Os 90 anos de Saruman… hum… Sir Christopher Lee!

Sir Christopher Lee em seu último vídeo divulgando seu novo álbum de Metal

 

Conde Drácula, A Múmia, Rasputin, Dr. Fu Manchu, Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Conde Dooku, Saruman, Sherlock Holmes, O Homem com a Pistola de Ouro, etc., etc. e etc. Em 27 de maio passado, o lendário e talentoso ator Sir Christopher Lee completou impressionantes 90 anos de idade, e o site Moviefone listou 90 razões para se admirar o ator que já fez quase 280 filmes (e a cifra cresce a cada ano)!

Se seu inglês está em dia, vale muito a pena conhecer as 90 razões pelas quais Sir Christopher é admirável. Entre elas, a informação que diz que ele foi o único membro do elenco e equipe de O Senhor dos Anéis a conhecer o autor J. R. R. Tolkien em pessoa, e que lê seus livros uma vez por ano. Bem, isso pode não ser mais novidade para muita gente, mas o que poucos sabem é que o próprio Tolkien deu sua bênção a Sir Christopher para que ele interpretasse o mago Gandalf em uma possível futura adaptação cinematográfica da Saga do Anel.

E, de fato, quando soube da produção, o ator inglês fez teste para interpretar o Mago Cinzento. Porém, dada sua imponência física e vocal, ele foi a primeira e única escolha de Peter Jackson (fã de Christopher Lee pelos seus filmes de horror, dos estúdios Hammer) para interpretar o mago Saruman, o Branco (e, na verdade, a primeira escolha de todo o elenco), personagem que Sir Christopher volta a representar nas duas partes de O Hobbit.

Sir Christopher Lee também é um condecorado veterano da Segunda Guerra Mundial, onde serviu como voluntário na Força Aérea Real Britânica e, mais tarde, como oficial de inteligência do Long Range Desert Group. Segundo o diretor Peter Jackson, sua mórbida experiência no último grande conflito mundial serviu de inspiração para a morte de Saruman, na versão estendida de O Retorno do Rei. Christopher Lee fez questão de fazer Saruman morrer exatamente como um homem morre ao levar uma adaga nas costas, ato provocado por Gríma Língua de Cobra (Brad Dourif). O som aspirado, produzido por alguém ao levar a facada, segundo Lee, é exatamente como o que ele fez no filme.

Também serviu como um dos consultores da trilogia sobre as obras e personagens de Tolkien, assim, ajudou dando dicas à equipe de maquiagem prostética de como projetar algumas criaturas da Terra-média. Primo de Ian Fleming, o criador do Agente 007, e filho de uma condessa italiana, sua nobre linhagem familiar, segundo Lee, remonta ninguém menos do que o primeiro Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Carlos Magno (742-814), o rei dos Francos!

Além de ator, tem formação musical clássica e em 2010 lançou o álbum “Charlemagne: By the Sword and the Cross”, um álbum conceitual de metal sinfônico, onde ele atua como Carlos Magno. E agora, aos 90 anos, está lançando seu segundo álbum de Heavy Metal! Sobre essa versatilidade toda, chegou a declarar:

“Deve-se tentar qualquer coisa que puder em sua carreira, exceto Folkdance e incesto”.

Parabéns, Sir Christopher Frank Carandini Lee, patrimônio artístico mundial! Saiba mais sobre ele visitando sua web site oficial: http://christopherleeweb.com/

Comentários

  1. Aí está o grande Sir Lee esse é o cara, alem de seus grandes papeis na hammer como Dracula ele agora e heave metal será que é o bicho? Grande lee nós seus fãs e gerações futuras vão falar o seu nome em todo o planeta exemplo o Elvis, o cantinflas, o charles chaplin, o michael, o lenon e outras estrelas que passaram por nós veio pra ficar e vc é mais um deles parabéns lee a sua esguia silhueta em frente aos cinemas jamais sera esquecida.

    1. Véi, na boa! Puta matéria loka sobre o Lee, um puta ator, com informações legais (e algumas eu nem sabia) e vc vem reclamar pq não publicaram o video 7? Já não viu? Então! Aqui eles sempre publicam, tudo tem seu tempo, sua hora de acontecer. Se ainda não apareceu aqui é pq tem um motivo. O carinha aí falou em férias, deve ser isso, folga da galera, sei lá. Tenha paciência pequeno gafanhoto! heheheeh

      PS: Lee, rei dos francos e do heavy meta, yeh!!! \m/