ e saber muito bem do que ele é capaz ( aliás, ele realmente falou e disse na entrevista acima).

      E bom, críticos, vejo vocês na cerimônia do Oscar… Vamos ver o que a Academia acha de tudo isso, ^.^

      1. KonataGreyish, infelizmente – pois naquilo que vi não existe mais surpresa – assisti alguns clipes do filme que foram liberados na net. E, só com isso, já digo que o filme é brilhante. Não tenho dúvidas de que irá agradar todos os fãs (ou quase todos).
        Deixando um pouco de lado essas pseudo-críticas (principalmente diante das razões que já colocamos), preciso partilhar esse trecho de um review do filme, que transcrevo adiante:
        “Magical, majestic, mystical and utterly masterful, The Hobbit movie is an enthralling,engrossing and unmissable return to Middle Earth (especially if you’re a committed LOTR fan).”
        Fonte: http://tvnz.co.nz/hobbit-news/unexpected-journey-movie-review-5261087
        Eu mesmo estou tranquilo e sei que dia 14 verei o que já esperava. Um excelente filme.

        1. EXATO EXATO EXATO, pseudo-criticas.

          E sim, sei do que você está falado, eu também vi as cenas que você citou. Elas são MESMO brilhantes, e por isso que eu digo que vamos ver os críticos criticarem no OSCAR. E isso sem contar que me parece que o livro do Hobbit em si é muito citado no filme… do que um fã poderia reclamar afinal? XD

          E uou, gostei desse trecho, valeu por partilhar , vou ler o review agora mesmo. Mas tanto reviews negativos por motivos tão bobos causam indignação até no mais reto dos seres…. E tão poucos reviews bons. acho que na realidade o que importa mesmo são nossas própria opiniões pessoais. Só vendo as cenas, os trailers, TV Spots e etc, já dá pra ver que é uma obra-prima não importa o que digam.

          Dia 14 estou lá, apesar dos pesares. E tenho certeza que vou sair com um sorriso de uma orelha a outra XD.

      1. Vale lembrar o que o Professor escreveu sobre as críticas (adaptação a respeito da defesa de O Senhor dos Anéis):
        ” Recebi muitas e as vejo com bons olhos. Eu não estaria agindo com justiça se julgasse as obras prediletas desses críticos, devendo a afinidade de cada um ser respeitada. Seria ainda pretensão, dizer que entendo as motivações dessas pessoas…
        Mas, posso afirmar que uma, em especial, procede e minha obrigação é compartilhá-la:
        Que minhas obras são curtas. ”

        Acho que humilhei…

        Humilha, Ganda Negão!

  2. realmente o filme ta maravilhoso ta incrivel até as minhas primas que não é fãs de j. r. r. tolkien e mtu menos de o senhor dos aneis ficaram maravilhadas com o trailer e estão doidas para assistir.
    Pra mim essas criticas idiotas já é frescura…..

  3. Bem vou falar de vagar i termina com tudo! Pra mi esses críticos anjinho,com certeza quem deixa muitos fãs em casa ou ou quem não é e vai conhecer agora a história, ó eles acham. Porque com essa críticas bobas, i criticar antes da estréia mundial, só se eles querem isso mesmo, pós não vai adiantar, que ver que eles vão botar outra depois da resposta de Jackson.Então si eles achão que vão fazer fãs cai nessas crítica, que eles sé fodam, por eu tenho meu ingresso outros fãs tem os ingressos ou concerteza o dinheiro do ingresso , que venha mais críticas.Pós é com elas que ganharemos ó OSCAR!. “I Críticos vocês São uns filhos da put*UNS BABUINA. SOME MOTHERFUCK** fuckin, fucking, pussy, they will take it up the assأحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل baitola، الخاسر، تافه، بعض البلهاء في فراغ من الوقت ….. son of a mare, some motherfuc***,noen jeaevel, disa idio*, 망할 놈의 아들, 졸라 각 baitola, 패배자, 싸구려, 상관과 어떤 바보 …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل yon pitit gason nan yon femèl chen, yon fukin chak baitola, defisi, sal, gen kèk idyo ak anyen fè …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل baitola، الخاسر، تافه، بعض البلهاء في فراغ من الوقت ….. son of a mare, some motherfuc***,noen jeaevel, disa idio*, 망할 놈의 아들, 졸라 각 baitola, 패배자, 싸구려, 상관과 어떤 바보 …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل yon pitit gason nan yon femèl chen, yon fukin chak baitola, defisi, sal, gen kèk idyo ak anyen fè …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل baitola، الخاسر، تافه، بعض البلهاء في فراغ من الوقت ….. son of a mare, some motherfuc***,noen jeaevel, disa idio*, 망할 놈의 아들, 졸라 각 baitola, 패배자, 싸구려, 상관과 어떤 바보 …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل yon pitit gason nan yon femèl chen, yon fukin chak baitola, defisi, sal, gen kèk idyo ak anyen fè …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل baitola، الخاسر، تافه، بعض البلهاء في فراغ من الوقت ….. son of a mare, some motherfuc***,noen jeaevel, disa idio*, 망할 놈의 아들, 졸라 각 baitola, 패배자, 싸구려, 상관과 어떤 바보 …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل yon pitit gason nan yon femèl chen, yon fukin chak baitola, defisi, sal, gen kèk idyo ak anyen fè …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل baitola، الخاسر، تافه، بعض البلهاء في فراغ من الوقت ….. son of a mare, some motherfuc***,noen jeaevel, disa idio*, 망할 놈의 아들, 졸라 각 baitola, 패배자, 싸구려, 상관과 어떤 바보 …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل yon pitit gason nan yon femèl chen, yon fukin chak baitola, defisi, sal, gen kèk idyo ak anyen fè …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل baitola، الخاسر، تافه، بعض البلهاء في فراغ من الوقت ….. son of a mare, some motherfuc***,noen jeaevel, disa idio*, 망할 놈의 아들, 졸라 각 baitola, 패배자, 싸구려, 상관과 어떤 바보 …..أحد أبناء العاهرة، وهو سخيف كل yon pitit gason nan yon femèl chen, yon fukin chak baitola, defisi, sal, gen kèk idyo ak anyen fè …..

          1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            LOL, só o Black Gandy pra me sair com uma dessas… pedreiro na Torre de Babel… WIN. Morri de rir aqui.

      1. ai foi palavrão, de de tudo quanto e lingua,Coreano, chinês,alemão,inglês,português,italiano,espanhol,turco,Ruso,albanês,árabe,até o famos crioulo haitiano o Aruba conhecido PAPIAMENTO.

  4. O PJ falou tudo o que eu sempre falei para quem perguntava o pq de 3 filmes se o livro é fininho e com narrativa mais simples. Tá aí! CHUPA!!!! ehuheuheu

  5. pra começar esses “tais” criticos acho que nem conhecem o trabalho do tolkien, nem sabem do que peter jackson esta falando, os apendices eles tambem com certeza nem sabem do que se trata, se eles tivessem lido os livrod pelo menos uma vez, saberiam o quanto esse trabalho esta bem feito, alguns colegas aqui falaram op mesmom que eu ja disse em uma comunidade d o hobbit, os criticos, nem estao sabendo avaliar o filme, so sabem falar do novo formato e do filme ser longo….. e porque nao falam do figurino?? ou do desempenho dos atores?? ou do enredo da historia?? dos cenarios?? efeitos especiais?? trilha sonora?? nao falam nada!!!! droga nada!!! esses idiotas!! esses criticos devem ser contratados da marvel…….. ja estao cagando nas calças de medo dos vingadores ser ultrapassado como a maior bilheteria do ano.

    1. pois é, e olha a nota que vingadores tem da crítica…. eu não gosto de vingadores, acho apenas mais um entre milhões de filmes de super-heróis… mas os críticos parecem babar ovo por esse filme.

  6. Um dos críticos havia falado de uma maneira, senão me engano foi o do Boxoffice magazine, que deu a entender que ele não gosta de Tolkien. Na verdade ele deixou isso bem explícito. Na boa, se não gosta porque fazer uma crítica de um filme baseado numa obra de Tolkien? Pelo simples prazer de falar mal?É uma vergonha permitirem que a crítica de um cara desses fosse levada a serio.
    Mas como já disseram aí em cima, e quem liga, meu ingresso já está comprado! E eu sei que vou amar…

    1. Sério isso aí Ruan? Onde vazou? Não que eu queira ver. Num quero mesmo, na verdade. Hhaahah. Vou ver o filme aqui em sampa no sábado 15 0u domingo 16. Nem quero ver nada. =P

    2. filmes vazam todo o tempo. Lembro que quando saiu o último harry potter, tinha mais cópias do filme na internet do que gente para assisti-las. Só sei que o sucesso do Hobbit é certo. Já estão praticamente quase todos os cinemas daqui lotados! Então nem vou esquentar com o filme ter vazado ^ ^

  7. Sabem no que estou mais me divertindo nessa história toda? é a mobilização do pessoal em toda a internet criticando os críticos. Estou dando uma olhada nos sites em geral e estou me divertindo com os comentários da galera defendendo o Hobbit. Será que dessa vez o povo consegue derrubar os críticos? shushuashuashua

    Aí agente vê que um cachorro latir e um crítico dar sua opinião soam mais ou menos a mesma coisa.
    A diferença é que cachorro haje por instinto, quando está faminto, por fome, ou por simplesmente proteger seu dono. E críticos? Críticos são um bando de recalcados, que adoram ser a oposição da sociedade. Incrível, como eles acham que eles têm os melhores gostos, e que o resto para eles é lixo. Não acho que o filme favorito de um crítico seja melhor que o meu filme favorito. No final das contas, quem é que ouve o que eles dizem? ninguém. Quantos filmes foram terríveis aos olhos deles, mas mesmo assim lotaram as salas de cinemas e o público amou? São centenas!

    Quero mais é que esses críticos vão à merda! hehe ^ ^