Por que Tolkien não ganhou o Nobel?

Qualquer fã mais entusiasmado da obra de J.R.R. Tolkien já deve ter pensado por que no final das contas ele nunca ganhou o Nobel de Literatura. Pois a pesquisa de Andreas Ekström parece trazer uma resposta bem ruim: o comitê sueco simplesmente considerava sua prosa fraca. Conforme noticiado pelo jornal sueco Sydsvenska Dagbladet, o nome de Tolkien chegou a ser cogitado em 1961 junto com outros nomes como Robert Frost e Graham Greene. Mas naquele ano quem ganhou o nobel foi o iugoslavo Ivo Andrić, por causa da “força épica com a qual ele traçou temas e retrata os destinos humanos retirados da história de seu país”.

As reuniões que decidem quem será o ganhador do prêmio Nobel são secretas, mas passados cinquenta anos da reunião os arquivos dessa são abertos para o público, e foi a partir desse estudo que Ekström pescou a informação de que um jurado chamado Andres Osterling chegou a dizer que Tolkien “de forma alguma chega ao nível de narrativa de alta qualidade”.

Apesar de tudo parece menos injusto do que aconteceu com Robert Frost, descartado apenas por ter mais de 80 anos (critério que não é mais adotado pela academia sueca). Vale lembrar que o prêmio Nobel só é entregue para autores vivos, então não há mais chances de Tolkien ganhar o prêmio. Resta agora a curiosidade sobre os arquivos das reuniões do Nobel de 1962 até 1973, quando Tolkien ainda poderia ser premiado. Será que o nome dele foi cogitado novamente? Caso tenha sido, qual foi o motivo pelo qual ele foi descartado?

Fonte: O Globo

Comentários

  1. Não importa o Prêmio Nobel.Muitos que o ganharam nem são lembrados mais.A literatura de Tolkien está acima disso e não pode ser julgada por apenas um grupo de pessoas já cheias de preconceitos e idéias definidas.Não ganhou o Nobel,mas é considerado o escritor do século e pai da Literatura fantástica moderna.Tolkien é superior a todos!!!

  2. NAO OUSEM COMPARAR O MESTRE TOLKIEN COM AQUELE LIXO DE HARRY POTTER!!!!!!!!!!! EU FICO PUTO COM ISSO CARA! VEJO GENTE COMPARANDO ATE STAR WARS COM SENHOR DOS ANEIS, EH A MESMA COISA QUE COMPARAR UM DEUS COM UMA BOSTA NA PRIVADA, TOLKIEN DEFECAVA JK ROWLING TODO DIA! SEUS IMBECIS DE MERDA! VAO PARA O SITE DO HARRY POTTER CREPUSCULO STAR WARS, AQUI EH LUGAR PRA DISCUTIR TOLKIEN O GRANDE MESTRE!!!!!!!!!!!!

  3. Muitas pessoas não gostam do Senhor dos Anéis e esses outros livros de Tolkien porque acham que “ele viajou demais”. Eu pelo contrário gosto muito, e também muito dos elfos, que têm um geito de pensar muito diferente, têm uma cultura que, bom, os que também gostam, podem achar muito rica, diferente, que acho que Tolkien aproveitou para mostrar (claro, pois se ele é o autor) algumas ideias dele próprio.

    Gosto de Harry Potter mas acho que nem se compara !

  4. Tem fã de Tolkien que se acha o maior maioral só por gostar do Rei da Fantasia; se toca você que é assim.
    Tolkien É SIM um autor incrível, maravilhoso e tudo mais mas ninguém tem o direito de sair subestimando outros autores/autoras e outras sagas.

    Ainda mais Harry Potter, que você querendo ou não é uma saga que já tem sua incrível marca na cultura mundial.

    1. …não querendo por mais lenha, mas já vi muitos comentários bestas sobre qual é melhor.

      não é por conta de incríveis marcas na cultura que uma obra vai ser melhor que outra, afinal a grande maioria da humanidade tem péssimos gostos hoje em dia.(crepúsculo que o diga).

      é só dar uma boa olhada nas obras que se pode ver. é claro que os tempos mudam, harry potter ganha nisso,pois traz a fantasya para os tempos modernos.

      enfim, viva a fantasia.

  5. Bilhões de pessoas conhecem Tolkien agora pergunta a uma pessoa no meio da rua se eles se lembram de algum autor que ganhou o Nobel a grande maioria não vai nem responder, agora comparar JK.Rowling com Tolkien é ridiculo Tolkien criou um mundo virtual fascinante cheio de pormenores caracteres fantastico uma geografia maravilhosa ele construiu um mundo inteiro. J.K.rowling só fez pegar um monte de caracteres de outras mitologias e papocou em um um monte de livro, na minha opinião Harry Potter é muito fraco a beira do ridiculo é muito infantil pro meu gosto.

  6. Eu sei que o que eu vou falar aqui não tem anda a ver com o Prêmio, mas quem hoje se lembra de Ivo Andrić? Já do Tolkien né… enfim acho que quando eles premeiam algo, eles também devem julgar a Atemporalidade, coisa que Tolkien tem de monte.

  7. Sou um grande fã de Tolkien, tenho todos os livros “principais” em português e em inglês, e também tenho quase a coleção completa do History of Middle-Earth, que comprei na irlanda. E adorei o “Children of Húrin”.

    Por mais fã que eu seja (Leio Tolkien a mais de 25 anos)… não acredito que Tolkien tenha (tinha) qualidade literária para ser agraciado com um prêmio desses… Imaginação, fantasia, histórias apaixonantes… tudo isso ele tem, mas não tinha um estilo literário “nota 10″ (talvez, 8 ou 9).

    Basta olharmos pra alguns vencedores: Steinbeck, T.S. Elliot, Hemingway, Sartre, Garcia-Márquez e Neruda.

    É só minha opinião, não quero começar uma briga aqui. Respeito enormemente quem pensa o contrário, ok?
    Abraços!

    Pé-no-chão

      1. ? Não entendi. J.K. Rowling é criadora de uma das sagas mais incríveis do mundo. Digna de extremos méritos.
        Ou você acha que J.K. Rowling é da mesma laia de Stephenie Meyer? Ai Deus.

  8. Pouco importa se ele não ganhou um nobel mesmo que ele ganhasse não fazeria jus a sua genialidade, o unico autor que me lembro de ter ganhado foi José Saramago, agora Barack Obama ganhar um premio nobel o que foi que ele fez, NADA e ganhaa um nobel isso e muita puxação de saco por parte dos Suecos para o povo americano talvez se Tolkien fosse americano com certetza teria ganhado dois nobeis. Ele não ganhou o nobel mais os filmes baseados em sua obra é o filme mais premiado da historia.

  9. Meus professores de literatura e português sempre odiaram ele não sei pq! ja cheguei a mandar a professora para aquele lugar discutindo sobre isso!

    1. Acredito que para gostar de Tolkien, é preciso mais que gostar de literatura. É preciso um tanto de imaginação e inocência, que talvez seus professores tenham perdido na rotina estressante do ofício (se um dia já as tiveram).

      1. eu acho , que por eles leram livros brasileiros onde os autores colocam todo dicionario aure lio no livro com palavras superdificeis de entender ou uma linguagem culta d+ , os autores brasileiros pensam que estamos no sec XIX que os livros são feito pros ricos e nobres não pensam muito na linguagem que o povo entenda , por isso os professores de literatura ou portugues(alguns… aqueles chatos, que acham que literatura tem que ser rococó) quando eles veem uma linguagem diferente e ficticia eles ficam denorteados , n entedem que aquilo é tipico da literatura inglesa . tambem so pq historia envolve fantasia , acham que infantil , bando de estereotipados e ignorantes e n tem ideia que o Tolkien n criou so uma historia e sim uma mitologia propria

  10. Sinceramente quero lá saber do prémio Nobel. Alguém se lembra quem venceu à dois anos ou à três anos. Mas de uma coisa podemos estar certos: VAMOS SEMPRE NOS LEMBRAR DO NOSSO QUERIDO JRR TOLKIEN. Abraço a todos.

    p.s. então do nobel da Paz é melhor nem lembrar alguns vencedores do passado…Menachem Begin, Anwar Al Sadat e até mesmo este: Barack Obama