Quanto do DNA de Guillermo Del Toro há em ‘O Hobbit’ de Peter Jackson?

Os filmes O Hobbit mudaram muito durante sua produção – a mudança mais recente foi a de dois filmes para três -, mas nenhuma mudança foi maior ou mais impactante do que quando Guillermo Del Toro entregou seu lugar de diretor para Peter Jackson. Isso depois de Del Toro ter passado 18 meses projetando as criaturas e o mundo de O Hobbit.

Muita gente sempre quis saber quanto da visão singular de Del Toro (que pode ser conferida em filmes como Hellboy e O Labirinto do Fauno) está em O Hobbit. Então, Annalee Newitz, do io9.com, sentou-se com Peter Jackson e perguntou-lhe. Jackson disse:

“[Guillermo] tinha projetado um monte para o filme… Eu olhava para seus projetos, quando ele assumiu, e muita coisa tinha muito do Guillermo… eram coisas que você reconheceria de O Labirinto do Fauno ou Hellboy. Era a sua visão artística e eu não poderia fazer esse filme. Eu olhava para seus projetos e dizia a mim mesmo que ‘a única pessoa que pode fazer um filme de Guillermo Del Toro é o próprio Guillermo. Não deve ser eu. Eu não posso colocar em minha cabeça a ideia de outra pessoa – eu tenho que criar tudo desde o início’. Então, realmente eu redesenhei muito do filme. Alguma coisa do DNA de Guillermo está lá – havia algumas coisas que ele fez e que e eu achava que eram muito legais, e eu usei algumas partes desse seu material – Mas alterando isso e mudando aquilo, como eu achava que deveria. Mas o filme foi amplamente redesenhado”.

Uma das poucas fotos em que Del Toro, ainda o diretor, aparece com a equipe criativa da Weta Workshop.

Quem está morrendo de vontade de saber como os projetos originais de Guillermo Del Toro para O Hobbit se pareciam? Jackson não revelou exatamente os detalhes da mudança, e talvez nunca revele, mas o próprio Del Toro, no início de 2011, revelou um pouco de sua própria visão para os filmes, meses depois de deixar a produção. Se quiser saber o que ele disse, confira aqui na Valinor: Del Toro revela detalhes sobre Smaug e O Hobbit.

Comentários

  1. Galera, eu adoro este site! Tá todo mundo de parabéns! Mas tem uma coisa que me pertuba muito, e acho que não é só comigo. O layout do site, com relação às cores das fontes, tá muito confuso. O título da matéria é cinza e algumas partes do texto estão em azul escuro. Mas o fundo é preto! Não dá pra enxergar nada!

    De resto, tudo perfeito!

    Valeu!

    1. Eu sempre adorei o layout escuro.
      A única coisa que me incomoda é o título em cinza, mas os links todos eu vejo com facilidade, todos destacados do preto.

  2. Ah, eu gostava da idéia do Del Toro fazer O Hobbit. Não que seria algo fiel como eu gostaria que seja (e que será) mas gosto do estilo dele e sei que seria bem interessante. Mas PJ é melhor!